29 de janeiro de 2016

O mundo assombrado pelos demônios

Querendo ou não, estamos presos à ciência. O melhor é tirar o máximo proveito da situação. Quando chegarmos a compreendê-la e reconhecermos plenamente a sua beleza e o seu poder, veremos que, tanto nas questões espirituais como nas práticas, fizemos um negócio muito vantajoso para nós.

Carl Sagan. Quem ainda não o conhece, precisa conhecê-lo. Ele foi o famoso astrofísico americano que, nos anos 1980, apresentava a série de TV Cosmos, focado em divulgação científica. Assisti alguns episódios quando era criança e eles me marcaram. Achava incrível como ele explicava de um jeito mais fácil algo que parece tão complicado quanto a ciência (hoje há uma nova versão do programa, com o também astrofísico Neil deGrasse Tyson).

Mudando totalmente de assunto para contar um pouco como descobri esse livro. Comecei a fazer caminhada e precisava de algum incentivo, aí resolvi explorar o até então desconhecido mundo dos podcasts. Navegando por aí, descobri o Caixa de Histórias, um podcast literário no qual é narrado um trecho de um livro e a seguir o mesmo é discutido pelos apresentadores. No primeiro episódio que eu ouvi, o livro em questão era O mundo assombrado pelos demônios - a ciência vista como uma vela no escuro, do incrível Carl Sagan. Quando terminei o podcast, pensei: preciso ler esse livro agora!

Imediatista, o primeiro lugar em que procurei foi na Amazon, para ter logo o e-book em mãos. Depois de comprar e contar para o meu marido, descobri que ele já tinha o livro impresso! No final, acabei lendo metade no livro impresso, quando estava em casa, e metade em e-book, quando estava na rua. Como é um livro de não-ficção, não li todo de uma vez, lia de um a três capítulos por semana, então essa maluquice deu certo.

Mas, afinal, sobre o que é esse livro?


Resumindo muito, é sobre ciência. Mas não espere encontrar termos complicados ou um monte de cálculos. É sobre como a ciência pode servir "como uma vela no escuro", ou seja, como ela pode nos ajudar a não sermos enganados - tanto com teorias da conspiração relacionadas a alienígenas, quanto em relação a política. Carl Sagan explica diversos cenários em que a ciência pode nos ajudar, e como o pensamento científico é uma das chaves para melhorar o mundo.

Eu achei o livro sensacional! Sentia vontade de sair grifando o livro inteiro. É uma leitura para abrir a cabeça e os olhos. Considero uma leitura obrigatória para todos, independente de idade, educação ou religião.

O livro foi escrito em 1995, mas infelizmente, vinte e um anos depois, pouca coisa mudou. Carl Sagan não viveu para ver a era da internet (ele morreu em 1996), quando as informações estão aí, basta procurar, mas as pessoas continuam com preguiça de pensar (como ele cita em um dos capítulos). Por isso, não podemos parar de tentar divulgar a ciência e o simples fato de que é preciso pensar e analisar antes de aceitar qualquer tipo de informação.

O mundo assombrado pelos demônios é um livro que nos faz refletir e pode mudar nossas vidas. Só é uma pena que as pessoas que mais precisam ler dificilmente o farão.

Outras capas:


Nota:
Related Posts with Thumbnails