16 de agosto de 2012

Helena de Troia

A adúltera. Assim me chamam os homens da tripulação. A adúltera.
Fazem isso às escondidas. Mas eu ouço.
Meu nome é Helena, nasci em Esparta, mas me fui de lá por amor.
Diziam que eu era a mulher mais bela do mundo.
(página 9)

Esta é a história da batalha de Troia, contada por aquela que a desencadeou: Helena, que deixou seu esposo, Menelau, para viver com Páris.

Eu gosto bastante de mitologia grega e a história de Troia. Eu adorei, por exemplo, o filme Troia. Achei que ia gostar bastante deste livro, afinal, é a mesma história sob o ponto de vista de uma mulher - para mim, seria fácil me identificar com ela. Porém, o livro não atingiu minhas expectativas.

O título original do livro, em italiano, é Memorie di una cagna. Traduzindo (com Google Tradutor, porque não entendo italiano): "memórias de uma cadela". E é exatamente desse modo que Helena nos é mostrada neste livro, uma vadia, uma puta (ela mesma se chama assim). Ao invés da moça de beleza virginal, que deixou seu esposo, ao qual foi casada à força, por amor, nos é mostrada uma Helena diferente. Não tem como dizer isso de um jeito mais sutil: ela dorme com todo mundo!

Páris e Helena no filme Troia (fonte)


Até aí tudo bem, afinal, cada um vai para a cama com quem quiser. Mas as ações da Helena são descritas sem motivo nem explicação. Por exemplo, no começo do livro, Helena fica com Diomedes, Aquiles e Menelau, em apenas duas páginas. Mas por quê? Não sei, a narrativa é confusa e não consegui entender porque ela deixou um para ficar com outro. No caso que eu citei, Diomedes some do nada, Aquiles surge e eles já vão dormir juntos. Aí de repente ela está casando com Menelau. Acabei não criando vínculo algum com Helena e não consegui me identificar com a personagem.

Para mim, esse é um livro que tinha tudo para dar certo. A guerra de Troia já gerou incontáveis adaptações no cinema e na literatura, justamente por ser uma boa história. Eu gostei bastante da história deste livro, mas me decepcionei com a protagonista. Esperava uma heroína romântica, torcer por Helena e seu amor por Páris. Mas encontrei, como diz o título original, uma vadia.


Outras capas:

Nota:

Onde comprar: Submarino - R$19,90
Related Posts with Thumbnails