28 de fevereiro de 2011

O Legado da Caça-Vampiro


Londres, 1820. Vitória Gardella tinha tudo para ser uma personagem comum, da época dos livros de Jane Austen: está preocupada em arranjar um marido e em agradar à mãe e outras matronas da sociedade. A diferença, neste caso, é que ela recebeu um legado. Vitória é uma Venadora - uma caça-vampiros.

Vitória recebe a tarefa de proteger um livro de Lilith, uma vampira com milhares de anos e a vilã da história. Logo aprende diversos tipos de lutas com sua tia Eustácia, seu fiel companheiro Kritanu e outro Venador, Max. É difícil lutar com vestidos pragueados, mas Vitória tira isso de letra. A pior parte nem é matar vampiros, pois ela é boa nisso. Sua vida complica, mesmo, quando é apresentada ao Marquês de Rockley, que havia conhecido muitos anos antes. Ambos se apaixonam e Rockley pede Vitória em casamento. É aí que entra o verdadeiro desafio de Vitória: como conciliar sua vida de Venadora e sua vida de mulher casada, em pleno século dezenove?

Em primeiro lugar, preciso dizer que o trabalho da Geração Editorial ficou impecável. A capa é linda, brilhante e em alto-relevo. No início de cada capítulo há um desenho igual ao da capa e as páginas são marcadas com "sangue". Veja a foto aqui.

A história do livro também é excelente! Ele me prendeu bastante e eu roí as unhas lendo. Achei que não daria muito certo misturar Jane Austen com vampiros, mas do jeito que Colleen Gleason escreveu, ficou instigante, não dá para largar. Outra coisa que gostei foi que a história mostra os vampiros como seres maus, sedentos por sangue. Fazia tempo que não lia algo assim, onde os humanos são os bonzinhos e os vampiros são os bad guys, sem relacionamentos entre eles.

O único ponto que não gostei no livro foi a tradução dos diálogos de Verbena, a criada de Vitória. Para passar a visão de que ela é uma pessoa mais simples, escreveram como se ela tivesse sotaque caipira. Não sei como é no livro original, mas com a tradução, ficou parecendo que ela é um Chico Bento em plena Londres. Felizmente ela não fala muito.

Se você assistia Buffy e curte Jane Austen, recomendo fortemente a leitura!

Mas... já adianto que você ficará com raiva do final, porque o livro não tem final - é o primeiro de uma série de cinco livros. Como todos os livros já foram publicados no exterior, espero que a Geração publique as continuações logo, pois quero muito ler. Os outros livros da série Crônicas Vampíricas de Gardella (The Gardella Vampire Chronicles) podem ser encontrados em inglês:
  1. O Legado da Caça-Vampiro (The Rest Falls Away) - Submarino | Livraria Cultura
  2. Rises the Night - Livraria Cultura
  3. The Bleeding Dusk - Livraria Cultura
  4. When Twilight Burns - Livraria Cultura
  5. As Shadows Fade - Livraria Cultura

Outras capas (sinceramente, achei a brasileira mais bonita e chamativa):

Related Posts with Thumbnails