15 de novembro de 2011

O Atlas Esmeralda

Esta é a história de três crianças que só queriam salvar sua família e acabam tendo que salvar o mundo.

Dez anos atrás, os irmãos Kate, Michael e Emma foram tirados de sua família. Eles não sabem quem são seus pais, se estão vivos ou mortos, nem os seus sobrenomes. Passaram anos de orfanato em orfanato, até serem enviados à casa do Dr. Pym, quando Kate tinha 14 anos, Michael, 12 e Emma, 11.

Sem saber por que foram enviados até o misterioso Dr. Pym, os três, numa certa tarde, encontram um livro mágico, que os levam a um mundo encantado, onde crianças são prisioneiras de uma Condessa malévola. Ou seria aquele seu próprio mundo, mas em outro tempo?

Quando comecei a ler este livro, achei a história muito semelhante a O leão, a feiticeira e o guarda-roupa de As Crônicas de Narnia. Substitua leão por mago, feiticeira por condessa e guarda-roupa por livro, e você tem as primeiras cem páginas de O Atlas Esmeralda (tem outra coisa que ocorre igualzinho nos dois livros, mas não posso comentar porque seria spoiler).

Porém, apesar de ambas as histórias se passarem em um mundo mágico, as semelhanças terminam por aí. O maior desejo de Kate, Michael e Emma é conhecer seus pais. Por isso, este é um livro muito mais sobre família do que sobre fantasia. E é esse o maior trunfo do livro. Ele mostra como a família é importante e como, sozinhos em um mundo desconhecido, os três irmãos precisam permanecer mais unidos do que nunca.

A única coisa que não gostei na história, é que ela tem muitas recapitulações. Quando os irmãos encontram algum personagem novo, eles contam a história deles resumidamente. Isso acontece várias vezes e ficou repetitivo. Outra coisa que senti falta foi um gráfico sobre as viagens no tempo que eles fazem, pois em certos momentos foi difícil acompanhar a linha do tempo, saber qual evento ocorreu antes do outro.

Eu li esse livro devagar, não porque ele é entediante, mas porque adoro ler livros de fantasia assim. Gosto de ficar imaginando as cenas, saboreando o livro. Ele tem bastante aventura e os três irmãos não ficam parados. Então, se você gosta de histórias de fantasia com bastante ação, recomendo este livro!

Este é o primeiro volume da série Os Livros do Princípio (quando você ler, vai entender o que são os Livros do Princípio e porque a história é uma trilogia). Os outros volumes ainda não foram publicados nem no exterior. Espero que o autor escreva os livros logo, pois quero muito ler.

Outras capas:


Nota:

Onde comprar: Saraiva - R$27,90
Related Posts with Thumbnails