30 de agosto de 2012

Starters

Ouvir aquelas palavras fez com que tudo parecesse real. Aqueles Enders velhos e caquéticos, com braços e pernas tomados pela artrite, tomando o controle do corpo daquele adolescente durante uma semana, vivendo dentro de sua pele. Meu estômago começou a se revirar. Eu queria sair correndo, mas uma ideia me mantinha ali.
Tyler.
(página 15)

Durante a Guerra dos Esporos, uma arma biológica fez com que todos os adultos entre 20 e 60 anos morressem. Enquanto os Enders (60+) vivem cheios de dinheiro, os Starters (20-) que não tem avós ricos moram nas ruas e fazem de tudo para sobreviver. Para ajudar seu irmão caçula que está doente, Callie  recorre à Prime Destinations: uma empresa que aluga corpos de adolescentes aos velhos.

O começo de Starters me lembrou outra distopia que li recentemente - Jogos Vorazes. Callie é transformada fisicamente pela Prime Destinations para ficar mais atraente aos seus "inquilinos", assim como faziam com os Tributos. Depois, me lembrei do filme Os Substitutos, por conta do empréstimo de corpos (no filme são robôs, mas é parecido). Porém, apesar das semelhanças com outros livros/filmes, Starters é um livro bem diferente.

Acho difícil alguém não simpatizar com Callie. A menina faz de tudo pensando em seu irmão, Tyler. Seus desejos são ter uma casa para morarem, comida na mesa, cobertores para se aquecerem... Coisas básicas que muita gente, no nosso mundo real, também não têm. A Prime Destinations parecia ser o lugar que ia resolver todos os seus problemas, mas muitas coisas acontecem, fazendo com que a PD seja, na verdade, a origem de todos os problemas.

Trecho do book trailer (YouTube)

Starters foi a melhor distopia que li este ano. Enquanto lia, imaginava tudo na minha cabeça, como se fosse um filme. Mas um filme bem tenso! Acabei com minhas cutículas (tenho mania de arrancar as "pelinhas" em volta das unhas quando estou nervosa). O final é ótimo, ao mesmo tempo que dá algumas respostas, me deixou com uma interrogação enorme na cabeça.

A série Starters & Enders é formada por:

0.5 - Retrato de uma Starter (e-book disponibilizado gratuitamente pela Novo Conceito)
1 - Starters
1.25 - Portrait of a Marshall (inédito no Brasil)
1.5 - The 3rd Unhidden Story (será publicado nos EUA em outubro/2012)
2 - Enders (será publicado nos EUA em 2013)

Starters é recomendado a todos que gostam de histórias de ficção científica e futuros alternativos. Não vejo a hora de ler Enders e saber se minhas teorias estão corretas!

Outras capas:

Nota:

Onde comprar: Saraiva
Related Posts with Thumbnails