21 de agosto de 2014

Dicas para a Bienal do Livro de SP


Amanhã começa a Bienal Internacional do Livro de São Paulo! Pensando nas minhas experiências de 2010 e 2012, resolvi escrever sobre o que levar para a próxima Bienal e algumas dicas. Espero poder ajudar quem está indo ao evento pela primeira vez.

O que levar


Primeiro de tudo, roupas confortáveis! O lugar do evento é enorme e com certeza você andará muito. Um bom tênis, calça ou bermuda e camiseta são as melhores opções. Ano passado fez bastante calor nessa época e dentro do evento era um forno, mas tudo pode acontecer no clima de São Paulo. Leve um agasalho leve para usar à noite, quando sair.


Comida e bebida! É sempre bom levar uma garrafinha de água para se manter hidratado, mesmo que seja vazia, pois você pode encher nos bebedouros (pelo menos nos eventos anteriores havia bebedouros nas entradas dos banheiros). Também recomendo levar um lanche, salgadinhos, bolachas... As filas para as barracas de comida costumam ser longas e eu, pelo menos, detesto esperar quando estou com fome.


Câmera ou celular! É impossível andar pelos estandes e não querer tirar uma foto... Nem que seja uma só, para mostrar que você esteve lá.


Mochila! As meninas principalmente, não levem só bolsa! É preciso levar uma mochila para carregar os livros que vocês irão comprar, pois levar nas sacolas é desconfortável. Mas não deixem a carteira dentro da mochila e a mochila virada para trás, nas costas, para não correrem o risco de serem furtados na multidão.


Dinheiro ou cartão! Se você não pode gastar muito, recomendo levar o dinheiro dos livros separado (em espécie mesmo), assim você não gasta mais do que pode. Com "dinheiro de plástico" é mais fácil de a gente perder as contas, pois vai pegando um monte de livros e nem vê o dinheiro indo embora.


E por último, mas não menos importante... Paciência! Se você vai em algum dos fins de semana, prepare-se para encontrar uma multidão junto com você. Esses são os dias mais cheios e você irá encontrar filas para tudo: para entrar no estacionamento (se for de carro), para comprar ingresso, para entrar no evento, para comer, para pagar os livros, para ir ao banheiro... Não adianta ficar nervoso, todo mundo estará no mesmo barco e por isso é muito importante ter paciência e respeito ao próximo.

Dicas 


Sempre há autores brasileiros, mais desconhecidos, perto dos livros deles, nos estandes. Não tenha vergonha de se aproximar! Vários que curtem bater papo e aposto que todos ficarão felizes em autografar o seu livro. É uma ótima maneira de conhecer novos autores e novas histórias.

Se você pretende levar um livro para ser autografado por um autor muito conhecido, prepare-se: você talvez precise tirar o dia para isso. As filas são enormes (mais uma vez, paciência) e talvez você deixe de conhecer outros estandes e autores. Pense antes de sair de casa o que você pretende fazer no dia.

Site do evento: www.bienaldolivrosp.com.br

E vocês, quais suas dicas para a Bienal?


Related Posts with Thumbnails