19 de agosto de 2014

Filme do livro: História Sem Fim


Fazia tempo que não fazia essa coluna aqui no blog, né? E agora volto com um clássico da minha infância!

A rede de cinemas Cinemark está fazendo sessões de clássicos: cada semana tem um filme clássico em cartaz. Semana passada foi a vez de História Sem Fim, e como eu amava esse filme quando era criança, não ia perder a oportunidade de revê-lo na telona. Além disso, minha memória é péssima e não lembrava de vários detalhes, então foi como vê-lo pela primeira vez.

O filme foi lançado originalmente em 1984 e começa com o menino Bastian que, para fugir de uns garotos malvados da escola, se esconde em uma livraria. Lá ele conhece o dono da livraria, Mr. Koreander, que está lendo um livro... Bastian pergunta que livro é aquele, e ele responde que esse livro não é seguro. Quando Koreander sai para atender um telefonema, Bastian sai correndo com o livro, deixando uma nota avisado que irá devolvê-lo.

Chegando à escola, Bastian se esconde no sótão para ler o livro. Ele é sobre Fantasia, um reino mágico que está sendo destruído pelo Nada. A única esperança de salvar Fantasia é Atreyu, um índio que também é um menino, como Bastian.

Quando era criança, havia ficado fascinada com o reino de Fantasia e seus personagens mágicos. Meu sonho era (ou melhor, ainda é) poder, um dia, voar com Falkor, o dragão que parece um cachorro.


Porém, agora que sou velha adulta, entendi a verdadeira mensagem do filme, que não havia percebido tantos anos atrás. Mas não vou contar a vocês porque ela só é revelada no final. ;)

Outra parte legal que reparei foi como sou parecida com Bastian, no quesito livros. Ele adora ler e fica super envolvido com História Sem Fim, ás vezes até precisa parar, dar uma respirada, se ajeitar e pegar o livro de novo. Eu sei que o livro é bom quando precisa ter essas pausas de vez em quando!

O filme é baseado em uma parte do livro de mesmo nome, escrito por Michael Ende. Ele também tem duas continuações, mas a 3ª parte não foi baseada no livro.


Recomendo para fãs de fantasia de todas as idades, principalmente àqueles que amam ler.

Nota:

Créditos das imagens: pôster do filme - imdb, Falkor - wallpaperpanda.com, livro - RPF.

Related Posts with Thumbnails