16 de setembro de 2014

It - A Coisa

O terror, que só terminaria 28 anos depois (se terminasse), começou, até onde sei ou consigo saber, com um barco feito de uma folha de jornal flutuando por uma sarjeta cheia de água da chuva.

Em 1985, sete pessoas recebem telefonemas de Mike Hanlon, dizendo que precisam voltar para sua cidade natal, Derry, Maine. Em 1958, os sete eram crianças e fizeram uma promessa de que voltariam para lá. Nesse verão, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly enfrentaram a Coisa... E agora ela está de volta.

É difícil começar a descrever um livro tão denso, com tantas páginas (1102!). Muitas pessoas já conhecem e/ou foram traumatizadas pelo filme de 1990. Eu lembro vagamente do filme pois faz muito tempo que vi e preciso revê-lo antes de escrever sobre ele, então vou falar exclusivamente do livro.

O livro em uma palavra: assustador. Vocês já assistiram um episódio de Friends em que a Rachel está lendo O Iluminado e sente tanto medo que guarda o livro no congelador? Era o que eu tinha vontade de fazer com este livro. Se você quer ter bons sonhos, não leia antes de dormir! Além disso, depois desse livro, você nunca mais verá ralos e sarjetas da mesma maneira.



Agora, se o que te dá medo é a quantidade de páginas do livro, minha dica é: encare como se fosse uma série. Eu sabia que, se lesse ele inteiro de uma vez, ia achá-lo incrível (e realmente é) e depois entraria em uma ressaca literária violenta, pois nenhum livro seria bom o bastante. Então, alternei a leitura dele com outros livros. O livro é dividido em 5 partes, praticamente 5 livros em um.

O que achei mais difícil, em relação ao tamanho dele, é que o livro não é nem um pouco portátil. Eu só conseguia ler em casa, porque ele é pesado. Felizmente foi lançado o e-book também, o que facilita para quem gosta de andar com o livro. É o único problema, porque a narrativa é tão envolvente que nem percebia o tempo passar.

Gostaria de aproveitar para parabenizar a Suma de Letras pela edição e tradução. Não deve ser tarefa fácil traduzir tanta coisa em um livro só, mas a tradução está perfeita!

Para quem recomendo este livro? Para quem não tem medo de palhaços e quer embarcar em uma história que certamente será lembrada muitos anos após a leitura.



Livros relacionados: Quem conhece Stephen King sabe que seus livros sempre aparecem em outros livros... Em It eu encontrei dois livros relacionados. O inimigo da Coisa é a Tartaruga, que também é um dos guardiões da Torre Negra. E no livro 11/22/63, Jake Epping conhece Richie e Beverly, quando passa por Derry.

Outras capas:


Nota:


Onde comprar: Submarino | Amazon

Créditos das imagens: capas - Goodreads, imagem original do Pennywise - Stupid Blue Planet, Keep Calm - The Keep Calm-O-Matic.

Livro cedido para resenha pela Suma de Letras.

22 comentários:

  1. estou super curiosa para ler este livro, mas o grande problema é que eu morro de medo de palhaços! ;~~
    parece ser ótimo, e o tamanho dele realmente assusta. eu sabia que ele era grande, mas quando vi ele na livraria fiquei abismada com o tamanho :P
    acho que vou enfrentar meus medos e tentar ler ele logo! :'(

    ResponderExcluir
  2. Sora, eu morro de medo de livros assim, então creio que não o leria nem que me pagassem! Sou uma medrosa de carteirinha e, realmente, o número de páginas também assusta muito! hahaha

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não leria, esse com certeza não faz meu estilo, então além de uma leitura empacada no fim ficaria sem contentamento
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Sora,

    Já inclui o livro na minha lista de futuras aquisições. Assisti ao filme, aquele antigo dos anos 80, e desde então nunca mais vi palhaços com bons olhos. Que me desculpe o Bomzo!
    Agora, dizem que uma nova versão está para ser produzida.
    Lerei, claro, o livro assim que puder.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Acho que as pessoas que não temiam palhaços,depois de ler esse livro temerão!
    Já assisti o filme,e depois disso,nunca mais vi palhaços com o mesmo olhar.
    Fico imaginando o que sentirei ,se ler o livro.

    ResponderExcluir
  6. O preço também assusta uma pouquinho, né. KKK...

    Mas falando sério, eu quero esse livro para ontem! Nossa, vou ficar mais pobre do que já sou se continuar acompanhando diariamente esse blog!

    Agora, começando do começo: a capa que foi lançada aqui no Brasil é a mais interessante e ... assustadora. Achei a montagem mais inteligente, e tenho um fraco por capas brancas.

    Não tenho medo de palhaços. Pelo menos, acho que não. Mas pelo visto, terei assim que ler.

    Achei legal, e provavelmente vou ler! Sua resenha ficou ótima, e fico feliz por NÃO ter colocado o livro no congelador.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Sora, tudo bom?
    Nossa, eu tenho completamente medo de palhaços por causa desse filme que vi quando pequeno, ai não sei, eles me dão medo. Não lerei nem me pagando

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sora.
    Adorei seu ponto de vista sobre a obra. Já iniciei a um tempo atrás O Iluminado e parei por conta de ter que devolver, era emprestado. Mas enfim, quero muito ler IT, adorei sua opinião sobre o mesmo, de fato parece cumprir o terror que promete. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Eu nunca li nada do autor, mas tenho muito interesse. Sinceramente eu não leria o livro porque sou muito medrosa e não conseguiria parar de pensar no assunto. Sem contar que misturar palhaços com terror não é minha praia..rs
    Mas, para quem curte o gênero deve ser uma leitura instigante.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sora, tenho muita vontade de ler algo do autor, mas eu sou do tipo que se envolve e se assusta muito - o que me fará, provavelmente, perder algumas noites de sono. Ainda não tive coragem de começar, mas espero que um dos livros dele, pelo menos, eu consiga eler.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Olá Sora, primeira vez por aqui e amei a resenha sobre o livro "A coisa".. ele está em minha lista de leituras e estou com medo de ler antes mesmo de ler kkkkkkkkkkkkkkkk Não sabia q tinha um filme 'O' quero assistir o/


    http://livrospepsiezumzumzum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho muita vontade de ler este livro, mas sempre bate uma preguicinha na hora de começar. Quem sabe nas férias.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Deus é mais!! kkkk
    Depois de Supernatural e antes disso nunca gostei de palhaços.
    Bateu um medo de ler, mas a curiosidade é forte. Depois fico a noite toda acordada. rsrsrs


    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo Supernatural de paixão, mas se vc acha que dá medo, não leia esse livro não vai te fazer dormir nunca mais

      Excluir
  14. CARAMBA O TERROR SO TERMINAR 28 anos depois! haha adooorei!
    Adoooro livro de sobrenatural/ terror
    pois sao bem feito e bom de ser ler parece que a gente esta dentro da historia


    B-maluco.tk
    Instagram: @Blog_maluco (http://instagram.com/blog_maluco)

    ResponderExcluir
  15. Ah tá agora eu entendi porque é tão caro o livro :O
    Mas esse é sem dúvidas um sonho de consumo.
    O Filme já é de tirar o fôlego o livro então deve ser Pelo amor de Deus, hauhauha
    Mas acho que eu do jeito que sou leria logo de uma tacada só, não sou muito de alternar leituras.
    Beijos, Sora, mais uma resenha maravilhosa!

    ResponderExcluir
  16. capa sinistra... como todos os livros do autor.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  17. Li o livro e assisti o filme e posso afirmar que gostei de ambos. Ao ver o filme tem toda aquela tensão e talz, sem falar na belíssima atuação de Tim Curry como palhaço. O livro por sua vez consegue ser bem imersivo, o qual você começa a ler e não quer parar de modo que a história te prende totalmente.
    O que eu queria mesmo é que esse livro fosse lançado como uma mini-série ou até como série mesmo, de modo que todos os acontecimentos do livro (alguns muito importantes que faltaram no filme) estivessem presentes na série/mini-série.

    ResponderExcluir
  18. Li o livro e assisti o filme e posso afirmar que gostei de ambos. Ao ver o filme tem toda aquela tensão e talz, sem falar na belíssima atuação de Tim Curry como palhaço. O livro por sua vez consegue ser bem imersivo, o qual você começa a ler e não quer parar de modo que a história te prende totalmente.
    O que eu queria mesmo é que esse livro fosse lançado como uma mini-série ou até como série mesmo, de modo que todos os acontecimentos do livro (alguns muito importantes que faltaram no filme) estivessem presentes na série/mini-série.

    ResponderExcluir
  19. MUITO obrigada pela dica. Tenho ele aqui na estante e meu único medo é o tamanho dele. Não só por ser um livro gigante, mas por não conhecer a escrita do autor. Tenho receio de não me adaptar e ter que arrastá-lo por mil páginas... Mas seu alerta de serem cinco partes, me dá uma esperança hahaha. Morro de medo de ler e cair em ressaca... Aí adeus blog, pois atrasaria tudo. Deus me livre kkkk
    Beijos!!


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc ler não vai se arrepender, sou completamente apaixonada por esse autor ♥

      Excluir
  20. Ooooi adooorei a matéria, eu demorei uns 3 meses para terminar de lê-lo pois eu ficava com muito medo, e a unica hora que eu conseguia ler era a noite, ele é realmente incrivel, esse autor é incrível, cada detalhe, cada linha, te deixa mais intrigado e envolvido na historia, e realmente ele é um livro perturbador, é um livro de "trancar o c*" hahaha ... quero ler novamente assim que eu me recuperar mentalmente hahaha
    super recomendo

    beijinhos :-*

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails