22 de dezembro de 2011

As Últimas Quatro Coisas

Todos sabem que os verdadeiros acontecimentos entram para a História e são transformados de acordo com os preconceitos de quem os registra. Aos poucos, a História os transforma em lenda, onde todos os fatos se tornam vagos apesar do interesse aos narradores, que a essa altura serão muitos, variados e contraditórios.

Continuação de A Mão Esquerda de Deus. Para ler a resenha do 1º livro, clique aqui. Esta resenha NÃO tem spoilers para quem não leu o livro anterior.

Um resumo rápido da sinopse, para não entregar spoilers: Thomas Cale está de volta ao Santuário dos Redentores, e o Redentor Bosco planeja utilizar seu poder assassino para treinar seu exército.

Eu comecei esse livro gostando mais do que do livro anterior, pois ele começa contando o passado de Thomas Cale e como ele chegou ao Santuário, que era justamente o que eu queria saber quando terminei o primeiro livro. Porém, à medida em que as páginas passavam, o livro começou a ficar entediante. Thomas Cale começa a treinar um exército, entra em batalhas... e estes foram os trechos que eu não gostei. As batalhas são extremamente descritivas (para vocês terem uma ideia, existem parágrafos que duram duas páginas) e eu achei isso bastante cansativo, me fez quase desistir da leitura. Para quem curte ler descrições de batalhas, é ótimo, mas eu não gosto, prefiro livros mais dinâmicos, com mais diálogos. E por isso, acabei gostando mais da história de Kleist do que da de Cale.

Mais interessante que a própria história, são os diálogos travados entre Cale e o Redentor Bosco. É possível perceber que o autor faz uma forte crítica à Igreja Católica, principalmente no que se refere ao tratamento dado a mulher e à Inquisição. Eu gostei dessa comparação com a nossa História, fez com que a história do livro ficasse mais real, além de me fazer refletir.

Enfim, esse é um livro mais complexo que o anterior, e que agradará um público específico - do qual eu não faço parte. Recomendo para quem gosta de história e de guerras e, claro, para quem já leu o livro anterior.

O livro começa com um poema!

Outras capas:

Nota:

Onde comprar: Saraiva - R$24,60
Related Posts with Thumbnails