15 de novembro de 2012

Quero ler mas estou quebrado! E agora?


Economizar é sempre bom! Mas tem vezes que nem isso conseguimos... Todo o dinheiro que entra, sai, e não sobra muita coisa para os livros.

Foi pensando nisso que decidi escrever este post, reunindo algumas dicas para ler mais e gastar menos. ;)

Se você tem ZERO Reais para gastar

1. Pegue livros emprestados. Visite a biblioteca de sua cidade ou a estante de um amigo ou parente e busque um livro que lhe interesse. Ás vezes você pode até se descobrir pegando um livro que dificilmente leria. Foi assim que li Fundação de Isaac Asimov: achei na biblioteca municipal.

2. Troque seus livros. Vale usar Skoob, comunidades, amigos... Escolha alguns dos seus livros que você sabe que não vai ler de novo e passe para a frente.

3. Participe de sorteios. Tem muitos sorteios acontecendo na internet, seja das próprias editoras ou dos blogs literários. Mesmo que as chances de ganhar sejam pequenas, quem não arrisca, não ganha.

4. Leia os clássicos. Eles são de domínio público e podem ser baixados legalmente da internet.

Se você tem ALGUNS Reais para gastar

1. Não compre lançamentos. TUDO, seja livro, DVD, roupas, eletrônicos etc, é mais caro no mês de lançamento. Deixe passar alguns meses e o preço terá caído bastante.

2. Pesquise antes de comprar. Se vai comprar online, existe o site Buscapé, que compara preços entre diversas lojas. Ele, inclusive, dá descontos para quem compra na Saraiva ou Siciliano (falei disso em outro post).

3. Frequente sebos. Se não tem um na sua cidade, visite o site Estante Virtual, que reúne sebos do Brasil inteiro. É possível encontrar diversos livros novos por preços mais baixos.

4. Fique de olho nas promoções. O Submarino, por exemplo, faz promoções relâmpagos em que o preço dos livros chega a cair 60%. É só acompanhar o Twitter deles.

E vocês, o que fazem para economizar na hora de comprar livros?

(imagem do banner via Leis de MERF)

35 comentários:

  1. Muito boas as dicas, eu faço algumas. Tipo, eu participo muito de promoções de blogs e sempre de olho na promos do submarino por 9,90 ou menos. Semana passada consegui Despertar (Watesong 01) por 5,98! Já sebos, eu espero ter uma feirinha perto de onde eu moro (a cada 6 meses + ou -, sempre tem livros novos e usados. Fiz a limpa recentemente na ultima que teve.

    Acho que só acontece comigo, quando vou procurar algo na Estante Virtual, só tem livro mais caros que em lojas online sem contar o frete. Trocar livros tá mais complicado. A lição de não comprar lançamento eu já aprendi,por mais que eu queira ler algo.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das dica!
    Bjos...

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito das dicas, muito úteis. Eu só não consigo trocar meus livros... Preciso tê-los em mãos sempre que quiser lê-los. Ultimamente não ando nem pegando livros emprestados, senão fico desesperada até poder comprar um exemplar para mim. :X
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Sora,

    adorei as dicas!! Ótimo post!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Sora,

    Grandes dicas! Geralmente eu pegava alguns livros na biblioteca e com um amigo. No mais, melhor economizar as moedinhas e ficar de olho nas promoções, como você disse, existem algumas em que o preço do livro cai bastante.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Tudo isso e mais um pouco Sora, menos trocar livros. É difícil. Mesmo quando não gosto, penso que ainda irei reler por uma segunda chance.

    Acho essencial emprestar livros, ~é tão gostoso partilhar com os donos dos livros nossas opiniões.

    Agora se não quer gastar, evite promoções. Compulsivamente você quer aproveitar tudo porque está MUITO barato. (eu ao menos)


    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Sora! Eu já gastei muito comprando lançamentos, agora sou fã de Buscapé, promoções do submarino e sorteios. Boas dicas.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Sora!
    Eu já sigo todas as suas dicas pra quem tem pouco dinheiro pra gastar :)
    As primeiras não sei se funcionariam tanto por vários motivos: não gosto de ler no computador, então descarto o domínio público; se gosto muito do livro, quero tê-lo pra mim, então emprestar não resolve tudo (apesar de cumprir o propósito da leitura); não consigo trocar meus livros.
    No caso, sei que posso ficar muitos meses sem comprar que, ainda assim, terei material pra ler por muito tempo, mas confesso que compro mais pela vontade de comprar, eu gosto da sensação e adoro saber que minha estante está cada vez mais recheada!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Eh isso ai, Sora! Dinheiro nao eh desculpa para nao ler. Ha varias opcoes para quem realmente quer.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  10. Oi Sora!
    Eu sou péssima em economizar quando o assunto é compra de livros. Não resisto a um lançamento e muitas vezes acabo pagando mais caro por isso. O dia em que não der mais pra comprar eu vou finalmente dar uma baixa na minha fila de espera até poder voltar a gastar normalmente.rs
    Ótimas dicas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo post Sora, ótimas dicas, realmente.
    Pesquisar sempre rende uma boa economia para outros livros,e os leitores aumentam sua coleção e também podem ter mais oportunidades de leitura

    ResponderExcluir
  12. Oi Sora, que dicas ótimas! Mesmo que eu sempre guarde um dinheirinho para comprar livros, às vezes uso esses recursos, que além de nos dar oportunidade de ler livros maravilhosos que talvez não leríamos, economizamos um pouquinho.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Eu leio bastante pela internet. Só compro mesmo aqueles q eu quero o MEU exemplar. =]
    E gosto muito de sebos, vc encontra livros novos por bons preços. A minha trilogia Senhor dos Anéis eu comprei toda no sebo... acho até q no mesmo dia, e foi cada um por 10 ou 15 reais, novinho. Na época de lançamento e qnd custava bem uns 40 cada um.

    ResponderExcluir
  14. Ótimas dicas, Sora. Você chegou aos pontos mais importantes pra quem como eu não tem nada pra gastar. AUSUASUA Adorei. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  15. Olá Sora, ótimas dicas!!!
    Estou esperando uma boa promoção para arrematar umas séries que me interessam!!!
    Os livros de domínio público são uma boa pedida tb!!!
    E com toda certeza eu participo de sorteios.
    Bjs, para vc!!!
    Dani!!!

    ResponderExcluir
  16. ótimas dicas Sorita!
    hoje só não ler realmente quem é muito acomodado! haha
    e como você exemplificou bem, nem precisa ter muita grana para fazer isso!

    bj

    ResponderExcluir
  17. Oi Sora,

    Adora a ideia desse post dicas ótimas.
    Sempre faço isso quando estou sem dinheiro pego emprestado em bibliotecas que aqui tem um monte até na faculdade a biblioteca tem ótimos livros, também compro em sebos quando tenho graninha extra rs...
    Beijos

    Mari - Stories And Advice


    ResponderExcluir
  18. Olá!

    ótimas dicas! Hoje em dia só não lê quem realmente não quer! haha.
    Eu sempre estou pegando livros emprestados! haha

    Bom, tem postagem nova lá no blog, se quiser dar uma conferida! dá uma passadinha lá!

    Beijos!

    http://raiseyourheadandread.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Sora!
    Eu sou adepta de trocar livros e procurar promoções hahaha

    Não compro MUITO em sebos - só ás vezes - e nem pego muito livros em bibliotecas, porque prefiro livros novos, mas no desespero vai qualquer coisa, né? hahaha

    Beijooo!

    Ju
    Praticamente Inofensivo ;)

    ResponderExcluir
  20. sempre compro na submarino, pois é o site que mais tem promoções de livros *-*
    participar de sorteios é sempre uma ótima ideia!

    ResponderExcluir
  21. Sora, adorei o post e ótimas dicas!

    Já sigo algumas delas, como a de não comprar lançamentos e visitar bibliotecas. Não é preciso ser dono do livro para se aventurar com ele, aprendi isso cedo e foi muito bom. E, claro, participar de sorteios também é uma ótima pedida ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. ótima dica Sora, eu ando quebrada tb, mais eu tenho bastante estoque aqui hehe
    O submarino é bem mau conosco, faz ótimas promoçoes..

    beijos
    Tem resenha no blog
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Hey, sora!

    Eu penso bastante antes de comprar um livro, geralmente em loja física. Na verdade, não tenho o hábito de comprar virtualmente, como a maioria, até por que o frete para cá é realmente muito caro. Nem sempre, lógico, mas é questão de costume, rsrs. Qualquer dia desses vou procurar uns livros legais para comprar em sites...

    O que mais faço é pegar livros emprestados, sejam em bibliotecas, sejam com amigos e parentes! Isso de comprar em lançamento é realmente desperdício! Meu irmão mesmo comprou um celular em lançamento, pagando 400 reais mais caro...
    ai ai

    Adorei o post!

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Ótimo post. As vezes as pessoas não leem e colocam a culpa no dinheiro, mas isto não é desculpa.

    Quero te convidar para conhecer meu blog: http://leiasempre.com/

    E o Educadores Multiplicadores, um espaço muito legal onde conversamos com outros educadores e podemos divulgar nossos blogs.
    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu não sou somente um leitor compulsivo, mas também possessivo, não basta eu ler, eu tenho que ter o livro na minha estante. Mas vou tentar seguir as dicas ;D

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  26. Ótimas dicas, Sora! Esse é um dilema com o qual lido desde que abri o blog: comprar ou não comprar? Não fico necessariamente quebrada por causa disso, mas vou fazer um intercâmbio ano que vem e minha mãe insiste para que eu guarde para gastar lá. Aproveito bastante as promoções do Submarino e do Book Depository, elas salvam!

    ResponderExcluir
  27. Dicas muito validas, mas sou do tipo de pessoa que não tem dinheiro
    Então já uso essas dicas, de vez em quando ganho umas promoções, sempre pego livros emprestados e ainda tem as parcerias para ajudar ;)

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi Sora,
    Adorei as dicas, sempre que dá (e as vezes até quando não dá rsrs) estou eu lá comprando um livrinho.
    Gostei da dica de seguir o twitter do submarino,vou fazer isso e ficar atenta ;)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  29. Oie!
    Nossa, adorei esse post! Ótimas dicas!
    Dá mta vontade de comprar os lançamentos, mas não tem bolso que sustente o vício. O único q comprei pouco tempo depois do lançamento foi O Trono de Fogo, porque as lojas Americanas erraram no preço, estava R$ 29,90, mas na promoção estaria R$ 24,90, maaaaasss... a loja q eu fui errou e colocou R$ 19,90, então... já era! rs E aconteceu quase a mesma coisa com A Pirâmide Vermelha, só que em outra loja das Americanas. rsrsrs
    É bom tb procurar erros das lojas, a gte economiza bastante assim... rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Adorei as dicas, eu sempre espero os livros abaixarem, também pego muito livro emprestado, acho que é o melhor a fazer

    ResponderExcluir
  31. Adorei o post e tenho que dar uma informação útil aqui, existem máquinas em metrô que vendem livros a preço de banana, você paga o quanto acha que vale.
    Outro dia tinha apenas dois reais no bolso e acabei ganhando um livro incrível!!
    Acho que se economizar moedinhas, no fim, da pra sair no lucro com essas máquinas!!

    Beijocas,

    Jéssica Curto.

    O Mundo de Ninguém http://jessicacurto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Essas dicas estou tentando seguir há um tempinho...rsrsrs...falo assim: só vou comprar livro depois de ler os q tenho aqui...mas são as promoções do Submarino q eu n resisto...kkkk

    ResponderExcluir
  33. não resisti ao black friday e comprei um monte de livros :(
    o que mais me deixou animada foi o box do N. Sparks com 3 livros por 19,90 *---*
    acho que fiz um bom investimento! hahaha

    ResponderExcluir
  34. Vou ficar ligada no submarino, outra loja q têm livros baratos é a Americanas.

    ResponderExcluir
  35. Isso é exatamente o que faço!! Por isso vivo em promoções, porque vivo sem grana e quando consigo um pouquinho procuro juntar para poder comprar muitos livros no submarinho **-** as promoções de lá são sempre arrasadoras

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails