16 de outubro de 2012

Adormecida

Tentei me agarrar aos meus sonhos estases o máximo que pude. Esse era meu jogo, lutar para manter o rumo entre aquelas imagens nebulosas onde era sempre tão fácil se perder. (página 7)

Após ser mantida em uma espécie de coma por 60 anos, Rose Fitzroy é acordada por um jovem. Ela descobre que o mundo como ela conhecia mudou completamente e que agora ela é a herdeira da empresa que era de seus pais. Porém, por que a deixaram dormir por tanto tempo?

Pela capa pensei que este era um romance sobrenatural baseado na história da Bela Adormecida. Porém, apesar de ser uma espécie de releitura do famoso conto de fadas, é uma história de ficção científica.

Estamos em um futuro onde uma única companhia domina, onde a tecnologia é avançada o suficiente para levar o homem a outros planetas. E onde qualquer um pode ser colocado para dormir.

A história de Rose é chocante. Imagine que você tem um filho, mas ele chora demais, ou quebra alguma coisa, e você pode colocá-lo para dormir porque não quer lidar com ele. Agora, imagine que você vai viajar e não quer levar o filho com você; então, por que não deixá-lo "dormindo" em casa? É o que os pais de Rose fazem constantemente, prendendo-a em um corpo de criança. Apesar de ela aparentar ter 16 anos, ela possui mais de cem. É assustador ver como o psicológico da menina fica abalado, como ela desenvolve uma espécie de Síndrome de Estolcomo dos próprios pais.

Todo livro tem algo a melhorar e, no caso deste, é o desenvolvimento do futuro, pois algumas coisas não ficaram claras. Por exemplo: os personagens usam um aparelho chamado "supertablet", mas não vi nada de diferente neles dos tablets atuais (e o livro foi publicado originalmente em 2011). São pequenos detalhes, mas não consegui deixar de reparar.

Porém, eu gosto de histórias de ficção científica pois, apesar da história se passar em um futuro, é possível relacioná-la com a nossa realidade. Como o fato de se colocar Rose para dormir. Imaginem se isso existisse hoje? Aposto que muitas pessoas iriam usar.

Além disso, a história é bem construída e os mistérios vão se resolvendo aos poucos. O final já deixa um gancho para uma continuação, porém, não há outros livros publicados.

Para quem gosta de histórias distópicas e/ou ficção científica, recomendo este livro!

Foi muito estranho absorver os pensamentos de uma pessoa que estava se apaixonando por mim. Era como se um arco-íris de luzes penetrasse a minha mente. (p. 87)

Outras capas:

Nota:

Onde comprar: Submarino

19 comentários:

  1. parece ser um livro legal. quando vi pela capa imaginei que seria um conto da bela adormecida só que sobrenatural tbm :P
    já tem o filme deste livro, não tem?
    e não gostei das outras capas, achei a "original" mais bonita :P

    ResponderExcluir
  2. Oie!!!
    Gente imagina o que teria de pais colocando os filhos para dormir... Melhor nem inventarem um lance desses kkkk Aqui no rio vejo tantas mães passeando e os filhos lá atrás andando com as babás. Sempre fico pensando pra que ter filho então neh... Mas voltando ao livro eu adoro essa capa, estou doida pra ler ele, mas tinha lido umas resenhas falando mal, aí fiquei meio assim rsrsrs Acho que vou comprar pra ver no que dá neh =D
    Bjoss

    ResponderExcluir
  3. Eu estou curiosa com esse livro, porém não explodindo. Vou esperar um preço legal, alguém me emprestar, alo do gênero. Curti o nome e a capa que veio pra cá é a que mais me encanta.

    A proposta da autora é inusitada, embora lembre algumas questões de outras ficções (pensei um pouco em Vanilla sky, mesmo que não tenha ligação direta).

    Curte a resenha e saber que você gostou me deixa mais afim de lê-lo.

    Boa semana Sora!
    Lise
    liliescreve.blospot.com

    ResponderExcluir
  4. Caraca!!! Com certeza se possuissemos essa tecnologia hoje em dia muitos iriam usar e abusar dela.
    Para mim isso é apenas um ato criminoso. Como pais poderiam fazer isso aos próprios filhos é algo que escapa da minha compreensão.
    Com certeza vou querer ler esse livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Sora!

    Esse livro está marcado para futuras aquisições \o/

    bjs!

    ResponderExcluir
  6. Eu ja não gosto muito de ficção cientifica, são poucos os que me prendem, achei interessante e quero ler este livro.. Amei a Capa!!

    bjs Sora
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sora, terminei de ler "Adormecida" na semana passada e gostei muito também, é bem desenvolvido, e trás um ar sombrio para a história da Bla adormecida - apesar de eu também ter esperado algo mais sobrenatural. Em alguns momentos senti pena de Rose, deslocada em um mundo que não é o dela. Belo livro ;) quem puder leia.

    ResponderExcluir
  8. Quando ouvi falar desse livro, pela primeira vez, pensei que o enredo se tratava de uma coisa totalmente diferente, apesar disso se eu tiver uma oportunidade, lerei ele com certeza.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  9. Ei Sora,

    Ah eu quero porque sou fã de distopias, mas é bom saber que nem tudo são flores, eu tbm reparo nestes detalhes. Não sabia desta relação dela com os pais, preciso ler. ^^

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu estava animada para ler esse livro, mas descobrir agora que ele não era o romance que eu estava esperando, deu uma esfriada na minha vontade, embora a história ainda pareça ser interessante.

    http://valvula-de-e5cape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sora.

    Nossa, não conhecia esse livro e já me apaixonei. Eu tenho três gatos, eles ficam em casa quando viajo e minha mãe vem cuidar deles, será que eu os colocaria para dormir? Bem, seria uma forma de tê-los por mais tempo comigo, mas seria meio cruel, hein? Se isso fosse possível, vários filhos tentariam processar os pais, como no filme em que a menina não quer doar um órgão para salvar a irmã.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  12. Olá, já tinha visto esse livro, e achei a capa bem bonita, a principio o enredo não me interessou, mais agora estou curiosa, e com certeza vou ler!
    Parabéns!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  13. A capa é meiga, mas só me acostumei depois de olhar várias vezes. XD
    Gostei da resenha... e menina, se houvesse mesmo essa possibilidade, seria bem raro ver alguém acordado.
    Uma ideia muito louca... tadinha dormir por tanto tempo por conta dos pais... grande jeito de lidar com as pessoas colocando elas para dormir.

    ResponderExcluir
  14. Oi Sora!
    Apesar dos pontos negativos, estou mega curiosa por essa leitura. Já vi outras pessoas que amaram!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  15. Oi Sora! Este livro está na minha lista de desejos, gosto sim de ficção e acho que vou curtir bastante.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Estou muito curiosa a respeito deste livro, furou fila na minha lista (que está enorme. Ainda bem que não existe e espero que nunca façam nada como esse "negocio" de fazer dormir, seria horrível!
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  17. acho a capa deste livro linda e história bem interessante

    ResponderExcluir
  18. Olá Sora,resenha interessante!
    Agora,gostei da capa,estou curiosa com esse livro
    Pode ser ficção científica, mas consegue chamar a atenção pela resenha,pela capa,história e personagens também

    ResponderExcluir
  19. Eu estou doida para ler esse livro "adormecida", já escutei falar muito sobre ele. Achei ele algo tão incomum! Uma garota adormecida que se dá como desaparecida... Tem coisa mais diferente? Nunca li nada igual!

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails