9 de julho de 2012

Livros de Domínio Público

Hoje trago para o blog um post diferente, com um informação muito útil para quem gosta de ler e não quer gastar um centavo com isso. ;)


Domínio público, no Direito da Propriedade Intelectual, é o conjunto de obras culturais, de tecnologia ou de informação (livros, artigos, obras musicais, invenções e outros) de livre uso comercial, porque não submetidas a direitos patrimoniais exclusivos de alguma pessoa física ou jurídica, mas que podem ser objeto de direitos morais.

Os direitos autorais (ou direitos de autor) duram por setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao falecimento do autor. Além das obras em que o prazo de proteção aos direitos excedeu, pertencem ao domínio público também: as de autores falecidos que não tenham deixado sucessores; as de autor desconhecido, ressalvada a proteção legal aos conhecimentos étnicos e tradicionais.

(fonte: Wikipedia)

E o que isso significa para nós, leitores?

Que há uma biblioteca inteira de livros que podemos baixar da internet, sem infringir qualquer direito autoral. São livros dentro da lei e de graça! Para quem gosta e quer ler livros clássicos, é um prato cheio.

Que demais! Por onde eu começo?

Para ler livros em português, tanto de autores brasileiros e portugueses como de outros autores traduzidos, há o portal Domínio Público, do Ministério da Educação: www.dominiopublico.gov.br. Lá você encontra livros de Machado de Assis, Joaquim Nabuco, Shakespeare e até A Divina Comédia de Dante Alighieri.

Outro site legal é o do Project Gutemberg - www.gutenberg.org. Ele possui um acervo com mais de 40 mil e-books grátis, sendo possível baixá-los em formato epub, Kindle, PDF ou ler diretamente no navegador. Para quem lê em inglês, esse é "O" site, mas ele também contém livros em outras línguas. Alguns autores conhecidos que estão lá: Jane Austen, Conan Doyle, Mark Twain, Lewis Carroll; entre muitos outros.

Eu baixei no Project Gutemberg, por exemplo, a obra completa de Edgar Allan Poe (culpa da Ágata que me influenciou com as resenhas dela). São cinco volumes de contos do autor. Logo terei lido alguns e aí falo mais deles para vocês!


Imagem do título: Episódio de Os Simpsons baseado no poema O Corvo, de Edgar Allan Poe (fonte)
Related Posts with Thumbnails