24 de abril de 2015

Como economizar dinheiro

 
Quando publiquei a Tag Se7e Coisas, um dos itens para responder sobre mim era "coisas que faço bem". E uma das minhas respostas foi: economizar dinheiro. Várias pessoas acharam isso incrível! Por isso, quis escrever este post para mostrar que não tem muito segredo (desde que você esteja empregado, claro).

E aí vai a dica número um:

Não gaste dinheiro.

Ok. É isso. Fim.

Falando sério agora: a primeira coisa que você precisa fazer se quer economizar é controlar seus gastos. Um jeito de começar é: coloque no papel (ou planilha, doc, o que preferir) tudo aquilo que você é obrigado a gastar por mês, as contas das quais não tem como fugir - água, luz, telefone, aluguel, internet e por aí vai. Subtraia essa soma do seu salário.

O que sobrou é o dinheiro que você tem para gastar com coisas não essenciais. Exemplo: fazer um curso, academia, comprar roupa, comprar livros etc. Mas é aqui que vem o mais importante:

Não gaste mais do que você tem.

Parece meio óbvio, mas muita gente faz isso! Já vi muita gente reclamando que não tem dinheiro, mas troca de celular, compra tênis de marca, tudo com a "magia das 12 vezes". Gente, cartão de crédito não é mágico. Na verdade, tudo que você não compra à vista, mesmo que a loja diga que é sem juros, é com juros, sim, pois a loja precisa pagar esse valor para a operadora de cartão. Salvo algumas exceções (compras muito caras como viagens, carro, casa), pergunte para o lojista se à vista tem desconto - muitas vezes tem e vale mais a pena ficar economizando por um tempo do que pagar "à perder de vista".

Além disso, se seu objetivo é economizar dinheiro, antes de comprar qualquer coisa, pergunte-se: você precisa mesmo disso? Ninguém precisa ter o último iPhone, todos os lançamentos literários ou a blusa da marca X que é dez vezes mais cara que a concorrente. Claro que, se você quer e pode gastar, vá em frente, o dinheiro é seu.

Outra coisa que eu acho muito importante ter em mente:

Se você perdesse seu emprego agora, como você estaria?

Dizem que o ideal é ter guardado pelo menos seis meses de salário. Assim, você tem uma certa estabilidade financeira - e psicológica também, pois não vai ficar apavorado caso perca o emprego de repente. Por isso, é essencial economizar o que puder.

Bom, esse é um assunto que gera bastante discussão, mas por enquanto fico por aqui. Aguardo os comentários de vocês!

Imagem original do banner: Freepik.

9 comentários:

  1. Acho que a primeira dica foi a mais produtiva. haha E ela é a mais difícil também. rs
    Quanto a ninguém precisar dos últimos lançamentos, isso é a uma verdade. Eu sempre fui assim com livro. Todos os lançamentos que me agradavam, eu comprava. Agora, a conclusão é? Tenho mais de 200 livros físicos não lidos e mais de 100 e-books não lidos. Contudo, aprendi a me controlar. Já faz um tempinho que não compro nada. rs
    Quanto à dica do emprego, acho superválida. Sempre deixo no banco mais do que seis meses de salário. Realmente dá uma excelente segurança.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sora, sou bastante equilibrada com minhas finanças também, e acho que é ótimo ter segurança financeira. às vezes tenho vontade de meter o pé na jaca, mas até isso é pensado antes.
    Legais as dicas que você deu, são coisas simples que nem sempre paramos para pensar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Sora, ótimas dicas que nos deu.
    Mas confesso que tenho o hábito de gastar com pequenas coisas que realmente não preciso. Acho que é mais pela satisfação do momento.

    Vou tentar seguir suas dicas. ;)
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Amiga quando eu vi o assunto de sua postagem corri aqui para conferir, porque é bastante importante mesmo economizar dinheiro e a gente que é compulsiva por livros fica maluca por conta dos lançamentos e tudo mais. Eu já estou precisando dar uma BRECADA, porque eu compro bastante livros e o pior que nem metade deles eu ainda li sabe? E outra coisa, a maioria dos livros quem compra pra mim é meu namorado, mas mesmo assim sei que depois ele fica apertado, porque ele me fala =/ Mas tipo, já faço terapia e na boa, eu estou querendo controlar viu, porque não faz bem. Por mais que a gente venha a gostar muito de livros, a gente tem mesmo que se controlar para não ter vários livros aqui e ficar sem ler os vários que temos. Enfim...Eu amei a sua postagem. PARABÉNS

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-mundo-cao.html

    ResponderExcluir
  5. Haha, ótimas dicas! Adorei o post! Quando eu li o primeiro,eu pensei: "nossa, sério?", mas ainda bem que você escreveu mais sobre ><

    Eu não trabalho, por isso tenho que economizar mesmo, tenho meu dinheirinho do mês e faço de tudo pra equilibrar, seja em compras de livros ou tudo o mais, tenho lá minhas dívidas também, se eu descontrolar, me ferro '~'

    Bjs!

    Seguindo aqui ;)

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  6. flor são ótimas dicas e agradeço a Deus por ser contida e meio pão dura, pois tenho uma leve tendência a querer acumular demais!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sora!
    Eu procuro não fazer compras parceladas, ou se realmente precisar, com poucas parcelas, para não ficar algo a perder de vista.
    Ótima dicas!

    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Sora! Eu sou uma pessoa que pensa nisso e mantenho minhas economias aplicadas, gosto de saber que se precisar tenho para onde correr. Ótimas dicas.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Levei uma pisa psicológica, só faltou você dizer "Jacilene cai na real!" kkkk Eu preciso aprender a economizar! Dicas anotadas, bons conselhos, conselho é bom, é de graça, se a gente aceitasse e seguisse não se ferrava tanto na vida!


    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails