10 de julho de 2012

O Prisioneiro do Céu

Abri o livro e procurei a página com a inscrição que o estranho deixou, de próprio punho:
Para Fermín Romero de Torres, que retornou de entre os mortos e tem a chave do futuro.
13
(página 20)

Barcelona, 1957. Daniel Sempere está cuidando da livraria de seu pai, quando um homem aparece e deixa um estranho bilhete. A partir daí, seu bom amigo Fermín Romero de Torres nos revela mais sobre seu passado, assim como a relação dele com a família de Daniel.

O livro mistura passado e presente. No passado, conhecemos a história de Fermín; no presente, acompanhamos Daniel. E, mais uma vez, Carlos Ruiz Zafón prova por que é um autor reconhecido internacionalmente.

Este é um daqueles livros que precisam ser saboreados. Eu li devagar, deixando-o me transportar para Barcelona. A melhor parte do livro é o relato de Fermín. Ele tem um humor ácido e sarcástico que me fez rir e anotar diversas frases. Ele é o tipo de personagem que eu gostaria que existisse na vida real e fosse meu amigo. Aliás, foi difícil fechar este livro ao terminá-lo, pois não queria deixar os personagens para trás.

Importante ressaltar também que a tradução deste livro está perfeita, pois não encontrei erros durante a leitura. E não deve ser fácil transpor a linguagem meio poética de Zafón...

Mapa de Barcelona (dentro do livro)

Este é o terceiro livro da trilogia do Cemitério dos Livros Esquecidos:
1. O Jogo do Anjo
2. A Sombra do Vento (resenha)
3. O Prisioneiro do Céu

Porém, como o próprio Zafón escreve no começo do livro, eles podem ser lidos de forma independente. Para mim, só falta ler o primeiro livro, e fiquei com muita vontade de ler enquando lia O Prisioneiro do Céu. Apesar de dar para entender a história sem ter lido os anteriores, eram citados alguns fatos dos outros livros, e acho que teria entendido melhor a relação entre eles se tivesse lido todos. Também recomendo ler antes (ou assistir o filme) O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, para entender melhor o plano criado por Fermín.

Enfim, recomendo e muito este e todos os outros livros! Apesar deste fechar a trilogia, ele deixa um gancho para continuação. Realmente espero que o autor continue a história dos Sempere pois, quanto mais Zafón, melhor.

A capa original é igual à nossa, então, encerro a resenha com um trecho da genialidade de Fermín:

Às vezes acho que Darwin se equivocou e que, na verdade, o homem descende dos cães, porque oito entre dez hominídeos já fizeram alguma cachorrada que ainda não foi descoberta.

Nota:

Onde comprar: Submarino

28 comentários:

  1. nossa, não sabia que este livro era de uma trilogia Oo
    já vi tantas resenhas dele na internet mas nunca tinha visto isso!
    adorei a sua resenha, muito interessante *-*

    ResponderExcluir
  2. Oi Sora,
    Eu acho linda a capa deste livro.
    Mão sabia que era uma trilogia, sempre tive vontade de ler ele.
    Gostei muito da tua resenha.
    Bjos!
    Katielle
    www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi , Sora! Comprei o meu , mas aida não li. Cinco florezinhas? Não esperava resultado diferente, também gosto muito da escrita dele.Eu não tenho o primeiro livro,mas li Sombra dos Ventos sem problemas.
    Quanto à a capa, acho de um lirismo único! Ai, fiquei ansiosa para ler.Fora que eu tenho uma paixonite incurável pela Espanha. rs Minhas férias começaram ontem, então colocarei minha leitura em dia.

    Beijos,Islayne

    ResponderExcluir
  4. Oi Sora, eu sabia que tinha um livro antes desse, mas não sabia que eram três. Morro de curiosidade de ler alguma coisa do Zafón, ainda mais com tantos elogios à escrita do autor, que eu ainda não conheço. Acho que começarei por essa série, de preferência na ordem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Sempre fui curioso pra ler as histórias do Zafon, mas ainda nao tive oportunidade. Sempre ouvindo boas críticas, to ficando mais curioso. Quando é uma trilogia assim, mesmo quando o autor fala que não precisa ler em sequência sempre acho que falta alguma coisa.

    http://tematoa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Legal, amei principalmente o cenário: Barcelona. Esse ambiente incrível em si já tem um ar misterioso.

    http://joicy-santos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sora!

    Eu já li o primeiro livro dessa trilogia, e quase joguei o livro na parede, não gostei muito da narrativa do escritor kkkkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Esse e os demais estão na lista daqueles livros que não ficou louca pra ler quando vou à livraria, mas que sempre que eu vejo penso "preciso ter um dia".

    e esse sentimento se fortalece quando leio críticas que os elevam tanto como a sua.

    Beijinhos pras filhotas-gatinhas

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Sora!
    Sou fã do Záfon,me bastou ler apenas A Sombra do Vento para me apaixonar pelas histórias de suspense do escritor.Tenho certeza de O Prisioneiro de Céu tb é um ótimo livro.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa Sora esse realmente deve ser um livro que tem que ser lido com calma, sem pressa.... pra curtir o enrendo.. muito legal, conheço o autor pelas criticas, ma ainda nao li nada dele =(

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sora!
    Li A Sombra do Vento e apesar de ter tido dificuldades de continuar a leitura, fui recompensada com um final incrível.
    Apesar de não me sentir mto animada para ler outro livro do Zafón (acho que todos merecem uma pausa para muita reflexão e achei um pouco pesado para mim), gostei da sua resenha e pretendo ler por causa do Fermín. Com certeza ele foi o personagem que mais gostei em A Sombra...
    A capa é mto bonita e achei bem interessante o mapa de Barcelona.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Ah, quero muito ler Zafón, mas ainda não tive a oportunidade. As resenhas que leio sobre seus livros sempre são positivas, o que só me deixa com mais vontade ainda, e como diz na resenha, livros para saborear são os melhores, sempre. Quem sabe um dia ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Menina, quero muito ler algo do Zafón. Tô com Marina aqui, mas nunca pego pra ler. Pelo visto vale a pena, ne? A narrativa dele parace ser mt singela e única.
    Vou comprar ou outros livros, inclusive esse que vc resenhou, ai trocamos figurinhas sobre ele. ;)

    Beijoooos

    ResponderExcluir
  14. Oi Sora...
    Amei a resenha, eu quero muito ler essa trilogia porque me apaixonei pela escrita do Zafon quando li Marina (que eu ganhei do Blog :D )
    Pena que os livros dele são tão caros mas tenho certeza que vale muito a pena.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá Sora!!! =)
    Eu não conheço o Zafón, mas a vontae é enorme... eu sabia que esse livro era parte de uma série só que não imaginei que seria o terceiro, pensei que fosse o segundo... Não vi na livraria o primeiro... =(
    Essa história do Fermin é bem intrigante. Essa dedicatória foi de arrepiar!!!
    Gostei do último quote, ele realmente tem um humor peculiar, gosto de personagens assim. E gostei da comparação que ele fez!!!
    Amei a resenha e a dica!!! =)

    ResponderExcluir
  16. Oi ^-^ adorei a resenha e o livro! Eu sei, que como você disse, livros como esse é possível ler sem ter lido os primeiros, mas eu sempre prefiro cumprir a ordem crescente, sabe? HAUSHA Adoro livros com mapas, sei que não tem nada haver, mas acho muito legal, por que mostra a preocupação do autor em lhe passar a estória melhor (: estou louca para ler o livro por ter ganhado 5 estrelas!

    Agente já postou lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  17. Gostei de saber que esse livro faz parte de um trilogia!
    Quero ler todos, parecem ser bem legais!
    Outro livro dele que estou querendo ler e ainda não li é o "Marina".
    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  18. Vejo muitas e muitas pessoas falando bem desse livro, e principalmente do ator... Confesso que comecei a pouco tempo ler o meu primeiro livro dele "Marina" e até gostei do começo, mas estava tão paradinho que deixei "de reserva". rs Vou voltar a ler e quem sabe dar mais oportunidades a outras obras do autor, rs

    Beijos!!

    Ana
    @eufases
    www.euleitora.com.br

    ResponderExcluir
  19. Esse livro parece ser muito bom
    Com todos esse segredos e epocas diferentes
    E não sabia que tinha mais dele...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Estou na metade do livro e estou amando. E como você disse o livro deve ser lido com calma é maravilhosos *--*
    Espero que seja assim até o final!!

    Pausa Para um Café - Resenha de Livros

    ResponderExcluir
  21. Nunca li nada desse autor, mas já assistir o filme “O Conde de Monte Cristo” e gosto bastante da trama. Com relação ao livro em questão o enredo parece ser bom, gosto de livros que misturam épocas.
    *bye*
    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Em será que da pra parar com essas resenhas maravilhosas? u.u kkkkkkkkk, é não. Poxa cada livro melhor que o outro, minha listinha só aumentando e eu aqui sem dinheiro :(. Mas espero ler em breve :)
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  23. Confesso que tenho muita vontade em ler algo desse autor, porém quando vou comprar livros por incrível que pareça nunca me lendo de nenhuma das obras dele. A sua resenha me deixou ainda mais curiosa e instigada, preciso ler esse livro urgentemente.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  24. Adorei Sora!!
    Simplesmente adorei!
    Fiquei super curiosa pela personagem Fermín. Ele me pareceu mesmo bem intrigante. Não gosto de ler livros de séries fora de ordem, vou adquirir os anteriores a esse.
    Se eu ainda tinha alguma dúvida se devia ou não ler O Prisioneiro do Céu, a dúvida acabou com o trecho que vc postou!!!

    Parabéns pela resenha!!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  25. hahahaha Nossa, ADOREI o quote <3
    tem uns autores que tem essas sacadas, né? Geniais *-*

    Ainda não li nada do Zafón, mas juro que só esse quote já me deixou morrendo de curiosidade ;_; hahaha

    Beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  26. Só falta eu ler este, os outros eu li! Sou apaixonada pela série. Você já leu Marina? Não faz parte da quadrilogia (ainda falta um livro a ser lançado) mas a escrita deliciosa do Zafón está lá =)

    ResponderExcluir
  27. A capa desse livro é muito linda! Me transportei para dentro!

    ResponderExcluir
  28. Já vi tanta gente elogiando este autor que estou achando que eu sou a unica que não gosto. Sei lá, não senti qualquer atração pelo livro quando li as resenhas que já encontrei por ai ou a sinopse.

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails