20 de junho de 2013

Inferno

Eu sou a Sombra.
Pela cidade atormentada, eu fujo.
Pela eterna desolação, corro para escapar.

O simbologista Robert Langdon acorda em um hospital. Com um ferimento na cabeça, ele não faz a menor ideia do que aconteceu - e nem por que está em Florença, na Itália, quando deveria estar dando aulas na universidade nos Estados Unidos.

Meu presente é o futuro.
Meu presente é a salvação.
Meu presente é o Inferno.

Robert Langdon está de volta, em sua quarta aventura literária! Para quem nunca leu Dan Brown (nem viu os filmes), os outros livros são:

1. Anjos e Demônios
2. O Código da Vinci
3. O Símbolo Perdido

Mas são histórias separadas, então não precisa ter lido os outros para ler Inferno.

Eu sempre fui fascinada pelo mundo de A Divina Comédia, apesar de nunca ter lido o livro escrito por Dante Alighieri. Já tentei, mas era mais nova e não consegui avançar na leitura. Considero uma falha cultural minha e pretendo remediá-la um dia.

O Palazzo Vecchio, em Florença (créditos)

Inferno nos coloca diretamente no mundo de Dante, e me fez lembrar por que eu amo Dan Brown. Todos os elementos de sua marca registrada estão lá: um vilão misterioso e uma história totalmente conectada a História da Arte e Literatura, além do ritmo de cinema e muito mistério e suspense. Aviso: depois de começar Inferno, é difícil parar.

Porém, você VAI precisar parar. É impossível ler este livro sem deixá-lo de lado de vez em quando, para procurar na Internet as imagens de todos os lugares pelos quais Langdon passa. Não tem como entender a história sem ver as imagens relacionadas a ela. Por isso, apesar do ritmo, é necessário fazer algumas pausas. E elas não prejudicam a leitura de maneira alguma; pelo contrário, só enriquecem, pois aprendi bastante enquanto fazia minhas pesquisas.

Além do aprendizado cultural, o livro me fez pensar bastante sobre onde a humanidade está e qual o nosso futuro. Refleti bastante sobre o pensamento exposto no livro... Até que não vi outra saída a não ser concordar com o vilão - e até mesmo torcer por ele.

Inferno é mais um livro excelente de Dan Brown. Ele nos faz viajar e se divertir sem sair do lugar. Se você gostou dos outros livros com Langdon, irá gostar ainda mais deste.

Nota:

Outras capas:

Onde comprar: Submarino
Related Posts with Thumbnails