15 de dezembro de 2015

A Arte de Fazer Acontecer

Bem-vindo a uma mina de ouro de insights e estratégias para ter mais energia e conseguir relaxar, ter mais clareza e ser mais concentrado em tudo o que fizer, de modo a atingir mais objetivos com bem menos esforço.

David Allen é o criador do método GTD - Getting Things Done. Eu acompanho o blog Vida Organizada há um tempinho e também já li o livro da Thais (resenha aqui). Ela fala bastante sobre GTD, tanto no livro como no blog, mas eu tinha vontade de conhecer o livro original do David Allen.

A edição que eu li e cuja capa ilustra a resenha é de 2015 e totalmente revisada - aliás, a responsável pela revisão técnica foi a Thais. Para quem não conhece, o método GTD ajuda as pessoas a se organizarem e alcançarem seus objetivos, além de diminuir o stress.

O livro é extenso e é impossível utilizar o método todo de uma vez. Eu mesma não pretendo implementá-lo totalmente, mas já estou aproveitando várias dicas, como a regra dos dois minutos, a caixa de entrada e a revisão semanal e mensal. É bom ler e ver o que funciona com você. Comigo, está me ajudando bastante a não esquecer as coisas que preciso fazer e a esvaziar minha cabeça. Anoto tudo que preciso no papel (caixa de entrada) e depois vejo o que vou fazer com essas tarefas (fazer, delegar, adiar ou jogar fora).


Algo errôneo que muitos podem pensar é que o GTD se aplica apenas ao trabalho. Não, ele pode lhe ajudar em todos os campos da sua vida. Por exemplo, vamos supor que seu sonho é viajar para a Europa. Como você pode concretizar esse sonho? O GTD ajuda a colocar as coisas no papel, detalhar e transformar em realidade.

A Arte de Fazer Acontecer é um livro muito interessante e sua técnica é conhecida no mundo todo. Como eu disse, mesmo que você não vá seguir o livro inteiro, tem várias técnicas que podem ajudá-lo a se organizar. Recomendo a leitura.

Outras capas:


Nota:

Livro cedido para resenha pela Sextante.
Related Posts with Thumbnails