14 de junho de 2011

Água para Elefantes

Tenho 90 anos. Ou 93. Uma coisa ou outra.

Quando temos cinco anos, sabemos até os meses de nossa idade. Mesmo por volta dos 20 sabemos quantos anos temos. Tenho 23, digamos, ou talvez 27. Mas quando chegamos aos 30, algo estranho começa a acontecer. Quantos anos você tem? Ah, eu tenho - você começa confiante, mas depois para. Ia dizer 33, mas não é essa a sua idade. Você está com 35 anos. E isso o incomoda, pois você fica imaginando se não é o início do fim. Claro que é, mas ainda faltam décadas para você admitir isso.

Quem nos narra a história é Jacob Jankowski, um senhor de 90 - ou 93 - anos, que mora em uma casa de repouso. Sua história atual se mistura ao seu passado, quando tinha 23 anos e era um estudante de medicina veterinária. Quando seus pais morrem em um acidente de carro, ele joga a carreira para o alto para se juntar ao Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

É lá que Jacob se apaixona duas vezes. Primeiro por Marlena, estrela do show de cavalos e esposa de August, o domador de animais, que não se sabe se é amigo ou inimigo. Depois por Rosie, uma elefanta. Porém, Tio Al, o dono do circo, é um tirano cruel, interessado apenas no lucro, não se importando com a forma como os animais são (mal) tratados. Jacob, ao chegar ao circo, tenta mudá-lo, assim como seus moradores.

A contracapa do livro diz:

Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua memória.

Essa frase praticamente resume o que eu senti com o livro. São muitos detalhes, mas sem deixar a narração chata ou cansativa. Dava para sentir o cheiro da sujeira dos animais, da carne estragada que era servida a eles, do perfume de Marlena...

O relato de Jacob não nos poupa de detalhes nojentos. Hoje, mesmo com diversas leis de proteção aos animais, ainda existe crueldade. Imagine então em 1931, quando não havia lei alguma. Há várias cenas no livro que não são para os fracos de estômago. Como uma pessoa apaixonada pelos animais, não pude deixar de sentir a mesma revolta de Jacob com o tratamento dado a eles. Também senti a paixão dele pela elefanta Rosie, pois é impossível não gostar dela. É um livro cheio de emoções, que me transportou para o mundo do circo.

A autora realmente estudou bastante para poder escrever este livro. Na última página do livro, há uma nota em que ela relata suas pesquisas. Mas recomendo NÃO ler essa nota antes de terminar o livro, pois uma das maiores surpresas da história está descrita lá.

Certamente esse é um livro que fica na memória mesmo depois de fechá-lo. Recomendo!

O livro deu origem a um filme estrelado por Robert Pattinson, Reese Witherspoon e Christoph Waltz. Ainda não assisti, então não sei se é fiel ao livro. Já postei o trailer aqui no blog.

Outras capas:


Nota: 

(a partir de agora toda resenha acompanhará uma nota, como existe no Skoob. A nota vai de 1 a 5. Essa ideia foi dada pela Rita na pesquisa de opinião. Obrigada Rita!)

Quem se interessou pelo livro, está em promoção no Submarino por R$19,90!

Termino essa resenha com uma foto especial para as meninas. ;)

Related Posts with Thumbnails