1 de agosto de 2012

Resenha do leitor: Sou Louco Por Você

A resenha de hoje é de um romance e foi escrita pela Isie, do blog de Dai para Isie. Vamos conferir?

• Editora: Planeta
• ISBN: 9788576656142
• Autor: Federico Moccia
• Ano: 2011
• Páginas: 347
• Título Original: Ho voglia di te
• Tradução: Sandra Martha Dolinsky

- Resenha

Stefano, ou Step, é um jovem adulto, que volta a Roma após dois anos de estudos em Nova Yorque. Claro que o motivo real de sua viagem é a dor de cotovelo por ter perdido seu primeiro amor, Babi. Já nos momentos iniciais do livro, Step se mostra uma espécie de galã, contudo, um tipo nada convencional. Repleto de testosterona, ele relembra suas peripécias adolescentes: brigas, sua prisão e, claro, momentos marcantes que viveu com Babi.
Durante a primeira parte do livro, como considerei os dezessete capítulos iniciais, os acontecimentos parecem nada ter a ver com o que está descrito na sinopse. Provavelmente, porque Sou Louco Por Você é a continuação de outro romance: Três Metros Acima do Céu. Então, conhecemos personagens diversos e somos envolvidos em subenredos que não fazemos ideia de onde vão dar. Por um longo tempo, parece mesmo que tais cenas aconteceram por acaso, mas o autor termina resolvendo quase todos esses conflitos no final.
A partir do décimo oitavo capítulo, a história começa realmente a nos empolgar. É quando conhecemos Ginevra, ou Gin, uma garota de dezenove anos que tem um comportamento muito peculiar. Ela adora praticar artes marciais, gosta de brigar, de xingar e de ser desafiada, mas tem um temperamento perfeitamente feminino - ao menos segundo a ideia de Step - e se veste super bem. Juntos, esses dois nos fazem viajar em muitas aventuras, todas no limite do perigo e da paixão. Mas a história não fica por aí. Step tem profundos conflitos familiares, o que é dissecado de forma bastante lenta durante todo o livro. Além disso, a família de Babi também tem problemas, e estes são até maiores que os da família de Step.

- Comentário

A princípio, confesso que não gostei muito do livro. O autor xinga bastante e narra cenas que considerei impróprias para menores. No entanto, resolvi continuar a leitura porque Federico Moccia tem uma forma de escrever super diferente. Ele narra em primeira e terceira pessoas, tempo presente, só que não nos dá a mínima ajuda para identificar que o narrador foi trocado. Assim, Step está narrando e no parágrafo ou no diálogo seguinte quem narra é Gin, e o narrador volta a ser Step do mesmo jeito que passou a Gin. Federico também não sinaliza quem está falando nos diálogos, de modo que precisamos prender bastante a atenção durante a leitura. A presença dos verbos discendi (disse, fala, murmura...) é quase inexistente, bem como o uso de pronomes pessoais no início das frases - sobretudo, nos primeiros capítulos.
Mas a história, com seu clima divertido e emocionante, realmente me surpreendeu. Step foi progredindo paulatinamente e terminou se tornando um cara transbordante de testosterona, mas muito, muito romântico mesmo. E não foi só isso, a forma como a problemática final foi resolvida envolveu pequenos detalhes que pareceram soltos lá no início do livro. Eu diria que Federico escreveu um desfecho brilhante, e isso apagou a impressão ruim que tive dos capítulos iniciais do livro. E, só pra constar, eu vibrei com o final do pai de Ginevra!
Por fim, recomendo a leitura para jovens acima dos 16 anos e adultos. Acho que os personagens se mostraram inconsequentes demais para que o livro seja lido por adolescentes.

Minha avaliação: Muito bom!

Nota:




Sobre a resenhista - Isie Fernandes:
Isie Fernandes sempre foi inclinada às artes. Indo da música ao teatro, e passando pela dança, jamais abandonou suas atividades literárias. Casada, cristã, estudante de Gastronomia pela Universidade Federal da Bahia e pesquisadora da Bíblia, graduada pelo Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil, dedica-se especialmente à construção de romances, crônicas e contos.

http://isiefernandes.blogspot.com
http://twitter.com/IsieFernandes
http://facebook.com/dedaiparaisie
isiefernandes.contato@gmail.com

22 comentários:

  1. Esse livro me desperta curiosidade, no entanto creio que acabarei não gostando tanto dele... mas sei lá... é sempre bom conferir uma escrita diferente, pode surpreender positivamente!!!

    ResponderExcluir
  2. E olha que, começando a ler a sinopse, pensei, este livro deve ser leve! Bom saber, assim como de que é uma sequência, os mais desavisados - como eu - podem começar por aqui. A Planeta tem títulos que despertam meu interesse, vou anotar o nome do autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu olhei e pensei, "hoje de novo?". Esse livro deve estar me perseguindo "me leia me leia!!!!"

    Muito legal a resenha, ele vai entrar pra minha lista de necessidades de leitura.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi SOra e Isie!!
    Eu tenho um pé meioa atrás com esse autor. Sempre encontro resenhas super psoitivas e outras totalmente desaniamadas. Ainda não me senti realmente tentada a ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    O livro tem uma capa super linda!
    Pelo visto é um pouquinho complicado devido esse lance de troca de narrador e talz.

    Eu não me interessei muito pelo livro pelo apelativo de xingamentos, não sou muito de acordo com excessivos disso. :T


    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie!

    Estou com o livro em casa mais ainda não consegui pegar para ler =(

    Até o filme ainda não assisti kkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha! Gostei muito da forma como o descreveu. Eu sempre quis ler os livros do Federico Moccia, mas acho que vou começar por "Desculpa se te chamo de amor", me parece uma leitura "mais fácil" hehe :)))
    Beijos! Raquel - http://spaceindaze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não conheço o autor, mas a obra me pareceu deveras interessante! Fiquei curiosa para ler o estilo da escrita dele.Apesar dele não identificar os narradores,acho que pode despertar nossos olhos para que fiquem mais atentos! Acho que pode ser uma leitura diferente do que estou acostumada.

    Abraços,
    Islayne

    ResponderExcluir
  9. Adoro os livros do Federico,infelizmente esse foi o que menos gostei.Acho que não me adaptei aos personagens.
    Boa Semana.

    Mariana - World of Tori Vega.
    @mariworldoft_

    ResponderExcluir
  10. Ei Sora, eu adorei a forma de escrever da Isie! E a resenha também, já que faz tempo que estou de olho nos livros do autor mas ainda não tive oportunidade de ler. Já tenho Desculpa se te chamo de amor, mas ainda não consegui pegá-lo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. amooo o Federico, infelizmente ainda não li esse livro. Pelo menos o livro três metros acima do céu eu gostei, mas parece que nesse vou encontrar uma leitura mais "adulta".

    bjos,
    http://www.just-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Gostei muito da tua resenha, da tua sinceridade. Bom voltando do livro, coloquei no skoob para ver se rola mais pra frente. Por agora na minha listinha tem outros.


    Selene Blanchard
    Bacio,Moda & eu

    ResponderExcluir
  13. O Federico Moccia não me pegou, Sora!
    Li Carolina se apaixona e achei somente ok.

    Quem sabe ainda não lhe dou uma outra chance??

    Bjks
    Bia
    www.amormisterioesangue.com

    ResponderExcluir
  14. desde que este livro lançou estou de olho nele, mas ainda não tive oportunidade de comprar :(

    ResponderExcluir
  15. Oie! :)
    A capa é linda, mas o conteúdo não
    me interessou muito, então passo esse livro...
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  16. A capa é fofa,mas o texto não me empolgou.

    Bjoo.

    Nome de seguidora: Gladys Freitas.

    ResponderExcluir
  17. Oh, que resenha linda *-*
    Jura mesmo que as falas são tudo bagunçadas assim? :O hahahaha
    GENTE, eu já sou lerda, acho que ia me perder muito :P

    Já ouvi falar tanto dos livros desse moço, que confesso que tenho até certa curiosidade de ler. Vamos ser se tomo coragem um dia :D haha

    Beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, pessoal.

    Fico contente pelos comentários. Apesar de a mudança de narradores ser repentina, o livro é bom. Os personagens têm personalidade forte, pra quem gosta disso, esse romance é perfeito.

    Em breve, voltarei para visitar os blogs de vocês, os comentaristas. ;)

    Beijos e queijos pra Sora!

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  19. Nunca ouvi falar desse livro e não conhecia o autor. Não gosto de ler livros que são continuação de outros, mesmo que isso pouco interfira na leitura. Achei a capa linda e sinceramente achei que era um livro bem levinho rsrsrs.

    ResponderExcluir
  20. Faz muito tempo que quero ler este livro
    Foi um dos primeiros da minha lista gigante
    Mas infelizmente, até agora não consegui

    Beijos
    @pocketlibro

    ResponderExcluir
  21. Olá, eu li o primeiro livro e sou fã, mais ainda não consegui ler a continuação mais logo estarei mudando esse erro.

    Também acho a forma do Federico escrever diferente de uma maneira boa.

    Para quem não viu ou não sabe os dois livros tem adaptações cinematográficas que são ótimas!

    Beijos
    http://osuficientee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Caramba apenas no capítulo 18 que a Ginevra aparece? Eu assisti ao filme e ela aparece logo no começo. Sinceramente? Eu ainda preferia que ele tivesse ficado com a Babi, não fui nada com a cara da Ginevra u.u
    Bem, acho que vou ter muita raiva do livro, tanto quanto tive do filme por não ter terminado do jeito que eu queria, mas tenho que ler, né?
    O primeiro e único livro que li do Federico Moccia foi Desculpa se te chamo de amor, eu gostei muito dele, porém as vezes o Federico Moccia me confundiu com tantos personagens que havia em uma cena, o pior era que ele não indicava quem estava falando e isso me fez voltar várias vezes para o inicio da cena para eu poder entender.

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails