16 de setembro de 2014

It - A Coisa

O terror, que só terminaria 28 anos depois (se terminasse), começou, até onde sei ou consigo saber, com um barco feito de uma folha de jornal flutuando por uma sarjeta cheia de água da chuva.

Em 1985, sete pessoas recebem telefonemas de Mike Hanlon, dizendo que precisam voltar para sua cidade natal, Derry, Maine. Em 1958, os sete eram crianças e fizeram uma promessa de que voltariam para lá. Nesse verão, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly enfrentaram a Coisa... E agora ela está de volta.

É difícil começar a descrever um livro tão denso, com tantas páginas (1102!). Muitas pessoas já conhecem e/ou foram traumatizadas pelo filme de 1990. Eu lembro vagamente do filme pois faz muito tempo que vi e preciso revê-lo antes de escrever sobre ele, então vou falar exclusivamente do livro.

O livro em uma palavra: assustador. Vocês já assistiram um episódio de Friends em que a Rachel está lendo O Iluminado e sente tanto medo que guarda o livro no congelador? Era o que eu tinha vontade de fazer com este livro. Se você quer ter bons sonhos, não leia antes de dormir! Além disso, depois desse livro, você nunca mais verá ralos e sarjetas da mesma maneira.



Agora, se o que te dá medo é a quantidade de páginas do livro, minha dica é: encare como se fosse uma série. Eu sabia que, se lesse ele inteiro de uma vez, ia achá-lo incrível (e realmente é) e depois entraria em uma ressaca literária violenta, pois nenhum livro seria bom o bastante. Então, alternei a leitura dele com outros livros. O livro é dividido em 5 partes, praticamente 5 livros em um.

O que achei mais difícil, em relação ao tamanho dele, é que o livro não é nem um pouco portátil. Eu só conseguia ler em casa, porque ele é pesado. Felizmente foi lançado o e-book também, o que facilita para quem gosta de andar com o livro. É o único problema, porque a narrativa é tão envolvente que nem percebia o tempo passar.

Gostaria de aproveitar para parabenizar a Suma de Letras pela edição e tradução. Não deve ser tarefa fácil traduzir tanta coisa em um livro só, mas a tradução está perfeita!

Para quem recomendo este livro? Para quem não tem medo de palhaços e quer embarcar em uma história que certamente será lembrada muitos anos após a leitura.



Livros relacionados: Quem conhece Stephen King sabe que seus livros sempre aparecem em outros livros... Em It eu encontrei dois livros relacionados. O inimigo da Coisa é a Tartaruga, que também é um dos guardiões da Torre Negra. E no livro 11/22/63, Jake Epping conhece Richie e Beverly, quando passa por Derry.

Outras capas:


Nota:


Onde comprar: Submarino | Amazon

Créditos das imagens: capas - Goodreads, imagem original do Pennywise - Stupid Blue Planet, Keep Calm - The Keep Calm-O-Matic.

Livro cedido para resenha pela Suma de Letras.
Related Posts with Thumbnails