16 de janeiro de 2012

Compramos um Zoológico

Com a internet banda larga por fim instalada e morcegos voando ao redor de meu escritório improvisado no celeiro vazio, o livro que eu fora escrever estava finalmente em andamento, e o tratamento e as condições de Katharine pareciam tão bons quanto seria razoável esperar. O que poderia nos levar para longe daquele nicho quase celestial, conquistado a duras penas? Minha família decidiu comprar um zoológico, é claro.
(página 23 do livro)

Benjamim Mee morava com sua esposa, Katharine, e seus dois filhos pequenos, numa idílica vila na França. Até que uma tragédia abate a família: Katherine é diagnosticada com um tumor no cérebro. Com sua mãe morando sozinha em uma casa enorme após a morte de seu pai, eles decidem vender tudo, voltar para a Inglaterra e comprar o zoológico de Dartmoor, que estava abandonado devido a sua falência.

É importante dizer que este livro não é uma narrativa, mas sim as memórias de Benjamim Mee, acompanhando o processo da compra do Zoológico. O autor é jornalista e decidiu comprar o zoológico abandonado com sua mãe e irmãos (sim, aparentemente na Inglaterra qualquer pessoa pode comprar e manter um zoológico).

A história do livro é muito interessante; eu não fazia ideia de como um zoológico poderia dar trabalho. Há muitos coisas que o autor descreve que a gente não pensa quando está visitando um deles; por exemplo, de onde vem a carne que os leões e outros carnívoros comem.

Pessoalmente, acho que o autor foi meio louco de sair da França, onde sua esposa tinha acesso a um tratamento muito melhor contra o câncer, e voltar para a Inglaterra. Quer dizer, se a pessoa que eu amo estivesse lutando contra uma doença dessas, a última coisa que eu iria pensar seria comprar um zoológico, e o motivo dessa compra não ficou muito bem explicado no livro. Além disso, achei alguns trechos confusos, pois os fatos narrados não são muito lineares (fala de uma coisa, depois volta no tempo e fala de outra). Dá a impressão que o autor foi escrevendo conforme ia se lembrando dos fatos.

No meio do livro, há várias fotos dos animais do zoológico, mas senti falta de fotos do zoológico em si. Para quem quiser conhecê-lo, este é o site do zoológico: www.dartmoorzoo.org

Bichinhos do zoo

Recomendo esse livro para quem quer ler algo diferente e ver que sim, é possível comprar um zoológico.

O livro deu origem ao filme de mesmo nome. Não assisti ainda, mas pelo trailer dá para perceber que mudaram várias coisas em relação ao livro (o nome do zoológico, a quantidade de filhos de Ben...). Veja o trailer aqui.

Outras capas:


Nota:

Onde comprar: Saraiva - R$23,90 (livro + ingresso do filme)
Related Posts with Thumbnails