22 de outubro de 2010

Dragões de Éter: Caçadores de Bruxas

Já tinha ouvido falar vagamente sobre esse livro, mas só peguei para ler depois de conhecer o Raphael Draccon na Bienal do Livro de São Paulo deste ano e comprar o livro autografado. Esperava que fosse mais uma história em um universo medieval de fantasia, porém, o que me instigou a ler foi quando descobri que os personagens eram os mesmos dos contos de fada que tanto me encantam desde antes de eu aprender a ler.

Isso mesmo, pois os protagonistas desta história são três jovens: os irmãos João e Maria Hanson e Arianne Narin, também conhecida como Chapeuzinho Vermelho.

Como todos sabem, João e Maria se perderam pela floresta, quando acharam uma casa de doces. O que me surpreendeu nesse relato foi que a casa não era de doces, mas uma casa normal. Ou seja, eles foram iludidos por uma bruxa para que pensassem que estavam comendo doces, quando na verdade mastigavam pedaços de madeira e vidros. Enquanto Arianne, a pequena criança que levava doces para a avó, ganhou o apelido de Chapeuzinho Vermelho quando sua avó foi devorada em sua frente, manchando o chapéu que usava com seu sangue.

Alguns anos se passam após essas aventuras sofridas... Ao esperar o irmão e a amiga saírem de uma peça de teatro, Maria acaba conhecendo - e se apaixonando - pelo príncipe de Nova Ether, Alex Terra Branford. Porém, não chegam a passar muito tempo juntos, pois Alex parte numa viagem em busca de seu irmão, Anísio, o herdeiro ao trono. Após sua partida, muitas coisas ruins começaram a acontecer no reino. O pirata Jamil Coração-de-Crocodilo, filho do famoso James Gancho, ordena uma invasão à cidade de Adrienne. O reino de Arzallum passa por um período difícil, enquanto o Rei enlouquece lentamente, e começa a retornar à tenebrosa era de caça às bruxas.

A história é muito rica e eu me apeguei demais aos personagens. Tanto que passei um fim de semana inteiro lendo e, quando precisei fazer uma pausa, senti que minha mente continuava em Nova Ether. O mundo criado por Draccon é maravilhoso e a narrativa é muito gostosa de ler. Parecia até que um bardo havia sentado ao meu lado e estava me contando essa história.

O livro faz parte da trilogia Dragões de Éter:
  1. Caçadores de Bruxas
  2. Coração de Neve
  3. Círculos de Chuva
Eu estava com um pouco de receio de começar a ler esse livro, pois não gosto muito de trilogias, já que normalmente o primeiro livro não tem final e acaba num cliffhanger. Porém, a história de Caçadores de Bruxas possui um começo, meio e fim, ou seja, é perfeita para quem quer ler um ótimo livro e não se descabelar no final. Mesmo assim, quero ler os próximos livros!
Related Posts with Thumbnails