11 de agosto de 2015

Vida Organizada

Organização tem a ver com funcionalidade, não com beleza, aparência, limpeza, arrumação. Ser organizado é criar sistemas que facilitem o dia a dia. É possibilitar a arrumação.

Eu havia acabado de descobrir o blog Vida Organizada quando decidi comprar este livro. Nem lembro como descobri o blog, acho que vi o link em algum dos blogs literários, mas de cara virei fã! A autora, Thais Godinho, dá diversas dicas de organização, desde organizar a casa, o dinheiro, até a nossa vida em si.

Eu tenho um sério problema quando leio no computador, não consigo me concentrar tanto quanto quando eu leio um livro impresso. Por isso, comprei o livro. Tem várias dicas que eu já havia lido no blog ali, mas o blog tem tantos posts que fica difícil saber por onde começar. O livro ajuda bastante nisso.

Ele fala sobre vários assuntos, como: começando a se organizar, objetivos, "destralhamento", rotinas, agendas e tarefas, organização da casa e do trabalho.

Eu li recentemente outro livro sobre organização, A Mágica da Arrumação, e comparando os dois posso dizer que gostei muito mais do Vida Organizada, pois a autora é mais "pé no chão". Por exemplo, sobre arrumar a casa, ela diz que precisamos pensar sobre nossas prioridades. Ninguém quer morar na bagunça, mas ninguém precisa esfregar todo canto toda hora - a não ser que você queira. Aliás, isso é outra coisa que eu gostei no discurso da Thais: cada um tem seus objetivos e seu jeito, não é porque algo funciona para alguém que vai funcionar para você.


Eu terminei o livro já pensando que preciso ler ele inteiro de novo para refletir melhor. Mas já estou implementando a parte da lista de tarefas. E funciona! Incomoda demais ver uma tarefa lá todo dia e não realizá-la. Também já apliquei a regra da limpeza de 15 minutos e destralhamento. Arrumei minha gaveta do armário que eu não via o fundo há anos (e tinha dificuldade para encontrar as coisas), e tirei de lá dois sacos de coisas que eu não usava e papeis - ou seja, tralha! Acreditam que até encontrei uma nota de cinquenta reais no meio da bagunça?

Vida Organizada é um livro inspirador, que realmente pode ajudar as pessoas. Agora é tentar aplicar os ensinamentos à vida diária.

Nota:
Related Posts with Thumbnails