25 de janeiro de 2012

A Promessa

Trancafiados em porta-joias, encondidos em meu closet, encontram-se dois colares. São presentes de dois homens diferentes.
Os dois colares são belos, ambos são valiosos e não uso nenhum deles, por motivos completamente diferentes - um em razão de uma promessa desfeita, o outro por conta de uma promessa mantida.
(página 7 do livro)

Após um casamento de sete anos, Beth descobre que seu marido, Marc, a traiu. Mas não consegue colocá-lo para fora de casa, pois também descobre que ele está com câncer, em estado terminal.

Após sua morte, Beth conhece Matthew, um homem misterioso que parece saber muito sobre ela e sua filha, Charlotte, mesmo eles nunca tendo se encontrado antes. Ou será que se conheceriam em algum lugar?

Quando comecei a ler A Promessa, achei que o livro estava mais dramático que as histórias do Nicholas Sparks. Afinal, em poucos capítulos tem traição, morte, doença... Ou seja, só tragédias. Até que tudo muda com a chegada de Matthew. E ele tem um segredo. Nada muito difícil de adivinhar para quem leu/assistiu A Mulher do Viajante do Tempo, de Audrey Niffenegger, por isso, posso dizer que a história do livro não me surpreendeu. Mas é uma história sobre pessoas, e sempre me emociono com esse tipo de coisa. Os personagens são bem construídos e a narrativa de Richard Paul Evans me fazia ler cada vez mais.

Porém, há uma coisa que me incomodou: Matthew é muito mesquinho! Imagine que você tem o poder de ganhar muito, mas muito dinheiro. Ao invés de investir numa pesquisa contra o câncer (ou a doença que a filha de Beth tem), ele simplesmente investe tudo em Beth. Ela vai morar numa mansão milionária e para de trabalhar, mas em nenhum momento ela ou ele doa uma parte da grana para instituições de caridade, nem ajuda ninguém. O livro poderia ter um final bonito, mas para esses personagens é mais importante morar numa mansão e andar de carro importado, do que ajudar umas às outras.

Como eu disse, é parecido com A Mulher do Viajante do Tempo, então acredito que quem gostou desse livro/filme irá gostar deste também.

Florzinhas no começo de cada capítulo

Capa original (com tema de Natal):


Nota:

Onde comprar: Submarino - R$14,90 (baratíssimo!)
Related Posts with Thumbnails