15 de março de 2011

Angelologia

Em dezembro de 1999, Evangeline, uma freira de apenas 23 anos, recebe uma carta em seu lar, o convento Santa Rosa, que muda sua vida para sempre. O remetente é Verlaine, um estudioso de belas artes que, a mando de um cliente, lhe pede permissão para visitar o convento e examinar cartas trocadas entre madre Innocenta e Abigail Rockefeler, em 1943.

A princípio, Evangeline deixa a carta de lado, pensando que se trata de mais um de muitos que tentam remexer nos arquivos do convento, todos os anos. Porém, algo lhe intriga e faz com que comece a investigar a história descrita na carta por conta própria.

Verlaine, ameaçado por seu cliente, também resolve agir por contra própria e vai visitar o convento, antes de obter permissão. Ambos se conhecem e começam a investigar o conteúdo da carta juntos, achando que o interesse de Abigail Rockefeller era puramente sobre alguma obra de arte.

O que os dois não sabem é que o cliente de Verlaine, Percival Grigori, está atrás de algo maior. Um objeto que poderá salvá-lo ou destruí-lo completamente. E que poderá fazer o mesmo com o mundo como o conhecemos. Grigori é um anjo Nefilim e seu único interesse é salvar-se da doença que o acomete e para isso ele fará tudo que estiver em seu poder.

É difícil escrever uma resenha para esse livro sem soltar spoilers, por isso preciso ressaltar: o livro não é só isso.

Quando vi o livro pela primeira vez, achei que era mais uma história romântica de anjos, como tantas que hoje existem por aí. Mas me enganei completamente. Os anjos são parte essencial da história, sim. Mas o enfoque dado por Danielle Trussoni me surpreendeu. Ela nos mostra anjos sedentos de sangue e luxúria, capazes de qualquer coisa para concretizarem o que querem. São eles a causa de vários problemas enfrentados pelos seres humanos desde o princípio dos tempos.

O livro não é fácil de ler, é denso, complexo. Mas muito rico. Faz jus ao seu nome: angelologia é o estudo dos anjos, e o livro é bem detalhado nesse aspecto. Seguindo o estilo Dan Brown, Daniele mistura ficção com fatos e personagens reais (como a própria Abigail Rockefeller), fazendo-nos imaginar se toda essa história não aconteceu de verdade. Além de ser uma viagem por vários lugares e momentos no tempo. Por exemplo, em uma determinada parte do livro, a história, contada em 3ª pessoa e se passando em 1999, volta para 1943, contada em 1ª pessoa em flashback (assim como no livro A Batalha do Apocalipse que, vejam que coincidência, também é sobre anjos). Esse flashback eu achei um pouco cansativo, pois mostra estudos de angelologia bem detalhados. Mas também é essencial para entender o contexto.

Angelologia é o primeiro livro de Danielle Trussoni, mas com certeza ela tem meu apoio para publicar mais. Se você acha que os anjos estão entre nós, leia este livro. Se você não acha... bem, depois que você me ler, me conte sua opinião. ;)


Veja abaixo o book trailer (garanto que o livro é muito melhor que esse trailer esquisito):


Related Posts with Thumbnails