2 de maio de 2013

A Esperança

Último volume da trilogia Jogos Vorazes. Resenhas anteriores:

1. Jogos Vorazes
2. Em Chamas

Atenção! Esta resenha pode conter spoilers dos livros anteriores da série!

O que eles querem é que eu assuma verdadeiramente o papel que designaram para mim. O símbolo da revolução. O Tordo. Não é suficiente o que fiz no passado, desafiando a Capital nos jogos, fornecendo um ponto de reorganização. Devo agora tornar-me a líder real, o rosto, a voz, o corpo da revolução.

Depois dos outros livros, eu estava super ansiosa para terminar de ler esta série. Afinal, eu amei os livros anteriores. Eles eram envolventes, com ótima história e me faziam sentir dentro do livro.

Infelizmente, todas minhas expectativas foram por água abaixo enquanto lia A Esperança.

Desde o primeiro livro, fiquei aguardando o momento em que Katniss e Peeta liderassem os distritos contra a Capital. Porém, neste livro, ela continua sendo só mais um peão neste jogo, enquanto Peeta está completamente pirado. Apesar da frase que coloquei no início, Katniss Everdeen não se torna, como eu tinha esperança, a líder da revolução. Seu trabalho é vestir uma fantasia e ficar dando entrevistas para a televisão, o que aconteceu durante metade do livro - e quase desisti da leitura por causa disso. A história estava estagnada, nada acontecia com ela, enquanto uma guerra se desenrolava lá fora. Depois da metade, a história andou, mas não foi o suficiente para que recuperasse meu interesse.

Cena do segundo filme (fonte)

Eu havia reclamado do triângulo amoroso em Em Chamas, e não gostei do desenvolvimento dele nesta continuação. Senti que Katniss não escolheu aquele que amava, mas o que sobrou porque o outro não estava lá.

Fico triste em ver uma história que eu gostava tanto acabar assim. Eu queria muito ter gostado deste livro, tanto quanto gostei dos anteriores, mas achei-o parado e peguei raiva da Katniss porque ela não fazia nada. Talvez eu estivesse com as expectativas altas demais e a história simplesmente não as atingiu.

Porém, peço a todos que não deixem de ler por minha causa. Eu não gostei, mas há centenas de resenhas positivas (a nota média no Goodreads é 4.03). Se você vai gostar ou não, só lendo para saber.

Outras capas:

Nota:

Onde comprar: Submarino
Related Posts with Thumbnails