14 de agosto de 2012

Jogos Vorazes

Você se torna elegível para a colheita no dia em que completa doze anos. Nesse ano, seu nome é inscrito uma vez. Aos treze, duas vezes. E assim por diante até você atingir a idade de dezoito anos, o último ano elegível, quando seu nome aparece sete vezes no sorteio. É assim que acontece para todos os cidadãos nos doze distritos em todo o país de Panem.
(página 19)

Em um futuro indeterminado, em Panem, país dividido em doze distritos, todos param para assistir aos Jogos Vorazes - uma competição televisiva entre adolescentes de todos os distritos, em que eles devem lutar entre si até sobrar apenas um vivo. Quando o nome de sua irmã mais nova é sorteado, Katniss Everdeen se voluntaria como Tributo e parte, junto com Peeta, o filho do padeiro, para a próxima edição dos Jogos Vorazes.

Aposto que todos que estão lendo esta resenha já leram o livro, assistiram o filme ou pelo menos ouviram falar de Jogos Vorazes. Eu já tinha lido várias resenhas que amaram o livro, mas só quando o filme foi lançado que eu finalmente consegui uma promoção boa no Submarino e comprei o box da trilogia - afinal, é livro da Rocco, e Rocco nunca tem promoção. As expectativas estavam super altas, pois todo mundo estava falando de Jogos Vorazes... E posso dizer que agora entendo porque a trilogia tem tantos fãs.

Eu devorei e amei esse livro! Na contra-capa, tem um comentário da Stephenie Meyer (sempre ela), que diz o seguinte:

A história me fez passar várias noites em claro porque, mesmo quando terminava de ler, ficava acordada pensando.

E foi exatamente assim que eu fiquei! Eu parava de ler porque precisava, não porque queria, mas ia dormir pensando na história. Até sonhei com ela!

Katniss e Peeta em cena do filme (fonte)


Vamos ser sinceros: a história de jogar um monte de gente numa arena e deixar todo mundo se matar não é nem um pouco original. O mangá e filme japonês Battle Royale, por exemplo, tem uma história parecida; Stephen King, em O Concorrente, descreveu um reality show difícil de se sair vivo. Independente de "quem copiou quem", o jeito que Suzanne Collins descreve os Jogos Vorazes é ótimo! Senti-me na Arena, sofrendo com os personagens.

Falando neles, adorei Katniss, Peeta e Rue! Katniss, apesar de ser boa em tudo que faz, é bem cabeça dura e fiquei com bastante vontade de bater nela (e com dó do Peeta). Foi até difícil fechar o livro, pois queria continuar com eles... Apesar disso, esse é o tipo de livro em que eu NÃO gostaria de estar dentro dele. Bem melhor ficar esticada no sofá com um livro e tomando leite com chocolate, do que correndo de vespas assassinas.

A autora Suzanne Collins (fonte)

Algo que achei interessante em JV é que, por ser uma distopia, eu esperava algo do tipo: protagonista se rebela contra o governo e salva o mundo. Porém, isso não ocorre! Isso não é ruim, JV simplesmente entrega exatamente o que promete: um reality show violento. Claro que isso me levou a uma reflexão interna, mas aí depende exclusivamente do leitor.

A única coisa que não gostei no livro, que não entra na minha cabeça, foi a história das bestialidades, que aparecem no final. Achei que ficou muito perdido e sem explicação. Mas tem mais dois livros pela frente, então vou aguardar por uma resposta.

Antes eu havia lido outra série da Suzanne (Gregor) e pude perceber que JV é uma escrita mais adulta. E adorei! Espero não me decepcionar nos próximos livros. E que venham os próximos Jogos!

Obs: Stephen King também resenhou este livro, para a revista EW. Leiam aqui (em inglês)


Capa original:

Nota:

Onde comprar: Submarino - Livro 1 | Box da trilogia com bottom

31 comentários:

  1. Ai tava doida para ler sua resenha, e ficou realmente ótima.. rsrs acho que sou agora a única pessoa que ainda não viu o filme e nem leu o livro.. rsrs ai que vontade de comprar!!!
    Mas tem uns 15 livros aqui em casa esperando na fila, e decidi que vou ler mais alguns antes de comprar mais.. rsrs

    Aguardo suas conclusões finais Sora
    Boa semana para vc

    Abraços
    Gabi

    ResponderExcluir
  2. Adoro o assunto dessa saga, realmente um pouco diferente, porém nunca li...
    Sua resenha ficou maravilhosa Sora!

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  3. Oi Sora,
    Eu ainda não li o livro e não vi o filme, mas estão na minha imensa lista. Gostei muito da tua resenha e assim como em outro ligares falam maravilhas desta série.
    Beijos!
    Katielle
    www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Sora,

    Adorei seu texto. Confesso que ao ler algumas sinopses e resenhas não tive muita vontade de ler a série. A ideia de um torneio envolvendo adolescentes me pareceu forçada demais para engolir. Mas me recordo de outra série que me puxou pelo braço: Harry Potter. Outra que atualmente provoca em mim as mesmas sensações descritas por você é: As Crônicas de Gelo e Fogo, simplesmente impossível fechar o livro. Talvez um dia eu leia JVs também.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Sora, eu fico meio assim com esta série, às vezes tenho vontade de ler, outras não. E, depois, esta semelhança com Battle Royale me incomoda, mas não sei se é mesmo plágio como alguns dizem.

    Bom, quando conseguir pegar uma boa promoção vou dar uma chance, quem sabe ela também me conquiste.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Sora!
    Cometi a infelicidade de assistir o filme antes de ler, devido a isso esperava mais, não da estória que é bem original, mas dos jogos em si, eu sei que o livro deve ser muito melhor, mas se tornou algo previsível por ter assistido o filme.

    Quem sabe eu ainda leia.
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sora!
    Eu gosto de JV, mas acho Mundo Em Caos tão absurdamente melhor e mais lindo <3 hahaha

    Okay, coisas diferentes, mas são ambos distopias bem violentas, então me dou o direito de compará-los haha

    Ao contrário de você, eu ODEIO a Katniss com todas as minhas forças ><" Acho que se o livro fosse narrado pelo Peeta, seria infinitamente mais agradável.

    Das bestas, eu não me lembro se explicam... acho que não (?) haha Mas não tenho certeza :P

    Beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Sora!! Eu amei esse livro!!! Da primeira a ultima pagina e estou com o DVD aqui em casa para ver o filme. Espero gostar.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oie!

    Eu vou comprar essa trilogia! Eu preciso comprar essa trilogia kkkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Sora,

    sou louca para ler a série! Vi o filme e gostei, apesar de que a história pareceu meio chata. Mas só lendo o livro mesmo para saber, não?

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente AMO Jogos Vorazes!!!! A saga queridinha do momento, ótima história!
    Beijos! Raquel
    http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Sora, amei sua resenha, eu tb nao gostaria de estar dentro do livro!!

    Eu amei este livro ^^

    beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Sora! O que eu mais gosto no JV, e acho que não consegui expressar isso o suficiente nas minhas resenhas, é que o livro obriga o leitor a pensar! Ele é um ótimo entretenimento, então é difícil que alguém o largue quando a coisa fica séria!
    Acho que as bestialidades são só coisas artificiais criadas para mexerem com o psicológico dos tributos, não acho que tinham nada dos tributos mortos, só pareciam eles..

    Adorei sua resenha!
    Beijão
    desigusson.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Sora, o único livro da autora que li foi este, e eu também amei. Mas ainda não comprei os livros restantes exatamente por isso, são muito caros.
    Também não entendi a parte de bestialidades no fim, pareceu desconexo. Mas, vou aguardar uma explicação melhor ;x
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Pois é, eu entrei na real fissura depois de ver o filme. Vi que PRECISAVA ler o livro. E terminei agora no almoço A esperança.

    Também esperei baixar o preço (eia Rocco! Quando lembro quanto paguei nos Harry Potters da vida, dava pra comprar 3 livros hoje pelo o que eu paguei há anos)., e depois que eles chegaram, eu esperei pelos momentos adequados de poder me dedicar a eles.

    Eu AMEI Jogos Vorazes. Mais do que os outros dois. Embora enha amado toda a série. E fique tranquila Sora, tem muita distopia pela frente se você ainda enxergou pouco dela no primeiro.

    Eu gosto muito de Katniss, não por me identificar com ela. Mas porque eu consigo compreender seus pensamentos e ações. Isso me fascina. Ela é alguém de acordo com o meio que vive, de acordo com suas vivências.
    Semana que vem pretendo resenhas a série. Aí podemos trocar mais algumas figurinhas.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Sora!
    Tenho muita vontade de ler JV,nunca li nenhuma resenha negativa sobre a trilogia.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu já assisti ao filme e para ser sincera não fiquei muito empolgada com o enredo e acredito que os atores também não ajudaram muito.
    Ótima resenha!!!
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  18. Eu AMO esta trilogia hehe!
    Beijoss!

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Claro, que como muita gente também já ouvi falar dessa trilogia, mas nunca li o livro nem vi o filme :(, espero poder conhecer logo!
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  20. Será que sou o único que ainda não leu Jogos Vorazes? Preciso ler a série, o mais breve possivel! Todos falam bem e só eu que ainda não li. Ótima resenha!

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. É praticamente impossível não gostar desse livro, né, Sora?
    Eu ainda não li A Esperança, mas já amo a série, é incrível! Ela proporciona muitas reflexões mesmo e é esse um dos fatores que mais gosto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Gostei bastante do livro, apesar de ter começado a ler meio insegura pela alta expectativa que o burburinho todo gerou em mim. Também achei aquela parte no final muito idiota... Estou com Em chamas já, vou ler em breve!

    ResponderExcluir
  23. Bem-vinda ao mundo dos apaixonados por Jogos Vorazes rsrs É impossível não gostar *-*
    A Steph realmente tem razão, a história fica na nossa cabeça na hora de dormir e até mesmo muito depois de terminarmos de ler, é incrível!

    Infelizmente não tive oportunidade ainda de ler Em Chamas, mas espero fazer isso ainda esse ano, né? rs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  24. Não vi o filme e infelizmente nem li o livro também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  25. Oi Sora...
    Bom, eu não li nem assisti. XD
    Confesso que não tenho tanta curiosidade sobre ele... tanto que essa é a primeira resenha que me arrisco a ler, as outras ignorei....
    Eu não gosto de lutas estilo Gladiador... é impensável para mim.

    ResponderExcluir
  26. não é muito o meu estilo literário e quando li algumas resenhas nenhuma me atraia tanto, mas esses dias atras uma amiga minha elogiou bastante o livro, e agora a sua resenha tbm me encantou bastante.
    quem sabe eu leia... :P

    ResponderExcluir
  27. Oie!
    Poxa, que ótimo que vc gostou do livro! Tb tive vontade de bater na Katniss algumas vezes... rs Adorei a Rue e odiei o que aconteceu a ela, embora seja uma das partes mais bonitas do livro. Quase chorei (ou chorei mesmo, não lembro rsrs).
    Gostei da resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi,Sora!
    Eu também fiquei inteigada e vivenciei cada uma das aventuras juntos com os personagens. Eu também não gostaria de entrar no livro,prefiro ler no meu sofá. Acho que você não se decepcionará com os outros livros.Se bem que para mim, o último livro é o que eu menos gosto.

    Abraços,
    Islayne

    ResponderExcluir
  29. Ainda não li e nem assistir
    Mas to com muita vontade e quando pintar a oportunidade, vou passar na frente de um monte

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Meu santo simplesmente não bate com este livro, talvez seja o fato de que os fãs dele criticam muito twilight e eu realmente não admito isto, por este motivo nunca dei uma chance a esta obra. Mas já ouvi bastante sobre ele, algumas amigas já leram e gostaram e me contaram um pouco do enredo. Eu sou uma pessoa que ama romances água com açúcar e talvez esse seja o grande problema, para mim JV só tem morte. Enfim, quem sabe um dia quando eu tiver um tempo e não tiver livros mais interessantes para ler eu não dê uma chance? Ou quem sabe quando os fãs de JV respeitarem os de Twilight eu posso perder meu precioso tempo com este livro?

    ResponderExcluir
  31. Não sei porque, mas meu santo simplesmente não bate com este livro, talvez seja o fato de que os fãs dele criticam muito twilight e eu realmente não admito isto, por este motivo nunca dei uma chance a esta obra. Mas já ouvi bastante sobre ele, algumas amigas já leram e gostaram e me contaram um pouco do enredo. Eu sou uma pessoa que ama romances água com açúcar e talvez esse seja o grande problema, para mim JV só tem morte. Enfim, quem sabe um dia quando eu tiver um tempo e não tiver livros mais interessantes para ler eu não dê uma chance? Ou quem sabe quando os fãs de JV respeitarem os de Twilight eu posso perder meu precioso tempo com este livro?

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails