10 de agosto de 2011

Centenário de Maria Bonita

Maria Gomes de Oliveira, vulgo Maria Bonita, nasceu em no dia da mulher, 8 de março de 1911, e foi a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros.

Depois de um casamento frustrado e fracassado, no qual não gerou filhos, em 1929 tornou-se a namorada de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, conhecido como o "Rei do Cangaço".

Morreu em 28 de julho de 1938, quando foi degolada ainda viva pela polícia armada oficial (conhecida como "volante"), assim como Lampião e outros nove cangaceiros.
(foto e informações da Wikipedia)

E o que este blog tem a ver com isso? É que, no ano em que Maria Bonita faria cem anos, a Editora DCL comemora lançando dois livros infantis sobre ela! Ótima dica para quem tem filhos, sobrinhos ou outras crianças para presentear. ;)


O Amor de Maria, a Bonita

Entre tantas Marias guerreiras do sertão, nasce Maria Dea, que ficaria conhecida como Maria Bonita. Enfrentou balas e tantas outras provações. Mas seu amor por Lampião já estava bordado em seu coração. Uma envolvente história de amor, determinação e companheirismo, contada por Luciana Savaget e com traços, colagens e arte de Miadaira.

Submarino - R$23,00

 

O Amor de Virgulino, Lampião

Lampião vestia chapéu de couro, dançava, cantava e lutava. Para alguns, foi herói. Para outros, bandido. Sua história até hoje povoa o imaginário e as rodas de causos nordestinas. Ele vivia na caatinga, pobre, mas com um ideal: um mundo justo para todos. Seu amor por Maria Bonita atravessou o sertão e acalmou sua aflição.

Submarino - R$23,00
Related Posts with Thumbnails