1 de novembro de 2011

A Sombra do Vento

A Sombra do Vento
Certa ocasião ouvi um cliente habitual da livraria de meu pai comentar que poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho ao seu coração. As primeiras imagens, o eco dessas palavras que pensamos ter deixado para trás, nos acompanham por toda a vida e esculpem um palácio em nossa memória ao qual mais cedo ou mais tarde - não importa o livro que leiamos, os mundos que descubramos, o quanto aprendamos ou nos esqueçamos - iremos retornar. Para mim, essas páginas enfeitiçadas serão sempre as que encontrei entre os corredores do Cemitério dos Livros Esquecidos.

Em uma madrugada na Barcelona de 1945, Daniel Sempere é levado por seu pai, dono de uma livraria, ao Cemitério dos Livros Esquecidos - um lugar misterioso e labiríntico, com estantes repletas de livros. Seu pai lhe pede que ele escolha um livro, aquele que permanecerá com ele para sempre. Daniel, então com 11 anos, escolhe A Sombra do Vento, de Julián Carax.

Após a leitura da obra, Daniel decide procurar outros livros do autor. Porém, descobre que provavelmente tem em mãos a última edição de um deles, pois alguém está destruindo todas as obras de Carax. Daniel começa a ficar mais e mais obcecado pela vida de Julián Carax. Por que alguém está destruindo todos seus livros? E quem foi ele, realmente?

A Sombra do Vento é um livro sobre um livro. Mas também sobre como um livro pode mudar a vida de muitas pessoas. E por isso ele próprio é especial.

Começamos a história - contada em primeiro pessoa - com um menino de 11 anos. Porém, os anos vão passando, ele cresce. E nós crescemos com ele, pois acompanhamos seu desenvolvimento, suas investigações, seus amores e decepções. Porém, o que mais me instigou a leitura, foi tentar descobrir a verdadeira identidade de Julián Carax - um personagem cercado de mistério, que só é revelado no final.

Também foi um livro que me suscitou diversas discussões. Quando comecei a ler, comentei a história com um amigo. E ele retrucou: quando morremos, deixamos para trás apenas nossas ideias; no caso de um escritor, são seus livros. Se alguém destruir todos os seus livros, seria como se o escritor nunca tivesse existido. Para alguém que ama livros como eu, foi ótimo poder ler um livro que tem livros como personagens principais. Por isso, recomendo esta história a todos os tipos de leitores. Não podemos deixar que a história de Julián Carax e Daniel Sempere seja esquecida!

Curiosidade: o Cemitério dos Livros Esquecidos e a livraria de Sempere também aparecem no livro O Jogo do Anjo, de Zafón. Eu ainda não li, mas meu namorado já leu e disse que é muito bom. Vou emprestar dele!

Outras capas:
A Sombra do Vento Capas

Nota:

Compre na Saraiva

14 comentários:

  1. Um livro que fala sobre livros? Adorei!

    Já tinha visto este livro em várias estantes e alguns comentários sobre ele, mas confesso que não havia parado para ler resenha.

    Adorei a sua e agora estou curiosa! Essa capa é tão simples que chega a ser muito bela, acho que tem tudo a ver com a temática do livro.

    E eu gosto muito de ler livros nos quais seus personagens evoluem no decorrer da história, como você disse, a gente cresce com eles. :D

    (Harry Potter)

    Beijos
    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  2. Oie Sora!
    Fiquei super interessada nesse livro. Deve ser bem legal mesmo. Adorei a resenha ^___^
    Isso de crescer com ele deve ser bem diferente.
    bjossss

    ResponderExcluir
  3. Este livro é realmente mto bom! =0)
    Tenho "O jogo do anjo", mas ainda não li... Acredito q segue a msm linha de "A sombra.." por isto, acredito que deve ser mto bom tb!
    Bjo.

    www.livrosfilmesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Sora! :D
    Nossa, eu já tinha vontade de ler antes, agora fiquei com mais vontade ainda. Parece ser muito bom, e um livro que conta a história de um livro!? Nossa, fiquei super empolgada pra ler, parece bem o tipo de leitura que eu gosto. ^^
    Amei o quote! *-*

    Bjuu' ^^

    ResponderExcluir
  5. Sora eu to louca pra ler esse livro de uma vez, eu to com ele aqui, mas sempre vem outros e outros, e acabo deixando passar, sempre leio resenhas ótimas sobre ele, e a sua só me incentivou ainda mais!

    ResponderExcluir
  6. Já faz muito tempo que quero ler esse livro, mas nem sabia exatamente do que era. Pela sua resenha, ele aborda a essência de um livro, e acho que isso pode nos tocar tanto quando um romance ou um drama. Adorei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Sora,

    ouvi falar muito bem do livro e do autor. Aogra lendo aqui sobre ele fiquei tentado... vou adicionar na lista de natal.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto capa, mas nunca tinha parado pra ler sinopse ou ler uma resenha, Sorita.
    Me surpreendi!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  9. Ainw! Gostei da ideia do livro, chamou minha atenção :D Se não fosse pela sua resenha, nunca pararia para ter pensado em por na minha lista o/


    Beijos, World of Carol Espilotro xx

    ResponderExcluir
  10. Parece ser em especial esse livro... Queroooo :D


    Beijos,
    Lariane - www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Sora!
    Adorei a resenha. Ficou ótima.
    Estou há mt tempo com vontade de ler esse livro.
    O autor parece escrever mt bem, já ouvi falar bastante dele.
    A melhor capa é a brasileira, fato! :D
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Ah, desde que descobri os blogs literários vejo comentários super positivos quanto a esse livro. Confesso que à tempos estou louca para lê-lo, porém nunca tenho sorte de o achar por um preço bacana. Enfim, adorei sua resenha, ficou ótima :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sora!
    Estou postando aqui pq acabei semana passada de ler A Sombra do Vento.
    Já tinha lido que até o meio era meio tumultuado. Achei menos ruim do q pareceu de início. Uma parte da metade para a frente que achei difícil... Não ia desistir dele, mas quase...
    Afinal, o fim compensou todo o tumulto do meio. Gostei muito!
    Agora vou ler O Jogo do Anjo, do Zafón tb.
    Um abraços!

    ResponderExcluir
  14. Já ouvi muitas pessoas dizerem que este é um dos melhores livros deste autor, além de que ele é excelente, mas sinceramente eu não tenho qualquer vontade de ler novamente, eu já tentei, mas não faz meu tipo.

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails