10 de agosto de 2011

Centenário de Maria Bonita

Maria Gomes de Oliveira, vulgo Maria Bonita, nasceu em no dia da mulher, 8 de março de 1911, e foi a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros.

Depois de um casamento frustrado e fracassado, no qual não gerou filhos, em 1929 tornou-se a namorada de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, conhecido como o "Rei do Cangaço".

Morreu em 28 de julho de 1938, quando foi degolada ainda viva pela polícia armada oficial (conhecida como "volante"), assim como Lampião e outros nove cangaceiros.
(foto e informações da Wikipedia)

E o que este blog tem a ver com isso? É que, no ano em que Maria Bonita faria cem anos, a Editora DCL comemora lançando dois livros infantis sobre ela! Ótima dica para quem tem filhos, sobrinhos ou outras crianças para presentear. ;)


O Amor de Maria, a Bonita

Entre tantas Marias guerreiras do sertão, nasce Maria Dea, que ficaria conhecida como Maria Bonita. Enfrentou balas e tantas outras provações. Mas seu amor por Lampião já estava bordado em seu coração. Uma envolvente história de amor, determinação e companheirismo, contada por Luciana Savaget e com traços, colagens e arte de Miadaira.

Submarino - R$23,00

 

O Amor de Virgulino, Lampião

Lampião vestia chapéu de couro, dançava, cantava e lutava. Para alguns, foi herói. Para outros, bandido. Sua história até hoje povoa o imaginário e as rodas de causos nordestinas. Ele vivia na caatinga, pobre, mas com um ideal: um mundo justo para todos. Seu amor por Maria Bonita atravessou o sertão e acalmou sua aflição.

Submarino - R$23,00

9 comentários:

  1. Muito legal a iniciativa!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  2. Nossa, post mara Sora.
    Nem lembrava sobre essa data, kkk.
    Adorei a iniciativa. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ei Sora,

    Legal o lançamentos dos livros, já vi muito sobre a história em séries de tv e textos, mas não me lembro de ter lido nenhum livro sobre o casal.

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  4. eu adorei o post e adoraria saber mais sobre a história deles

    ResponderExcluir
  5. Sora, até eu fiquei com vontade de ler esses livrinhos ^^
    Sei pouquíssimo sobre a história de Maria Bonita, e com certeza ela foi uma das mais importantes mulheres na história brasileiro.

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  6. que legal sorita! Vc lembrar!
    eu li alguns livros sobre o cangaço(escola séculos atrás), mas foram históricos mesmo! é fascinante!

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Wow, centenário, que bacana :D Fiquei com vontade de ler os livrinhos, sério UASHAUS não sei muito sobre ela, só o bááásico mesmo, gostaria de saber mais :D

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  8. Vi ontem a capa desses livro sobre os dois, e achei muito fofa, bem regionalizadas. Gosto da história dos dois, adorava meu professor de história explicando de forma intusiasta para nós quando eu estava no colégio.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Sora...
    Adorei esse post , não sabia da data e achei os livros infantis muito legais :)

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails