16 de janeiro de 2012

Compramos um Zoológico

Com a internet banda larga por fim instalada e morcegos voando ao redor de meu escritório improvisado no celeiro vazio, o livro que eu fora escrever estava finalmente em andamento, e o tratamento e as condições de Katharine pareciam tão bons quanto seria razoável esperar. O que poderia nos levar para longe daquele nicho quase celestial, conquistado a duras penas? Minha família decidiu comprar um zoológico, é claro.
(página 23 do livro)

Benjamim Mee morava com sua esposa, Katharine, e seus dois filhos pequenos, numa idílica vila na França. Até que uma tragédia abate a família: Katherine é diagnosticada com um tumor no cérebro. Com sua mãe morando sozinha em uma casa enorme após a morte de seu pai, eles decidem vender tudo, voltar para a Inglaterra e comprar o zoológico de Dartmoor, que estava abandonado devido a sua falência.

É importante dizer que este livro não é uma narrativa, mas sim as memórias de Benjamim Mee, acompanhando o processo da compra do Zoológico. O autor é jornalista e decidiu comprar o zoológico abandonado com sua mãe e irmãos (sim, aparentemente na Inglaterra qualquer pessoa pode comprar e manter um zoológico).

A história do livro é muito interessante; eu não fazia ideia de como um zoológico poderia dar trabalho. Há muitos coisas que o autor descreve que a gente não pensa quando está visitando um deles; por exemplo, de onde vem a carne que os leões e outros carnívoros comem.

Pessoalmente, acho que o autor foi meio louco de sair da França, onde sua esposa tinha acesso a um tratamento muito melhor contra o câncer, e voltar para a Inglaterra. Quer dizer, se a pessoa que eu amo estivesse lutando contra uma doença dessas, a última coisa que eu iria pensar seria comprar um zoológico, e o motivo dessa compra não ficou muito bem explicado no livro. Além disso, achei alguns trechos confusos, pois os fatos narrados não são muito lineares (fala de uma coisa, depois volta no tempo e fala de outra). Dá a impressão que o autor foi escrevendo conforme ia se lembrando dos fatos.

No meio do livro, há várias fotos dos animais do zoológico, mas senti falta de fotos do zoológico em si. Para quem quiser conhecê-lo, este é o site do zoológico: www.dartmoorzoo.org

Bichinhos do zoo

Recomendo esse livro para quem quer ler algo diferente e ver que sim, é possível comprar um zoológico.

O livro deu origem ao filme de mesmo nome. Não assisti ainda, mas pelo trailer dá para perceber que mudaram várias coisas em relação ao livro (o nome do zoológico, a quantidade de filhos de Ben...). Veja o trailer aqui.

Outras capas:


Nota:

Onde comprar: Saraiva - R$23,90 (livro + ingresso do filme)

14 comentários:

  1. Oi Sora!
    Não tenho muita curiosidade de ler o livro nem ver o filme.
    Acho interessante que seja baseado numa história real, mas não me atrai muito, principalmente pelos trechos confusos.
    Provavelmente devem ter mudado muita coisa mesmo... Sempre pra tornar mais interessante pro público que assiste, o que nem sempre acontece com fatos reais né? hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Nunca achei que o livro fosse tão dramático assim, achava que era uma pegada mais comédia (pelo o que eu vi falando do filme). Apesar do livro ser muito confuso, acho que valeria a pena ler já que amo animais S2, hehe. Mas talvez eu visse o filme primeiro, não sei... Amei a resenha!!

    Bjss,
    Anastácia - Heart Books

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia o livro.
    Ate ver uma entrevista do filme no fantástico
    E achei um máximo, fiquei com muita vontade de ler e assistir

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Sora!

    Gosto de livros de memórias, e esse deve ser uma graça, ainda mais com essas fotos, ahauhau, acho que ia ficar babando no livro, gosto muito de tudo que envolve animais!
    Quero ver o filme, quem sabe ele me faz comprar de vez o livro!

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  5. Oi Sora. :D
    Então, eu não sabia que existia um livro! Eu soube do filme, já vi diversas vezes o trailer, pois está sendo muito divulgado e só agora fui saber do livro!
    Eu pensava que a história seria mais cômica. Acho que pelo nome, sabe? Parece um daqueles filmes do Jim Carey.
    Apesar disso, a história realmente não me atraiu. :/

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu quero esse livro! Fiquei encantada em uma família que comprou um zoológico e o reconstruiu do zero! Mas não sabia da situação da mulher do Benjamin. Eu já peguei o livro na Saraiva e fiquei vendo as fotos, que são lindas. Como eu amo os animais. :)
    Adorei a resenha!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Sora!!!
    achei interessante, como eu sou louca por animais, qualquer coisa que fale sobre eles me chama a atenção, gostei das fotos e fiquei interessada em ler.

    beijos
    Magia Literária

    ResponderExcluir
  8. Ei Sora,

    Eu recebi o livro, mas ainda não me animei a ler. Primeiro porque não sou fã...meu negócio é ficção rs. E lendo a sua resenha sei lá, este vai ficar na fila por um bom tempo. :P

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Ah, desde que vi esse livro pela primeira vez fiquei bem curiosa em relação a estória, gosto quando tem animais envolvidos. Porém o fato de haver alguns trechos confusos me deixou um pouco receosa.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  10. eu até achava que era meio comédia esse livro, mas wow, surpreendeu!
    muito legal deve ter sido conhecer a historia de ben né?
    gostei das fotos no livro, espero que o filme seja bom
    beijos,
    samuely
    blackbird lonely ^-^

    ResponderExcluir
  11. Hahaha, o que uma resenha não faz...eu estava cheia de vontade de ler esse livro..agora murchou um pouco.

    bjs!

    livrosechocolates.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oie Sora. Fiquei tão triste e decepcionada após ler esse livro. Esperava tanto dele. E tive impressões parecidas com as tuas.

    Linkei tua resenha na minha.
    http://liliescreve.blogspot.com.br/2012/07/compramos-um-zoologico-benjamin-mee.html

    ResponderExcluir
  13. O filme é realmente espetacular!!! Já o livro, após ler a resenha... me decepcionou um pouco...

    ResponderExcluir
  14. Eu vi o trailer do filme certa vez e estou louca para ver, achei bem engraçado

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails