12 de maio de 2015

Chicken soup for the soul: Inspiration for writers

So let me just say this: No matter what kind of book you're writing, don't let anyone tell you "No".
(apenas me deixe dizer isto: não importa qual tipo de livro você está escrevendo, não deixe ninguém lhe dizer "não")

Eu sempre gostei de escrever. Na escola, a aula de português era uma das minhas preferidas. Adorava quando tinha que escrever uma redação, principalmente narrativas. Depois, conheci o mundo das fanfics (não sabe o que é isso? Veja aqui). Aliás, acabei de ver que minha última fanfic foi escrita em 2012, que triste!

Tentei escrever alguns contos curtos também, mas nunca me aprofundei na escrita como deveria... Sempre penso que deveria e queria escrever mais, mas invento desculpas para mim mesma. Tenho uma preguiça enorme de começar, fico procrastinando, pensando que não sou boa o bastante, esse tipo de coisa. E aí nunca escrevo nada - exceto no blog, claro.

Meu irmão encontrou Chicken soup for the soul: Inspiration for writers por acaso em uma livraria (ele também gosta de ler e escrever), leu e me emprestou. Disse que era para me inspirar. Bom, ainda não escrevi quase nada desde que li o livro, mas ele é realmente inspirador.

O livro conta com 101 histórias de escritores para escritores - ou para leitores que querem ser escritores, ou simplesmente leitores que gostariam de conhecer o mundo dos escritores. Os escritores são variadíssimos, de todos os tipos de assunto: ficção, autoajuda, memórias, quadrinhos, contos, blogs... Lembrete para mim mesma: procurar os livros de todo mundo que aparece nesse livro.

Imagem original: Freepik.com

Tem duas histórias que me marcaram mais, que gostaria de dividir com vocês.

A primeira é sobre a velha desculpa "não tenho tempo", e conta a história de um homem que escrevia todos os dias, nos 15 minutos que lhe sobravam do seu horário de almoço. Resultado: em dois anos ele tinha um livro completo e publicado. Isso me fez pensar: quantos "15 minutos" assim são desperdiçados todos os dias em coisas bobas, que não trazem benefício algum? Esse tempo poderia ser usado para algo mais produtivo, como ler e escrever.

A segunda história que me marcou foi sobre uma escritora que recebeu uma resenha negativa do seu livro e queria defendê-lo. Até que seu amigo lhe disse: o livro deve defender-se sozinho. Esse caso já aconteceu várias vezes na blogosfera: blogueiro escreve resenha citando pontos negativos do livro do autor brasileiro e o mesmo fica comentando na resenha, tentando convencer as pessoas que o blogueiro está errado (e ás vezes até difamando o mesmo). Isso só serve para fazer as pessoas desistirem de conhecer novos autores nacionais; por favor, autores, não façam isso.

Chicken soup for the soul: Inspiration for writers é um livro que traz inspiração, motivação e conhecimento. Eu gostei bastante e recomendo, mesmo para quem não pretende escrever, para conhecer o lado dos escritores. Agora, só me falta voltar a escrever...

Obs: Chicken Soup for the Soul é o nome de uma editora especializada em coletâneas de histórias inspiradoras. No catálogo deles tem vários livros que me interessaram!

Nota:

4 comentários:

  1. que proposta interessante, não Sora!
    acho que no fundo todo o leitor ja sonhou em escrever
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Quando comecei a ler o post fiquei tipo "What?" Mas a ideia do livro é genial! Eu não leria porque talvez eu não fosse gostar, mas que é interessante, é.

    P. S. Eu também amo redações & aulas de Português \o/

    Bjs!

    Leitura Silenciosa | Blog | FanPage

    ResponderExcluir
  3. Oi Sora!
    Nossa, gostei da proposta do livro, ótica dica!
    bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia Sora, mas gostei da proposta.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails