28 de dezembro de 2012

O Começo do Adeus

Os fios e tubos tinham sido retirados e ela estava deitada, misteriosamente quieta. Antes eu já achava que ela estava quieta demais, mas não fazia a menor ideia. Eu tinha sido tão ignorante!
(página 40)

Aaron, que trabalha em uma editora, perdeu sua esposa em um acidente terrível. O livro começa com ele falando como voltou a enxergar a mulher morta, mas volta e conta como eles se conheceram, como se apaixonaram, como foi o acidente e como ele se recuperou depois dele.

De leitura rápida e dinâmica, logo me vi fisgada por este livro, que é escrito em primeiro pessoa e possui vários diálogos. O trabalho de Aaron é interessante: ele herdou uma editora de seus pais e seu trabalho é analisar os originais que os autores independentes enviam e trabalhar na série de maior sucesso da editora - "Para Iniciantes", uma espécie de "For Dummies"). Daí vem o título original do livro, The Beginner's Goodbye (adeus para iniciantes). Aliás, apesar do tema ser pesado - afinal, estamos falando da morte de um ente querido -, o narrador torna o livro leve, chegando a ser engraçado.

Eu estava realmente gostando do livro, até chegar no final, que foi bem sem sal. Como Aaron estava vendo a esposa morta, esperava alguma lição de moral ou mensagem. Porém, depois que ela aparece, eles tem um diálogo sem qualquer significado (eu, pelo menos, não captei nada), ela some e o livro acaba.

Por isso, gostei do livro em geral, mas não gostei do final. Porém, para quem quer um livro leve e de leitura rápida, recomendo.

Outras capas:

Nota:

Onde comprar: Submarino
Related Posts with Thumbnails