23 de março de 2015

7 dicas para quem está começando um blog


Todo mundo precisa começar de algum lugar, certo? Porém, muitas vezes o mais difícil é começar. Depois que se pega o embalo, é só correr para o abraço. Não sei tudo sobre o assunto blog, mas já passei por várias coisas durante os 5 anos deste. Então, reuni algumas dicas para quem está começando no mundo dos blogs.

1. Escreva sobre o que você gosta.

Isso é essencial. Eu não conseguiria, por exemplo, escrever sobre Big Brother Brasil. Nada contra o programa, mas não é algo que eu goste. Quando se escreve sobre o que a gente gosta, a gente sente prazer nisso e nem vê o tempo passar.

2. Não se prenda ao layout.

Não espere encontrar o melhor layout do mundo para começar o seu blog. Tem vários sites de templates prontos na net, e o próprio Blogger já fornece alguns. Se puder pagar, há várias pessoas que trabalham com isso. O que quero dizer aqui é: saia escrevendo, suas ideias são mais importantes do que o visual.

3. Não copie os posts de outra pessoa.

Se tem algo que faz a pessoa ficar queimada para sempre na blogosfera é plágio. Ás vezes eu levo uma hora para escrever uma resenha, e nada me chateia mais em ver uma pessoa copiando e colando ela, querendo levar o crédito. Seja você mesmo e escreva seus próprios posts.

4. Comente em outros blogs.

Já vi muita gente falando "mimimi ninguém comenta no meu blog". Aí você visita, comenta e nunca vê a pessoa no seu. Isso é muito chato! Se você quiser receber comentários, precisa visitar e comentar nos blogs das outras pessoas também.

5. Mantenha um ritmo.

Eu admiro muito os blogueiros que fazem calendário de postagens, como por exemplo: segunda-feira posta frases, terça uma resenha etc. Eu não consigo me organizar assim, e você também não precisa escrever sempre, mas é bom manter um ritmo de postagens. Tente escrever pelo menos um post por semana para que o blog não pareça abandonado.

6. Estude a língua portuguesa.

Isso é muito importante! É desanimador ler um post cheio de erros de português. Claro, todo mundo erra, mas procure revisar o texto antes de publicá-lo.

7. Divirta-se!

Se o blog está te dando mais dor de cabeça do que diversão... Será que vale a pena mesmo manter o blog? Para mim, meu blog é algo que faço para relaxar. Adoro escrever, ler os comentários, visitar blogs amigos.

E vocês? Tem mais alguma dica para dar para quem está começando um blog?

Tema sugerido pelo grupo Rotaroots - Blogueiros de Raiz. Não sabe o que é? Conheça sobre o grupo neste post.
Imagem original do banner: stockvault.net

10 comentários:

  1. oi Sora, são super dicas!
    quando eu era apenas uma leitora de blogs achava que era super fácil manter um, mas como vc diz tem que estar antenada a lingua, procurar fazer e cuidar do seus espaço, ficar longe dos casos que vez ou outra bombam, ter respeito pelo trabalho do outro, mas posso falar? ja não sei mais viver sem meu bloguinho, ele m,e motiva, me move, me faz bem!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sora!

    Ótimo post! É engraçado a quantidade de pessoas que conheço que começaram um blog por me ver recebendo livros de editoras, pouco tempo depois o blog delas foi abandonado por "falta de tempo". Acho que é fundamental ter aquelas horinhas semanais de dedicação ao seu trabalho de bloggar, né?!

    Beijo,

    Samantha Monteiro
    http://www.wordinmybag.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, na verdade são coisas essenciais <3

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  4. A maioria do pessoal acha que é bobeira ficar postando sobre isso,né?Conheço muita gente que reclama,mas são dicas ÓTIMAS :)

    Gostei do post, ehehehehe!


    beeijo :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sora,

    não estou começando agora, mas eu bem que queria ter ouvido suas dicas lá no meu começo! Elas são essenciais! Adorei o post!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Sora, ótimas dicas!

    Eu já tenho o blog faz um tempinho, mas adoro ler essas dicas, pois é como uma reciclagem.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acho que divertir-se com o que está fazendo é a chave de tudo, além do respeito com aqueles que o acompanham.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Oii Sora, tudo bem???? Adorei suas dicas e acho super válido. Aliás, concordo com todas =D
    Blogs abandonados dá um nó no peito, heheheh
    Calendário também não consigo manter :P
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei suas dicas <3 Como meu blog tem pouco menos de um ano, o considero ainda bem recente, então sempre acrescenta muito ler a dicas de pessoas mais experientes. Concordo com a maioria delas, e acho que seguindo-as, as pessoas estarão no caminho certo pra começar com o pé direito !

    Beijos,
    Bia

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!
    Ótimas dicas. Concordo com todas.
    No meu caso, eu tenho um calendário de postagens. Aproveito o máximo de tempo livre que eu tiver e deixo vários posts programados. Quando eu vejo que a frente de postagens está se esgotando, já fico pensando em novas coisas. As ideias vão fluindo e eu vou escrevendo.
    Meu blog é bem diversificado. Escrevo de resenhas de livros a poemas, reflexões. É tão bacana poder compartilhar isso com as outras pessoas.
    Sou feliz com o meu cantinho.
    Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails