13 de junho de 2014

Quiet: The Power of Introverts in a World That Can't Stop Talking


Introverts recharge their batteries by being alone, extroverts need to recharge when they don't socialize enough.

(Introvertidos recarregam as baterias ficando sozinhos, extrovertidos precisar recarregar quando eles não socializam o suficiente.)

Já fazia algum tempo que eu queria ler este livro, desde que assisti uma palestra da autora, Susan Cain no YouTube, sobre introversão. Eu havia me identificado totalmente com sua palestra e queria me aprofundar no assunto. Quando vi que o e-book estava em promoção na Amazon, comprei e já comecei a ler em seguida (o livro já foi lançado no Brasil, pela Agir, mas a edição original em inglês estava mais barata).

Desde criança eu me senti uma alienígena, e a partir do Ensino Médio isso só piorou. Enquanto os outros adolescentes queriam ir em festas, eu queria passar a noite em casa, lendo ou vendo um filme. Sempre detestei trabalho em grupo, passo mal em lugares barulhentos e cheios de pessoas, prefiro escrever do que falar e fujo de discussões.

A palestra da Susan mudou minha vida. Sério. Foi depois dela que comecei a ler mais sobre o assunto e descobri que sou introvertida, e não um ET. E que tem milhões, bilhões de pessoas no mundo como eu.


Créditos: Archetypes

Dificilmente leio um livro de não-ficção, não tenho muita paciência, mas quando li Quiet eu ficava absorvendo cada página e não queria parar de ler. O livro mostra diversos estudos no campo da psicologia, biologia e neurociência sobre introversão e extroversão, explica como a extroversão se tornou o ideal na cultura ocidental de hoje, fala sobre esses extremos em diversas culturas, no trabalho e na escola.

É um livro que recomendo para todos. Aos introvertidos, que certamente irão se identificar (e verão que não estão sozinhos). Aos extrovertidos, para que conheçam o "outro lado" da complexa mente humana. Mas, principalmente, aos pais, professores e empresários, para verem como o silêncio pode ser poderoso em um mundo que não para de falar.

Don't think of introversion as something that needs to be cured.

(Não pense na introversão como algo que precisa ser curado.)

Outras capas:

Nota:

Onde comprar: Amazon (e-book)
Related Posts with Thumbnails