14 de abril de 2011

Férias!

Rachel Walsh tem 27 anos e uma ótima vida, segunda ela mesma: baladas todos os fins de semana, um emprego em que consegue se sustentar, um namorado bonitão... e drogas. Rachel é uma toxicômana - mas é claro que não admite isso, afinal, ela nem é tão magra quanto os toxicômanos usuais. Sua vida dá uma virada quando vai para o hospital, com uma overdose e suspeita de suicídio. É então que sua família decide interná-la no Claustro, um centro para reabilitação de dependentes.

A princípio, Rachel vê a ida para o Claustro como verdadeiras férias: lá ela jantará com celebridades, tomará banhos de sol, fará sessões de massagem... Ledo engano. Em suas três semanas no Claustro, Rachel terá muito que aprender em relação a si mesma e em como suas atitudes magoaram as pessoas que mais ama.

Férias é continuação de Melancia. Mas não precisam ser lidos nessa ordem, pois, apesar de ser a continuação, são personagens diferentes, centrados na família Walsh. Rachel é irmã de Claire, personagem principal de Melancia.

Eu havia gostado de Melancia, mas gostei mais de Férias! A autora consegue tratar com um tom leve o assunto sério da dependência química e psicológica. A personagem, Rachel, é muito bem desenvolvida pela autora. Como o livro é em primeira pessoa, podemos acompanhar bem o fluxo de pensamentos de Rachel, de como ela achava absurdo ser uma toxicômana até começar a aceitar esse fato. Ela começa o livro no fundo do poço mas à medida que começa a "se" aceitar, também cresce bastante como pessoa.

Só não dou cinco estrelas para esse livro por causa da tradução. Em vários diálogos ficou faltando pular linha para inserir o travessão (quando muda o interlocutor), aí eu tinha que parar e pensar um pouco em quem estava falando. E em várias partes faltou pontuação ou estava incorreta (por exemplo, vírgula no lugar de ponto final). Eu li a edição BestBolso, não sei se esse problema também ocorre na edição original, ou se fizeram de propósito para o livro ficar menor. A história do livro é muito boa, mas esses errinhos cansam um pouco a leitura.
Related Posts with Thumbnails