18 de dezembro de 2015

A Menina da Neve

Mabel sabia que haveria silêncio. Esse era o sentido de tudo, afinal. (...) Todos esses sons do fracasso e arrependimento dela seriam deixados para trás e, no lugar deles, havia apenas silêncio.

Após perderem seu bebê, Jack e Mabel se mudam para o Alasca. Durante uma nevasca e em um dos raros momentos juntos, o casal constrói uma menina de neve. No dia seguinte, avistam uma menina correndo pelas árvores, usando exatamente o mesmo cachecol que haviam utilizado no boneco.

O livro se passa em 1920, quando a região do Alasca era mais inóspita do que é hoje. A autora descreve bem todas as dificuldades de se morar nessa região, nessa época: o frio extremo, a dificuldade de conseguir atendimento médico, como se manter alimentado durante o inverno sem dinheiro... A vida de Jack e Mabel realmente não é fácil, mas os dois estão dispostos a viver nesse lugar e tentam fazer dar certo. Ainda bem que eles tinham bons vizinhos, que também estavam dispostos a ajudar (eu adorei a tagarela da Esther).

Há um conto de fadas russo chamado Snegurochka (dama de neve), no qual o livro se baseia, e que é também citado durante a história - Mabel tem um livro sobre esse conto, mas está em russo e ela não consegue ler, apenas se lembra da história que seu pai contou e observa as figuras.


Aliás, falando na Mabel, eu conseguia sentir a dor que ela sentiu ao perder seu bebê, e toda a desolação passada por ela. O cenário também ajuda e havia horas em que eu me sentia sufocada, só queria sair da cabana deles e respirar. Não foi uma leitura fácil, mas eu adorei o modo que a Eowyn Ivey escreve, que chega a ser poético em alguns trechos.

A Menina da Neve é uma história misteriosa, com um toque de magia misturado a realidade. Não chega a ser um conto de fadas e não é uma história leve, mas recomendo.

Outras capas:


Nota:

Livro cedido para resenha pela Novo Conceito.

17 comentários:

  1. Oie,
    a história parece ser linda, mas confesso que ainda não sei se iria gostar da leitura. Drama demais para mim rsrsrs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Sora, tudo bom?
    Ai que história cult conceitual viu? Confesso que não sei se gostarei viu? Vou dar uma chance.
    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Awn, é a primeira vez que vejo uma resenha desse livro! Eu adorei a leitura. Como você disse, não é leve e nem fácil de ser gostado, mas eu achei muito legal. Todo aquele clima mágico e a atmosfera de neve do livro me fizeram viajar completamente enquanto eu lia. Não curti algumas coisas e a forma como elas aconteceram no final, mas em geral, foi um livro que me surpreendeu. Fui ler sem expectativas e achando que seria tedioso e maçante, e acabei me apaixonando pela forma de escrever dessa autora!

    Beijos,
    Ana.
    http://nasuaestanteblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Sora, tudo bom?
    Já ouvi várias resenhas falando bem desse livro e já estou com ele aqui em casa para ler :D
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  5. esse livro em deixou p... da vida com ele!
    sério que final foi esse? justo por alguns pontos mas tão cruel por outros que fiquei chocada, talvez esse golpe da autora tenha feito eu ficar de bocão aberto indignada após fechar a última página!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sora! Sempre vejo o pessoal comentando sobre esse livro e ainda não criei vergonha na cara para ler! Gosto de histórias misteriosas e as capas são lindas!

    Beijocas, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi Sora, adoro leituras poéticas, eu não tenho interesse em ler este livro, não faz meu estilo, mas foi bacana conhecer um pouco mais pela sua resenha!!

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sora! Esse livro está na minha wishilist, eu amo dramas gostei bastante da premissa dele. Ótima resenha!
    Beijos,

    Borboletas de papel Ƹ̴Ӂ̴Ʒ

    ResponderExcluir
  9. Sora, eu tenho esse livro e gostei bastante :)
    Aliás, curto muito a Novo Conceito.
    Beijos.

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Sora!
    Comprei esse livro na Black Friday e estou aguardando ansiosamente. Sua resenha me deu outra perspectiva do livro, o que aumentou ainda mais o meu interesse!
    Adorei a sua resenha e as outras capas do livro!

    Beijos

    www.entrepaginasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sora!
    Menina, esse livro é muito bonito. Confesso que me envolvi tanto com esse livro, que não consegui parar a leitura. É uma ótima indicação, e muito irão gostar \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  12. já vi muitas reseha positivas em relação a obra, e cada vez fico com mais vontade de le-la heuheueheu Mas a sua tem um diferencial: Mostra as capas de outros países. Gostei mais da terceira....

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho padecido de uma enorme vontade de ler esse livro desde que ele foi lançando. Esse ano estou super atolada com as coisas da escola, umas parcerias individuais que tenho e ate mesmo as divulgações da estante nas redes sociais e afins. Mas em minhas férias tenho muita vontade de pegar nem que seja o e-book desse livro e ler... A história tem meu número.

    ResponderExcluir
  14. Oi minha flor, está acontecendo um sorteio no meu blog, venha participar! Quem me ajudar a divulgar terá chance extra viu! É só comentar que ajudou a divulgar!

    http://resenhaaquilarissa.blogspot.com.br/2015/12/sorteioooooo.html

    ResponderExcluir
  15. Olá Sora!

    Que livro diferente... Gostei muito da sua indicação.

    Bjoss
    http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, Sora. Tudo bem?

    Recebi esse livro da editora também, e estou bastante ansioso em conhecer esse drama mesclado à conto de fadas. Gostei bastante de sua opinião.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia esse livro, parece ser bom. Gostei e já quero ler.

    www.geracaoselfie.blog.br

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails