23 de março de 2015

7 dicas para quem está começando um blog


Todo mundo precisa começar de algum lugar, certo? Porém, muitas vezes o mais difícil é começar. Depois que se pega o embalo, é só correr para o abraço. Não sei tudo sobre o assunto blog, mas já passei por várias coisas durante os 5 anos deste. Então, reuni algumas dicas para quem está começando no mundo dos blogs.

1. Escreva sobre o que você gosta.

Isso é essencial. Eu não conseguiria, por exemplo, escrever sobre Big Brother Brasil. Nada contra o programa, mas não é algo que eu goste. Quando se escreve sobre o que a gente gosta, a gente sente prazer nisso e nem vê o tempo passar.

2. Não se prenda ao layout.

Não espere encontrar o melhor layout do mundo para começar o seu blog. Tem vários sites de templates prontos na net, e o próprio Blogger já fornece alguns. Se puder pagar, há várias pessoas que trabalham com isso. O que quero dizer aqui é: saia escrevendo, suas ideias são mais importantes do que o visual.

3. Não copie os posts de outra pessoa.

Se tem algo que faz a pessoa ficar queimada para sempre na blogosfera é plágio. Ás vezes eu levo uma hora para escrever uma resenha, e nada me chateia mais em ver uma pessoa copiando e colando ela, querendo levar o crédito. Seja você mesmo e escreva seus próprios posts.

4. Comente em outros blogs.

Já vi muita gente falando "mimimi ninguém comenta no meu blog". Aí você visita, comenta e nunca vê a pessoa no seu. Isso é muito chato! Se você quiser receber comentários, precisa visitar e comentar nos blogs das outras pessoas também.

5. Mantenha um ritmo.

Eu admiro muito os blogueiros que fazem calendário de postagens, como por exemplo: segunda-feira posta frases, terça uma resenha etc. Eu não consigo me organizar assim, e você também não precisa escrever sempre, mas é bom manter um ritmo de postagens. Tente escrever pelo menos um post por semana para que o blog não pareça abandonado.

6. Estude a língua portuguesa.

Isso é muito importante! É desanimador ler um post cheio de erros de português. Claro, todo mundo erra, mas procure revisar o texto antes de publicá-lo.

7. Divirta-se!

Se o blog está te dando mais dor de cabeça do que diversão... Será que vale a pena mesmo manter o blog? Para mim, meu blog é algo que faço para relaxar. Adoro escrever, ler os comentários, visitar blogs amigos.

E vocês? Tem mais alguma dica para dar para quem está começando um blog?

Tema sugerido pelo grupo Rotaroots - Blogueiros de Raiz. Não sabe o que é? Conheça sobre o grupo neste post.
Imagem original do banner: stockvault.net
Related Posts with Thumbnails