11 de novembro de 2014

Nosferatu

A Pirralha tinha 8 anos na primeira vez que atravessou a ponte coberta que ligava os Perdidos aos Achados.

Victoria McQueen descobriu que podia atravessar uma ponte com a sua bicicleta e chegar a outros lugares. Ela tem um dom. E Charlie Manx também. Ele sequestra crianças e as leva para a Terra do Natal. Um lugar mágico... e assustador.

Até então, só havia lido um livro do Joe Hill (A estrada da noite), que achei sensacional. Mas Nosferatu é ainda melhor.

A história começa em 1986 e vai até os dias atuais. A melhor parte de uma história se passar em tantos anos, é que podemos acompanhar o desenvolvimento dos personagens, principalmente Vic, nossa heroína. Quando chegamos em 2012, é possível entender por que Vic ficou do jeito que ficou, pois vemos tudo pelo qual ela passou.

Não quero nem comentar muito da história para não entregar alguma coisa. Só posso dizer que ela me manteve grudada no livro o tempo inteiro, e que me fez odiar músicas de Natal. Sério, apesar de ser um livro, eu ouvia as músicas tocando na minha cabeça o tempo todo.


Para não escreve algum spoiler, reuni algumas curiosidades de Nosferatu.

Referências


Joe Hill é filho de Stephen King, que é famoso por sempre esconder referências a outros livros seu em seus livros. Como filho de peixe, peixinho é... Encontrei diversas referências, tanto a livros do Hill quanto do King!

P. 331 - Existe a Estrada da Noite, os trilhos de trem que levam à Orphanhenge, as portas para o Mundo Médio e a velha trilha que conduz à Casa da Árvore da Mente(...).
Orphanhenge é um livro que Hill ainda irá escrever.
Mundo Médio é onde se passa a saga A Torre Negra, do King.
Casa da Árvore da Mente é do livro O Pacto.

P. 362 - No Maine, em volta da área metropolitana de Lewiston/Auburn/Derry havia o CIRCO DE PENNYWISE.
Pennywise é o palhaço assassino de It - A Coisa, também do King.

P. 457 - Houve Craddock McDermott, segundo quem o próprio espírito residia dentro de seu terno preferido. Há o Homem que Anda de Costas, dono de um relógio incrível que avança para trás.
Craddock McDermott é o fantasma de A estrada da noite.
Homem que Anda de Costas não consegui descobrir de onde é, alguém sabe?

Prequel


Há uma graphic novel, chamada Wraith: Welcome to Christmasland, que conta a história de Charlie Manx  antes de Nosferatu. O nome da novel é o mesmo do Rolls-Royce que ele dirige. A palavra "wraith" também pode ser traduzida como "espectro".

Outras capas:


Nota:

Onde comprar: Submarino | Amazon

#partiuTerraDoNatal

Livro cedido para resenha pela Editora Arqueiro.
Related Posts with Thumbnails