25 de abril de 2012

Blogosfera Anti-Plágio

Oi pessoal! 
O post de hoje é especial... Devido aos diversos plágios de resenhas encontrados na blogosfera, muitos blogs se uniram contra essa terrível prática. Afinal, ninguém passa horas escrevendo resenha para ter seu trabalho copiado e publicado por outra pessoa, certo?
Portanto, blogueiros literários, vamos nos unir contra o plágio na blogosfera! o/

O texto abaixo foi escrito pela Nanie, do blog Nanie's World.
---

Então é assim: você pega aquele seu livro bacana da estante. Abre, começa a ler. Presta atenção em todos os detalhes, cola post-its, faz anotações. Pensa em como aquela frase vai fazer o maior efeito na sua resenha. "Poxa, acho que os leitores vão gostar disso". Às vezes, você embarca na história. De outras, deixa até mesmo o seu prazer de lado para pensar em como vai apresentar sua opinião aos leitores do seu blog.

Aí você, incauto blogueiro, termina a leitura. Pega seu livro, seu caderninho de anotações, seu arquivo com notas, o que seja; e vai para a frente do computador. Passa umas boas duas horas pensando em como irá traduzir em palavras o que sentiu durante a leitura. Se não usa a sinopse oficial do livro, gasta mais duas horas escrevendo uma sinopse personalizada, tomando aquele cuidado especial para não colocar nenhum spoiler.

Então vem a fase de revisão. Você lê, relê. Muda frases de lugar, ajusta conceitos. Reformula ideias. Talvez apague tudo e recomece. Afinal, você é um blogueiro responsável. Quer que seu texto saia o melhor possível, que os leitores puxem lencinhos e se emocionem com você, ou que leiam e riam porque você também riu lendo aquele livro.
E você procura imagens. Capas de várias edições pelo mundo. Imagens em gif que traduzam seu surto ao ler aquela história. Trilhas sonoras que acompanharam sua leitura. Imagens que ilustrem o quanto você foi afetado pelo que o autor te contou naquelas páginas.

Quem sabe você não seja tão perfeccionista e só escreva seu texto, tomando o cuidado de ver se não tem nenhum errinho. Tudo bem. Deu trabalho do mesmo jeito escrever as coisas da melhor maneira que você sabia.
Tudo isso te custou tempo. Aquele espaço entre seus dois empregos. Suas horas de folga que podiam ser empregadas em outras formas de lazer. Minutos e mais minutos madrugada adentro, em que você poderia estar dormindo. O drama pode parecer exagerado, mas muitos blogueiros deixam o lazer e o sono de lado pra manter o blog!
Mas você ama ler. E ama seu blog. Ama escrever e ama o que faz  e é por isso que você está ali, persistente. Criando seu próprio conteúdo.
...Tudo isso para vir um babaca chupinhador e roubar seu trabalho suado de horas em alguns poucos segundos, postando aquilo que você deu o sangue pra criar como se fosse dele. SEM CRÉDITOS. Enganando a todos: aos leitores, que nem sempre sabem do que o kibador é capaz; às editoras e autores que inadvertidamente fecham parcerias com tais blogs... e a ele(a) mesmo(a), que anda por aí achando que ninguém percebe a grande e robusta mentira que é.



PLÁGIO É CRIME. É ANTIÉTICO. RESPEITE O TRABALHO DE QUEM CRIOU O CONTEÚDO. QUER MANTER UM BLOG? ESCREVA VOCÊ MESMO!

(Ou fique na sua, que é melhor pra todo mundo. E mais respeitoso também.)

Esse post é parte de uma postagem coletiva contra o plágio na blogosfera. Acesse o site "Blogosfera Anti-Plágio", saiba mais sobre o assunto e veja quem mais apoia essa causa.

21 comentários:

  1. adorei o post! muuuuuito bom!
    tem gente que pensa que blogueiro não tem trabalho duro, que não valem de nada!
    fala sério, se quer ter um blog, vai ler livro e escrever suas próprias resenhas. copiar é fácil né.
    mas fazer o que, não dá pra fugir disso...

    ResponderExcluir
  2. Ei Sora, eu apóio a campanha e já estou participando :D Acho que cada um tem que valorizar o trabalho do outro e perceber que há toda uma dedicação por trás.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiie Sora,

    Não sabia do movimento, ou teria participado, pois, concordo plenamente contudo o que está escrito. Felizmente, nós do AEL não fomos vítimas de nenhum plágio, que a gente saiba pelo menos, mas, tenho certeza que deve ser absurdamente odioso passar por isso. Não entendo o que faz uma pessoa cometer este crime, pois, se criou um blog deveria se empenhar nele como todos fazemos certo?

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto e apoio total!
    nunca tinha acontecido comigo - até essa semana ¬¬'

    É muito fácil copiar coisa dos outros, mas não me conformo como tem gente que faz isso. sinceramente, odiaria ter uma coisa que não é minha - por melhor que fosse - num espaço que é meu. Isso me incomoda hahahah

    Mas... tem gente ladra pra tudo, né.

    Beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Sora,

    Boa essa campanha, muitos blogs estão fazendo parte dela. Legal, nada mais descarado do que copiar o texto de alguém e receber os créditos por isso. Olha, na escola muitas vezes me deparei com colegas que faziam isso. Que coisa feia, e ainda por cima é crime.

    Ótima campanha essa.

    ResponderExcluir
  6. Oi Sora!
    Campanha mais que apoiada!
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Comentei lá no blog dela, acho certissimo. Super apoiado e vou colar lá no meu tb

    ResponderExcluir
  8. Oi Sora,
    Adorei esse post, hoje em dia isso está cada vez maior, com esse movimento acredito que isso vai diminui
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Sora!

    Muito legal essa campanha. Ultimamente a blogosfera literária anda com umas vergonhas que é bom ter gente abrindo olhos de outros. Uma pena que não soube dela antes, se não também entraria nessa.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante do post e apoio a campanha
    E só pelo texto, já da para se entender como funciona as coisas e como muitas pessoas se dedicam de verdade a isso, para vir um engraçadinho e copiar

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Muito legal esse post, super apoiado!!!

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. #BlogosferaAntiplagio É a blogosfera unida contra essa prática que, além de antiética, é ilegal.

    ResponderExcluir
  13. Campanha mais que apoiada, é totalmente injusto você fazer algo com todo amor e carinho, e alguém simplesmente roubar.

    ResponderExcluir
  14. ADOREI Sora,

    Super legal a campanha, já vi em alguns outros blogs que visito e achei muito bacana essa união!

    Bjus e Parabéns

    abs
    Gabi

    ResponderExcluir
  15. Muito bom o post e parabéns a todos pela iniciativa de criar essa campanha.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  16. é isso ae apoio a campanha e parabéns a todos que apoiam também essa iniciativa

    ResponderExcluir
  17. Mais do que apoiado esse movimento! Plágio é anti-ético e é crime!

    ResponderExcluir
  18. Adorei, Sora eu queria lhe perguntar se eu poderia te entrevistar. Obrigada e espero sua resposta.

    ResponderExcluir
  19. O pior de tudo é quando vemos um livro a cara do outro e mesmo assim as editoras publicam, eu não entendo isso. As editoras não deveria publicar livros que são praticamente copias!

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails