6 de novembro de 2012

Um Lugar Para Ficar

Pra falar a verdade, eu nunca contei esta história a ninguém. Pelo menos não a coisa toda, e nem a verdade por completo. Só estou contando agora por uma única razão: uma história não contada tem um peso muito grande que pode levar você para o fundo do abismo e deixá-lo lá como um navio naufragado no fundo do oceano. (p. 5)

Para fugir de Christian, um namorado abusivo, Clara e seu pai vão passar o verão em uma pequena cidade do litoral. Mas será que lá ela estaria a salvo? E será que conseguiria recomeçar sua vida sem ele?

Este livro me lembrou de outro livro, Belo Desastre. Christian e Travis são bem parecidos: egoístas e extremamente ciumentos. Mas, em Um Lugar Para Ficar, chega um momento que Clara deixa de ser boba e percebe que esse tipo de relacionamento não é saudável. E é aí que ela foge com o pai (ela tem 16 ou 17 anos).

Apesar disso, não senti que Clara era, em qualquer momento, uma heroína. E também não consigo vê-la como vítima. Vejam só: ela teve um namorado que bateu nela, depois esse Christian (o tranqueira) e, no verão, se envolve com outro garoto (esse sim, finalmente, uma pessoa boa). Quer dizer: ela não fica um momento do livro sem homem! Mesmo tentando escapar de um relacionamento, ela já entra em outro. Eu preferia que ela ficasse só amiga de Finn (o mocinho bonzinho), do que namorasse ele também. É difícil alguém se curar tão rápido, ainda mais em uma situação tão crítica como a que ela passou. Por outro lado, fica bem claro que foi ela mesma que se meteu nessa situação.

Ainda assim, eu gostei bastante do livro. Gostei de Finn e do pai de Clara, que guarda outro segredo dentro de si, gostei de Annabelle e de Sylvie. O modo como a autora conta a história também é bem interessante, alternando os capítulos em passado e presente. Um capítulo conta a história de Clara e Christian, enquanto outro conta a história no presente (ela e o pai no litoral) e assim por diante, até que passado e presente se encontram. Também há bastante diálogos, fazendo com que o livro passe rapidamente.

Um Lugar Para Ficar mostra uma situação bem real e serve de alerta às meninas e mulheres. Mas também possui uma história bem escrita e envolvente. Recomendo!

Outras capas:


Nota:

Onde comprar: Submarino
Related Posts with Thumbnails