5 de julho de 2011

Dezesseis Luas

Caindo.
Eu estava em queda livre, despencando no ar.
- Ethan!
Ela me chamou, e o som de sua voz fez meu coração disparar.
- Me ajude!
Ela estava caindo também. Estiquei meu braço, tentando segurá-la. Estiquei o braço mas só encontrei ar.

Ethan Wate, 16 anos, mora em Gatlin, Carolina do Sul; uma pequena cidade marcada por fofocas e encenações da Guerra Civil americana. E ele tem sonhos, sempre com a mesma garota. Após o sonho descrito acima, ele acorda e vê uma música nova em seu iPod, chamada "Dezesseis Luas". É seu primeiro dia de aula após as férias, então ele corre para a Jackson High School.

Há uma aluna nova na escola. Bonita, inteligente e... diferente. Lena Duchannes é sobrinha de Ravenwood, o maluco da cidade, que supostamente vive recluso em sua casa mal-assombrada. Quando Ethan coloca os olhos nela, não pode deixar de reparar: é ela que ele tem visto em seus sonhos.

Quem é aquela garota, realmente? E o que ela veio fazer em Gatlin, uma cidade da qual todos querem sair, para morar com seu tio insano?

É assim que começa Dezesseis Luas, romance de estreia das americanas Margareth Stohl e Kami Garcia. E é muito bom, do começo ao fim!

Eu adoro romances sobrenaturais, mas esse eu gostei muito devido a algo inédito para mim nesse gênero: o protagonista é masculino. Quem conta a história, em primeira pessoa, é o Ethan. Isso deu uma visão bem diferente aos outros livros sobrenaturais: tem menos romance (tem, claro, mas não chega a ser meloso) e bastante ação. Além disso, a história é super instigante, cheia de segredos que vão se descobrindo ao longo da narrativa. Apesar da história não terminar neste livro, ela tem um fim; ou seja, as autoras não deixaram um monte de pontas soltas para amarrar depois. Todos os segredos que aparecem são revelados.

A única parte ruim do livro é que ele deixa margem a uma continuação, pois acho que dava para ter terminado a história neste primeiro livro. Porém, quero saber como ela vai continuar. O 2º livro, Beautiful Darkness, será lançado nos EUA em Outubro/2010.

Quando o livro foi lançado, muito se falou do título em português. Porém, Dezesseis Luas faz mais sentido do que o título original ("belas criaturas"), pois é o nome da música que Ethan escuta e aparece em toda a história.

Enfim, recomendo a quem quer ler um livro sobrenatural sob uma perspectiva diferente!

Encontrei um clipe da música que aparece no livro. Apesar do começo do vídeo estar em alemão (não entendi nada :P), a música está em inglês e é a mesma letra da música que aparece no livro.



Capa original:


Nota:


Submarino - R$29,90
Related Posts with Thumbnails