18 de abril de 2013

Filme do livro: Dezesseis Luas

My mom always said that people in Gatlin were either too stupid to leave or to stuck to move.
- Ethan Wate

O sonho de Ethan é fugir da vida da pequena cidade de Gatlin. Ele vê uma saída quando chega uma nova moradora à cidade, Lena. Mas ela possui um mistério e um destino do qual não pode fugir...

Muita gente falou mal sobre o filme Dezesseis Luas - baseado no livro homônimo, que eu já resenhei aqui. Eu havia gostado bastante do livro e, por isso, estava ansiosa pelo lançamento do filme.

O filme funciona bem como um filme isolado, isto é, quando não é comparado com o livro. Eu gostei do filme nesse sentido. Também gostei dos atores. Alden Ehrenreich funcionou bem como Ethan e conseguiu passar o jeito de garoto de cidadezinha sulista, até mesmo no sotaque. O visual do filme é bem legal e algumas cenas ficaram ótimas - adorei a cena em que Macon (Jeremy Irons) invade a assembléia liderada pela Sra. Lincoln (Emma Thompson).

O livro publicado no Brasil pela Galera Record

Porém, como adaptação, o filme é bem fraco. Houve muitas mudanças e algumas bem bizarras, como mesclar duas personagens em uma (o que foi isso, orçamento baixo?) e revelar a identidade da vilã bem antes do final. Outra coisa que senti falta foi a música Dezesseis Luas, que Ethan ouve antes de conhecer Lena. Sem ela, o título em português (que não tem nada a ver com o original, mas já havia falado disso na resenha do livro) perde o sentido.

Enfim, se você não leu o livro, deve gostar do filme. Mas se é fã do livro, certamente não irá gostar das mudanças.

Nota:

Related Posts with Thumbnails