5 de julho de 2012

Garotas de Vidro

Não vou poluir meu corpo com Blueberryqualquercoisa, nem muffins, nem cacos de torrada que fazem barulho quando passo manteiga sobre eles. O lixo e os erros de ontem já passaram por mim. Sou brilhante e cor-de-rosa por dentro, limpa. O vazio é bom. O vazio é forte.
(página 11)

Lia sofre de anorexia e depressão. A história começa quando sua melhor amiga, Cassie (que tem bulimia), é encontrada morta em um motel. Ao mesmo tempo que tenta descobrir como Cassie morreu, Lia conta as calorias e deixa de comer para se manter com um peso cada vez menor.

Vou ser sincera: eu adoro comer. Não ligo muito para os quilos a mais ou pneuzinhos, prefiro ficar com eles do que sem meu chocolatinho de todos os dias. Por isso, me senti em agonia lendo esse livro. Cassie conta as calorias de tudo e comer uma simples batata-frita (não uma porção, uma batata!) é um sofrimento para ela. Gente, existe coisa mais gostosa que batata-frita? Esse livro acabou me deixando com fome...

Brincadeiras à parte, a história é narrada em primeira pessoa e muito bem escrita, pois eu realmente me senti dentro da cabeça de Lia. Acho que a autora conseguiu passar bem como funciona a cabeça de uma pessoa com anorexia. E é um lugar bem sombrio. Antes disso eu não conseguia imaginar como alguém passaria fome por livre e espontânea vontade; agora, acho que entendo um pouco.


Para descontrair e refletir (fonte)

Algo que não gostei na narrativa é que ela é parecida com a de Estilhaça-me: muito cheia de metáforas desnecessárias e palavras riscadas. Neste caso, algumas palavras riscadas eram até  interessantes, pois mostravam a confusão na cabeça de Lia, mas foram tantas que acabei "me treinando" para ignorá-las durante a leitura. Apesar disso, a história me prendeu bastante, pois queria saber como Cassie havia morrido.

É raro isso acontecer, mas com este livro acabei torcendo contra a protagonista. Queria que ela passasse mal, para que ela acordasse e visse como estava se destruindo. É o tipo de história que precisava ter alguma lição de moral no final.

Eu acho que em alguns momentos a Lia acabou mostrando a anorexia como algo bom (na cabeça dela); por isso, não recomendaria este livro a alguém que já se sente inseguro com seu corpo. Tenho medo de que possa influenciar alguém a desenvolver um distúrbio alimentar. Para todas as outras, recomendo - mas, por favor, não comecem a contar as calorias de um simples morango, para seu próprio bem.

Outras capas:


Nota:


Onde comprar: Submarino

45 comentários:

  1. Sora, esse foi um dos melhores livros que li este ano! quando o vi pela primeira vez até achi que fosse um livro de fantasia, com seres e tal. Qual não foi minha surpresa, e que grata surpresa! Gostei muito da forma como a autora retratou os efeitos da doença em Lia, de como ela distorce a realidade, em alguns momentos me dava aflição.

    Super recomendo. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Eu queria esse livro, mas agora até fiquei meio com medo. Eu tenho paranóia de gordura, estou sempre obesa. Mas no meu caso eu sou gordinha demais mesmo, kkkk Eu não tenho anorexia nem bulimia, mas confesso que meu sonho era ser magra, bem magra. Odeio ser gorda, aff!
    Adorei a resenha e o concelho.

    ResponderExcluir
  3. quero muito ler este livro *-*
    sua resenha fez eu ficar com mais vontade ainda! :P
    acho que esse é um bom tema para se tratar nos dias atuais né! só que tbm não é tão fácil :S

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sora!
    Eu também AMO comer. Acompanhar o dia a dia da Lia também me deixou com fome e totalmente angustiada. Gostei do final, acho que não poderia ter sido diferente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga, é um livro que deve ser super dificil de ler, é um tema super polemico, pesado, é complicado... eu nem ligo se eu to com meus pneuzinhos, eu adoro comer...
    tem coisa melhor... mais isso é doença né.. é coisa séria, é complicado..

    beijoss
    tem resenha nova no blog
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Rindo demais com a ilustração... é um absurdo que isso aconteça. Pois eu também não me sacrifico não... como, e ponto, se engordar, fazer o que... perco depois... Fico muito feliz por não sofrer nenhum desses problemas. Interessante o seu ponto de vista, foi diferente do que tenho lido...
    Lia deve ser um personagem irritante com essa mania de contar caloria para tudo, acho até que se engolir ar ela ia querer perder mais peso... cruzes.
    Ainda assim eu tenho curiosidade de ler. =)
    Ótima resenha Sora!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Sora,
    Nossa to muito curiosa para ler este livro.
    Acho que vou gostar muito!
    Katielle
    www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. haha, ei Sora, eu também gosto muito de comer! De tudo, e para não me privar de nada, a única coisa que eu faço é variar entre várias coisas saudáveis e as porcarias ;x
    Eu tenho curiosidade de ler esse livro, deve ser quase doentio mesmo, mas acho que acabaria não gostando tanto e torcendo contra a protagonista, como você.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Sora, tenho agonia só de pensar em não comer! '-'
    SOu looouca por comida e também não me importo com os quilinhos... :D

    Apesar de ter gostado da renha, não leria o livro.


    bjinhos!

    *-*



    http://www.etecetera-e-tals.com/

    ResponderExcluir
  10. Nossa eu me sentia muito atraída pelo livro pela capa e título, mas é diferente de tudo que eu imaginei. E ainda assim fiquei mais curiosa.

    Preciso ler!!!!!

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Sora, tudo bem?
    Então...Não gostei muito desse livro. Até parei no meio.Achei que falta algo.
    Mas fico feliz que tenha gostado.
    Boa Semana.

    Mariana - World of Tori Vega.
    @mariworldoft_

    ResponderExcluir
  12. Oi Sora eu estou com muita vontade de ler esse livro, o assunto é bem legal e atual né. Não corro risco porque como você eu amo comer e não estou nem aí pra calorias rsrs.

    Beijos :)
    http://ummundodecomentarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. To com vc, Sora!
    Tbm adoro comer e não fico me regrando. É claro que não como desenfreadamente, óbvio, mas nunca me proibi de comer o que gosto. OMG, o que seria de mim sem chocolate???? Nem quero saber! rs
    Ótima resenha! Como estudante de nutrição esse tema realmente me chama a atenção, farei o possível para ler logo esse livro!

    Bjinhos!

    Swan
    Bem pra Mente

    ResponderExcluir
  14. Oi Sora :D
    Adorei a resenha. Esse livro parece ser bem interessante e intenso, eu to com medo de ler UAHSUAHS Adoro chocolate, batata-frita, adoro tudo que não faz bem e o que faz bem também UAHSAU É um problema esse lance de poder influenciar outras pessoas mesmo, tomara que não. Eu sei que eu não vou me influenciar. Credo, contar calorias de uma única batata? UAHSAUHSA Bincadeiras a parte, mas esse problema é bem sério mesmo. Espero poder ler o livro logo e gostar também.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  15. Esse é um tema muito serio
    E é bacana ter livros spbnre o tema
    Ainda não li, mas tenho muita vontade, só me falta tempo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Bom, esse livro parece ser muito interessante, espero poder ler ele logo.
    Não corro o risco de querer emagrecer, já sou magra (de ruim)como diz minha mãe kkk, mas não tem nada melhor do que comer de tudo, de uma forma saudável claro, mas é muito bom comer ;)
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  17. Acho importante que esse tema seja debatido, apesar disso não tenho muito interesse de ler esse livro agora.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  18. Oi,Sora!

    No post anterior , no qual você falou que resenharia este livro, eu disse que tive essa impressão de parecer como Estilhaça-me. Mesmo sem ler a história, tinha um quê desta obra.rs

    Sora,ponto para você mais uma vez...por falar , realmente o que acha da obra sem ser tendenciosa. Ao meu ver, acho que o livro poderia por exemplo ser lido e debatido em uma sala de aula , onde os professores poderiam direcionar seus alunos durante a leitura para que eles compreendessem a gravidade desta doença.

    Ah, eu também amo comer...nas férias , eu aproveito! Hahaha

    ResponderExcluir
  19. Nossa Sora, eu também não consigo imaginar contando calorias.. eu não passo vontade de comer nada.. AMO Comer, quase tanto quanto ler.. rsrs

    Tenho visto muito esse livro pela blogosfera, mas não sei se vou lê-lo apesar de todas as resenhas serem muito positivas...mais por tempo mesmo
    Sua resenha ficou ótima, muito sincera e principalmente a parte do alerta para as futuras leitoras, o assunto é muito sério mesmo.

    Abraços
    Gabi

    ResponderExcluir
  20. OI Sora!
    Essa coisa das metáforas não me incomoda, acho que deixa a narrativa melhor, claro que nada de exageros também. realmente uma pessoa que esta em fase de depressão pelo seu corpo não é bom ler mesmo não. Eu acho que teve uma mensagem, só que mais voltada para os pais, para olharem mais para seus filhos. realmente saber como a Cassie morreu foi bem triste.

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  21. Oi Sora!

    Sabe que eu nunca consegui fazer um reginme? Eu sou um pouco gordinha e penso igual a você, não consigo ficar sem algumas coisas.

    XD

    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Oi Sora!
    Estou bem curiosa pra ler esse livro por causa dos muitos comentários positivos que li a respeito, mas diria que sua resenha ressaltou vários pontos que achei interessante!
    Eu acho que essa parte das metáforas vai me agradar bastante porque gosto de coisas assim.
    Mas o ponto que eu mais adorei que você citou foi isso de o livro ressaltar os distúrbios alimentares como algo positivo. Em termos de literatura, achei sensacional que ele passe essa visão, porque, como o livro é narrado em primeira pessoa, tem que mostrar a visão da personagem e acho que isso facilita ainda mais a compreensão de como a mente de pessoas anoréxicas ou bulímicas funciona. Mas é importante isso que você falou, talvez, realmente, não seja uma boa recomendação pra quem já tem uma tendência a desenvolver comportamentos assim!
    Beijos e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  23. Oi Sora...
    A resenha me surpreendeu bastante pois não sabia que se tratava de um livro sobre distúrbios alimentares.
    Fiquei muito interessada e curiosa por se tratar do ponto de vista da anoréxica e não do ponto de vista médico/psicólogo ... vou acrescentar na minha interminável lista de desejados.
    Parabéns pela resenha
    Bjo ^^

    ResponderExcluir
  24. Oi Sora,
    Gostei muito da sua resenha e o tema do livro é bem diferente.
    Assim que tiver oportunidade vou ler ;)
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  25. Oo Sora cada um tem uma visao diferente desse livro ahuahau, eu tenho que apressar a minha leitura entaum pra no fim saber o que que eu vou achar =D

    ResponderExcluir
  26. OMG, eu realmente vou arriscar a leitura desse livro. :p
    Pelo fato de ler tantas resenhas diferentes! Leio muitas positivas e negativas, e quero tirar uma conclusão própria *-*
    Lindo post diva, linda resenha, meus parabéns ;)
    Sucesso SEMPRE, beeijão :*

    Ewerton Lenildo - Academia de Leitura
    papeldeumlivro.blogspot.com
    @Papeldeumlivro

    ResponderExcluir
  27. Oi Sora!!! Eu achei esse livro muito bom. A autora sobre criar uma personagem que retrata muito bem o disturbio.
    bjs

    ResponderExcluir
  28. Olá
    tenho visto muitos comentários sobre esse livro e acho que vou ler já que é um assunto que interessa bastante pois sempre conhecemos alguém com esse distúrbio.
    Passa lá no blog http://lilicasg.blogspot.com.br/
    que tem meme pra ti.
    Beijão

    ResponderExcluir
  29. Adorei a sua resenha pois tive uma visão diferente do livro. Suas criticas são ótimas.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  30. Olá!!

    O conteúdo desse livro é realmente bem pesado, além de tratar de um assunto polemico, ainda tem as paranoias da Lia... @.@

    Também acho que uma pessoa que tem problemas de aceitação não devam ler esse livro, é realmente um pouco perturbador. :~

    Mas como você mesmo disse, é um livro muito bem escrito. :)

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Nossa adorei seu nome. É Sóra ou Sorá?? Lindo seu nome. :D To participando do seu blog, passa no meu as vezes se puder :D
    Verdade eu aproveitei aquela promo e peguei um monte do James Pattersson e Harlan Coben. Agora tenho muitos livros para ler :D

    http://tematoa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Comecei (finalmente!) a ler esse livro. Estou gostando. Entendo que ela as vezes mostre a anorexia como algo positivo: o maior problema dessa doença é que a doente nunca se acha doente...

    ResponderExcluir
  33. Eu adorei esse livro. Achei ele uma leitura bem forte.
    Mas como você disse, um leitor com uma mente mais fraca nesse ponto pode começar a se achar estranho e começar a contar as calorias de tudo.
    Eu fiquei realmente estranha depois de ler esse livro, parecia que tinha algo estranho comigo. É um livro muito tenso!!
    beijinhos!
    Pausa Para um Café - Resenha de Livros

    ResponderExcluir
  34. Oi, Sora!

    Ish, livro tenso x_x
    Mas eu tenho curiosidade de ler, apesar disso. Teve uma época que eu quase passei por isso, mas saí dessa vida e agora também não vivo sem meus chocolates e batatas fritas *-* hahahaha

    Adorei a resenha :D

    Beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  35. Eu estou com muita vontade de ler esse livro, mas sou igual à você, Adoro comer! Detesto essa coisa de contar calorias, pelamor! Também já fui insegura com meu corpo, mas queria entender o que leva uma pessoa a passar fome, como você entendeu um pouco (porque eu era insegura mas comia mesmo assim ;D) e fiquei curiosa com a coisa sobre a morte da Cassie. Todos andam falando muito bem do livro, e agora eu quero conferir também!

    Beijitos

    ResponderExcluir
  36. Oi Sora,
    Ah esse livro está aqui na minha listinha leituras próximas rs, mas como já li que ele é um pouco tenso rs resolvi deixa a leitura mais pra frente ^^
    Beijos
    Bom final de semana.
    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  37. Olá Sora!
    Esse livro aborda um tema muito sério e complexo. E estou doido para lê-lo! Para saber mais como lidar com pessoas que estão nessa situação.
    Bela resenha.

    Beijos, Luh
    ESCONDIDOS NO LIVRO
    http://escondidosnolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Oi Sora,

    já li esse livro e amei!! Também achei super interessante poder entender o que se passa na cabeça de uma garota anoréxica. Mas concordo quando diz que é preciso ter cuidado ao ler o livro. Eu mesma estava tão envolvida com a leitura que quando percebi tinha pegado a mania da Lia de ficar olhando o rotulo das coisas!

    Bjs

    Ps: Acho que no trecho "Brincadeiras à parte, a história é narrada em primeira pessoa e muito bem escrita, pois eu realmente me senti dentro da cabeça de Cassie." você quer dizer na cabeça de Lia, não?

    ResponderExcluir
  39. Estou com muita vontade de ler esse livro, justamente para ver como funciona a mente de alguém com anorexia.
    Não consigo imaginar como alguém deixa de comer, se culpa tanto por conta de algumas calorias. Sei que não sou a melhor pessoa pra falar disso, já que sou daquelas pessoas que comem e não engordam, mas pra mim, isso é completamente inconcebível. Comer é um dos maiores prazeres da vida.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Oi, Sora!
    Sou do seu time. Adoro comer, principalmente chocolate... rs (ai, batata frita é tudo de bom tb!)
    Tb me sentiria mal ao ler esse livro. Apesar de não ter problemas com meu corpo (queria não ter tanta barriguinha, mas... rs) esse é um tema bem pesado. Mas pelo q vc coloca, tem a parte interessante de relatar o que se passa na cabeça de pessoas com esse problema. Serve como um alerta para quem, talvez conheça pessoas anoréxicas e não se deem conta da gravidade dessa doença.
    Bjs

    ResponderExcluir
  41. Oi, Sora!
    Quando esse livro chegou aqui pra mim, eu imaginei que fosse ser sobre um tema sobrenatural ou algo do tipo.. mas quando peguei algumas resenhas e a própria sinopse, percebi sobre qual era realmente o tema. Que bom que você gostou da leitura! Espero gostar também... e eu também sou como você, eu até penso em não comer, mas quando já percebo, comigo tudo e nem ligo, hahahah. Academia tá aí pra ajudar a gente!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  42. Anorexia é mesmo terrível =/

    ResponderExcluir
  43. Bem, primeiramente eu me identifico muito com a estória, eu sei bem o que ela passada, sei como é passar fome com medo de engordar, sei como é se ver sempre gorda no espelho quando você não está. Tenho uma luta constante diariamente com meu peso. Estive pior no passado logo quando terminei meu tratamento para emagrecer, porém hoje em dia eu já sei me controlar mais, como o que gosto, mas em pouca quantidade, porém ainda sim me peso pelo menos 3 vezes ao dia antes das refeições para saber o quanto comer. É difícil não ficar obcecada por meu peso, as pessoas reclamam e fala, falam sobre isso, mas também não sabem pelo o que passei quando eu não tinha o corpo que a sociedade determina. Ou você é como eles querem ou você é excluída do mundo ainda chamada de preguiçosa. Mas ninguém ver que você está tentando, porém seu corpo, seu organismo não está ajudando em nada. Enfim, é isso.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Olá,
    eu amei este livro.
    primeiro porque sei como é,eu tenho anorexia,há 2 anos,já fui internada 1 vez,e tenho 17 anos e peso 40,5.Sim eu sei que é pouco,tento diariamente ganhar peso,mas é impossível.Quando li o livro eu pensei"esta sou eu"eu me peso pelo menos umas duas vezes ao dia,e como muito pouco sempre.É isso,bjs

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails