11 de agosto de 2015

Vida Organizada

Organização tem a ver com funcionalidade, não com beleza, aparência, limpeza, arrumação. Ser organizado é criar sistemas que facilitem o dia a dia. É possibilitar a arrumação.

Eu havia acabado de descobrir o blog Vida Organizada quando decidi comprar este livro. Nem lembro como descobri o blog, acho que vi o link em algum dos blogs literários, mas de cara virei fã! A autora, Thais Godinho, dá diversas dicas de organização, desde organizar a casa, o dinheiro, até a nossa vida em si.

Eu tenho um sério problema quando leio no computador, não consigo me concentrar tanto quanto quando eu leio um livro impresso. Por isso, comprei o livro. Tem várias dicas que eu já havia lido no blog ali, mas o blog tem tantos posts que fica difícil saber por onde começar. O livro ajuda bastante nisso.

Ele fala sobre vários assuntos, como: começando a se organizar, objetivos, "destralhamento", rotinas, agendas e tarefas, organização da casa e do trabalho.

Eu li recentemente outro livro sobre organização, A Mágica da Arrumação, e comparando os dois posso dizer que gostei muito mais do Vida Organizada, pois a autora é mais "pé no chão". Por exemplo, sobre arrumar a casa, ela diz que precisamos pensar sobre nossas prioridades. Ninguém quer morar na bagunça, mas ninguém precisa esfregar todo canto toda hora - a não ser que você queira. Aliás, isso é outra coisa que eu gostei no discurso da Thais: cada um tem seus objetivos e seu jeito, não é porque algo funciona para alguém que vai funcionar para você.


Eu terminei o livro já pensando que preciso ler ele inteiro de novo para refletir melhor. Mas já estou implementando a parte da lista de tarefas. E funciona! Incomoda demais ver uma tarefa lá todo dia e não realizá-la. Também já apliquei a regra da limpeza de 15 minutos e destralhamento. Arrumei minha gaveta do armário que eu não via o fundo há anos (e tinha dificuldade para encontrar as coisas), e tirei de lá dois sacos de coisas que eu não usava e papeis - ou seja, tralha! Acreditam que até encontrei uma nota de cinquenta reais no meio da bagunça?

Vida Organizada é um livro inspirador, que realmente pode ajudar as pessoas. Agora é tentar aplicar os ensinamentos à vida diária.

Nota:

8 comentários:

  1. Oi!
    Acho que preciso desse livro também.
    Não tão organizada quanto gostaria e o livro parece conter ótimas dicas.
    Vou lê-lo em breve.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage
    Esse é o mês de aniversário do blog! Participe da Promoção e do Top Comentarista

    ResponderExcluir
  2. Oi Sora! Sempre vejo comentários positivos sobre o blog e desde que o livro saiu estou pensando em ler, preciso mesmo organizar algumas coisas aqui, e este lado "pé no chão", definitivamente me deixou mais tranquila sobre a obra.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Sora!
    Muito interessante! Fiquei curiosa para descobrir o que vou absorver de ensinamentos do livro \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sora, eu me considero uma pessoa organizada, e não sei se leria este livro no momento, apesar de saber que deve ter dicas muito boas, principalmente para os bagunceiros de plantão.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Oiii Sora, tudo bem??? Eu sou organizada na minha bagunça, kkkk
    Mas confesso que estou tentando me organizar melhor =D
    Era muito fã deste tipo de livro quando eu era mais nova, mas hoje em dia ele não me chama mais. mas salvei o blog da menina como favorito e pretendo dar uma olhada sim :)
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu realmente necessito desse livro rsrs
    Sou organizada até certo ponto, depois é muito enrolação e nada de produtividade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu sou super desorganizada, vou ter que ler esse livro pra ver se melhoro! Sem contar que meu foco muda constantemente e é difícil prender minha atenção numa coisa só!

    Gostei da dica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu confesso que me passou pela cabeça que esse seria um livro sobre TOC. rsrs
    Enfim...
    Sou um defensor incondicional da organização. Todo mundo precisa, não é mesmo?
    Fiquei curioso pelas dicas. Beijos!
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails