27 de janeiro de 2012

O Preço de Uma Lição

O garoto não entendia por que ela mexia tanto assim com ele, mas sabia que queria conhecê-la. Diante dela, não conseguia deixar de comportar-se como um menino. Aquele menino era eu.
(página 18 do livro)

O livro é contado em primeira pessoa por um cara cujo nome não sabemos. Descreve a vida dele, com foco no namoro que teve com o maior amor de sua vida, Juliana.

Bom... é difícil fazer uma resenha de um livro que não gostei. Então vamos começar pelos pontos positivos. Apesar de ter 366 páginas, acabei lendo meio rápido, pois a narrativa é bem dinâmica e tem muitos diálogos. Juliana foi minha personagem preferida na história, pois foi a única que conheci em profundidade.

Porém, o protagonista me irritou demais. Em primeiro lugar, ele é contraditório: reclama que não tem dinheiro, mas ganha um carro com câmbio automático do pai (o primeiro carro, minha gente!) e compra um iPhone (que, convenhamos, é o celular mais caro do país). Segundo, ele é arrogante. Passa o livro falando de Deus, de frequentar a Igreja, mas trata mal todas as mulheres com quem namora. Sabe o tipo "bonito e cafajeste"? Pois é! Além disso, ele passa metade do livro falando o quanto ele ama a Juliana, colocando-a num pedestal, para passar a outra metade lamentando-se com o fim do namoro.

Apesar da narrativa ser dinâmica, ela também é bem superficial e os personagens são pouco desenvolvidos. Para mim, não eram pessoas, apenas nomes escritos no papel.

Não sei como é o processo de desenvolvimento de um livro quando ele é escrito por duas pessoas, mas, no caso deste, me pareceu que cada autor escreveu um capítulo e um não leu o trabalho do outro. Há informações que surgem do nada; por exemplo, o personagem compra um cachorro, sendo que nunca falou que gosta de animais; ou fala que trabalha na Abril, sendo que nem falou nada do emprego antes. O próprio primeiro capítulo do livro não tem relação alguma com o resto da história. Começa com quatro crianças se conhecendo, falando que a amizade firmada naquele momento iria mudar suas vidas. Aí do nada três amigos vão morar fora do país e só reaparecem nas páginas finais (então qual era a importância de falar desse encontro?!).

Enfim, eu não gostei deste livro. Acho que pegou mais carona na fama dos autores (pelo que li em outros blogs, eram participantes do Colírio Capricho), do que em seus talentos literários. Talvez ele agrade meninas (bem) mais novas. Mas, apesar de ser fã de livros YA, este não me agradou.

Mais um ponto positivo: diagramação bem-feita

Nota:


Onde comprar: Saraiva - R$15,90
Related Posts with Thumbnails