5 de dezembro de 2014

Diferenciando gêneros literários: Distopia X Utopia


Hoje vamos falar sobre dois gêneros que costumam fazer parte da ficção-científica, mas que achei melhor separar para poder explicar: Distopia e Utopia.

Distopia é uma comunidade ou sociedade indesejada ou assustadora. As distopias são normalmente caracterizadas por desumanização, governos autoritários, desastres ambientias ou outras características associadas a um declínio da sociedade. As sociedades distópicas são usadas para chamar atenção a problemas do mundo real, em relação a meio-ambiente, política, economia, religião, ciência, tecnologia etc, que se não forem resolvidos podem levar a uma condição distópica.

Exemplos de livros de distopia:


A utopia é o inverso da distopia. É uma comunidade ou sociedade altamente desejada e próxima à perfeição. O termo utopia é usado para descrever comunidades reais ou na ficção, que tentam alcançar uma sociedade ideal.

Infelizmente, não consegui me lembrar de um livro que eu tenha lido que falasse sobre uma sociedade ideal. Acho que porque são as distopias que nos fazem refletir sobre o mundo em que vivemos. Uma utopia, teoricamente, não teria problemas e resultaria em um livro meio chato. Alguém tem uma sugestão?

O que vocês acham desses gêneros?

A princípio, este seria o último post da série Diferenciando gêneros literários. Recebi alguns comentários sobre os subgêneros, e fiquei interessada em pesquisar mais sobre isso. Vou tentar  escrever sobre os subgêneros mais para a frente. Espero que tenham gostado desta série de posts aqui no blog!

Fonte: Wikipedia

14 comentários:

  1. acho bom você não parar com essa coluna, pois é bem interessante e a gente aprende de montão!
    também não me lembro de nenhuma utopia!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. distopia é facil encontrar, até porque está bem presente nos ultimos lançamentos, né?! já utopias é bem dificil de encontrar mesmo... eu mesmo não me recordo de nenhum ;x
    não sou muito fã de distopias, e o unico que eu li e posso afirmar que gostei bastante foi Delírio, mas acabei nem lendo as continuações também kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Já sabia o que era distopia, até por que leio muito livros do gênero, porém, utopia, além de eu não saber o significa, também não sei nenhum livro do gênero. Mais um post que eu amei, vou esperar o próximo.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Sora! Adoro essas duas postagens. Bem...Utopia e distopia podemos dizer que estão bem próximas uma da outro. Também não lembro de nenhum livro de utopia que li, mas pelas características O Doador de Memórias poderia até se encaixar nesse quesito, porque nem mesmo a perfeição é totalmente boa...já que pode ser perfeito para determinadas pessoas e outras não.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  5. Muito legal essa coluna, esclarece bem as diferenças, ;)
    Também não lembro de nenhuma utopia...
    Bom fds!
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa coluna, bem interessante. Eu também tive que pesquisar sobre utopia e distopia porque no começo eu não sabia, seu post com certeza ajuda bastante :D
    Beijoos,
    http://setimaondaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Sora, acho queno quesito utopia poderia ser citado o livro O Doador de Memórias.Eu não o li, vi apenas o filme, e a sociedade demonstrada é o que em tese todos sonhariam em ter, mas que na realidade é bem massante e com problemas igual a qualquer outra.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Adorei a matéria, muito interessante
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  9. Acho que nunca li uma utopia, mas já li diversas distopias. Te indico Laranja Mecânica e Androides sonham com ovelhas elétricas?. Ambas são excelentes.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
  10. Oi,

    adorei o post! Conhecia a diferença dos gêneros, adoro distopias e já li muitas, mas nunca li uma utopia e sou louca para conhecer uma!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Essa sinceramente eu não sabia. E adorei tirar minhas dúvidas.
    E contrariando muitas opiniões,não gosto muito de distopias. :/

    ResponderExcluir
  12. Oiiii. Eu demorei um tempo até entender bem o que eram as famosas distopias, mas quando entendi, gostei bastante do tema. Só li um livro do Gênero que é o Delírio. Gostei da ideia , mas não do livro, então não li as continuações. E assisti ao filme, o doador de memórias. Esse gostei bastante e fiquei com vontade de ler o livro :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Humm Não sabia bem o que era distopia.. E nunca li uma, eu acho kkkk

    ResponderExcluir
  14. Essa era uma das poucas que eu conhecia :)

    Fiquei feliz por você resolver continuar a coluna, pois eu a adoro e aprendi muita coisa com ela.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails