24 de abril de 2015

Como economizar dinheiro

 
Quando publiquei a Tag Se7e Coisas, um dos itens para responder sobre mim era "coisas que faço bem". E uma das minhas respostas foi: economizar dinheiro. Várias pessoas acharam isso incrível! Por isso, quis escrever este post para mostrar que não tem muito segredo (desde que você esteja empregado, claro).

E aí vai a dica número um:

Não gaste dinheiro.

Ok. É isso. Fim.

Falando sério agora: a primeira coisa que você precisa fazer se quer economizar é controlar seus gastos. Um jeito de começar é: coloque no papel (ou planilha, doc, o que preferir) tudo aquilo que você é obrigado a gastar por mês, as contas das quais não tem como fugir - água, luz, telefone, aluguel, internet e por aí vai. Subtraia essa soma do seu salário.

O que sobrou é o dinheiro que você tem para gastar com coisas não essenciais. Exemplo: fazer um curso, academia, comprar roupa, comprar livros etc. Mas é aqui que vem o mais importante:

Não gaste mais do que você tem.

Parece meio óbvio, mas muita gente faz isso! Já vi muita gente reclamando que não tem dinheiro, mas troca de celular, compra tênis de marca, tudo com a "magia das 12 vezes". Gente, cartão de crédito não é mágico. Na verdade, tudo que você não compra à vista, mesmo que a loja diga que é sem juros, é com juros, sim, pois a loja precisa pagar esse valor para a operadora de cartão. Salvo algumas exceções (compras muito caras como viagens, carro, casa), pergunte para o lojista se à vista tem desconto - muitas vezes tem e vale mais a pena ficar economizando por um tempo do que pagar "à perder de vista".

Além disso, se seu objetivo é economizar dinheiro, antes de comprar qualquer coisa, pergunte-se: você precisa mesmo disso? Ninguém precisa ter o último iPhone, todos os lançamentos literários ou a blusa da marca X que é dez vezes mais cara que a concorrente. Claro que, se você quer e pode gastar, vá em frente, o dinheiro é seu.

Outra coisa que eu acho muito importante ter em mente:

Se você perdesse seu emprego agora, como você estaria?

Dizem que o ideal é ter guardado pelo menos seis meses de salário. Assim, você tem uma certa estabilidade financeira - e psicológica também, pois não vai ficar apavorado caso perca o emprego de repente. Por isso, é essencial economizar o que puder.

Bom, esse é um assunto que gera bastante discussão, mas por enquanto fico por aqui. Aguardo os comentários de vocês!

Imagem original do banner: Freepik.
Related Posts with Thumbnails