29 de janeiro de 2016

O mundo assombrado pelos demônios

Querendo ou não, estamos presos à ciência. O melhor é tirar o máximo proveito da situação. Quando chegarmos a compreendê-la e reconhecermos plenamente a sua beleza e o seu poder, veremos que, tanto nas questões espirituais como nas práticas, fizemos um negócio muito vantajoso para nós.

Carl Sagan. Quem ainda não o conhece, precisa conhecê-lo. Ele foi o famoso astrofísico americano que, nos anos 1980, apresentava a série de TV Cosmos, focado em divulgação científica. Assisti alguns episódios quando era criança e eles me marcaram. Achava incrível como ele explicava de um jeito mais fácil algo que parece tão complicado quanto a ciência (hoje há uma nova versão do programa, com o também astrofísico Neil deGrasse Tyson).

Mudando totalmente de assunto para contar um pouco como descobri esse livro. Comecei a fazer caminhada e precisava de algum incentivo, aí resolvi explorar o até então desconhecido mundo dos podcasts. Navegando por aí, descobri o Caixa de Histórias, um podcast literário no qual é narrado um trecho de um livro e a seguir o mesmo é discutido pelos apresentadores. No primeiro episódio que eu ouvi, o livro em questão era O mundo assombrado pelos demônios - a ciência vista como uma vela no escuro, do incrível Carl Sagan. Quando terminei o podcast, pensei: preciso ler esse livro agora!

Imediatista, o primeiro lugar em que procurei foi na Amazon, para ter logo o e-book em mãos. Depois de comprar e contar para o meu marido, descobri que ele já tinha o livro impresso! No final, acabei lendo metade no livro impresso, quando estava em casa, e metade em e-book, quando estava na rua. Como é um livro de não-ficção, não li todo de uma vez, lia de um a três capítulos por semana, então essa maluquice deu certo.

Mas, afinal, sobre o que é esse livro?


Resumindo muito, é sobre ciência. Mas não espere encontrar termos complicados ou um monte de cálculos. É sobre como a ciência pode servir "como uma vela no escuro", ou seja, como ela pode nos ajudar a não sermos enganados - tanto com teorias da conspiração relacionadas a alienígenas, quanto em relação a política. Carl Sagan explica diversos cenários em que a ciência pode nos ajudar, e como o pensamento científico é uma das chaves para melhorar o mundo.

Eu achei o livro sensacional! Sentia vontade de sair grifando o livro inteiro. É uma leitura para abrir a cabeça e os olhos. Considero uma leitura obrigatória para todos, independente de idade, educação ou religião.

O livro foi escrito em 1995, mas infelizmente, vinte e um anos depois, pouca coisa mudou. Carl Sagan não viveu para ver a era da internet (ele morreu em 1996), quando as informações estão aí, basta procurar, mas as pessoas continuam com preguiça de pensar (como ele cita em um dos capítulos). Por isso, não podemos parar de tentar divulgar a ciência e o simples fato de que é preciso pensar e analisar antes de aceitar qualquer tipo de informação.

O mundo assombrado pelos demônios é um livro que nos faz refletir e pode mudar nossas vidas. Só é uma pena que as pessoas que mais precisam ler dificilmente o farão.

Outras capas:


Nota:

13 comentários:

  1. Oi Sora,

    já tinha escutado o nome do autor por aí e, só por isso, já fico com vontade de ler o livro. E saber que você gostou tanto e que essa é uma obra que abre a nossa mente, sinto que preciso do livro para ontem!

    Beijos!
    Participe do Sorteio de Carnaval
    http://www.mademoisellelovesbooks.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sora!
    Não conhecia o livro nem o autor, mas da maneira que você descreveu a história parece incrível! Apesar de não ser algo que eu leio, fiquei bastante curiosa.
    Hey, venha conhecer o Dossiê Cultural, um novo (repaginado, na verdade) projeto de blog que tenho com umas amigas! Aceita parceria com ele? Responde lá! Beijinhos ;P

    Borboletas de Papel
    | Dossiê Cultural
    Conheça o projeto literário #12HistóriasBrasileiras e participe!

    ResponderExcluir
  3. eu não conhecia o livro, fiquei receosa por não ser o meu tipo favorito de trama, mas estaria disposta a dar uma oportunidade
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Sora, tudo bom?
    Confesso que se estivesse em uma livraria o livro não me chamaria a atenção, mas você falou tão bem da história que deu aquela vontade, ainda mais por causa da sua empolgação. E, mesmo sendo de humanas, eu amo ciências e gosto sempre de tentar entender o que está acontecendo. Com certeza vai ser um dos livros que vou ler ;)
    Adorei a resenha!
    http://estantedeumafangirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!! Não é um livro que me conquistaria se eu estivesse procurando algo especifico, mas a sua resenha ficou tão completa que fiquei com vontade de ler.
    Beijoos.
    http://amordeluaazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não me interessei tanto, mas acho que eu até leria depois da sua resenha. haha

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  7. Oi
    nem conhecia o autor, que bom que gostou da leitura e que bom que seu marido tinha ele impresso, mas nem chamou minha atenção infelizmente, tentei assisti Cosmo a versão atual para fazer um trabalho pra minha irmã, mais fui até o ep 10 da primeira temporada lutando.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Sora!
    Que livro interessante! Não sabia dessa publicação, e fiquei curiosa. Deve ter várias passagens que me deixarão reflexivas.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  9. não conhecia o livro, mas parece ser bem interessante!

    >>> http://gilustre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Achei super interessante, um livro que leria.
    As capas não são muito chamativas mas a primeira do post é a melhor :D
    bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Sora,
    Achei o livro bem interessante e daria uma chance porque um assunto que sempre me chama atenção...haha o Neil eu conheço por causa dos memes...tenho que assistir a versão dele.

    Ótima resenha.

    tenha um ótimo final de semana =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  12. Sora, confesso que ando numa vive tão pesada no meu trabalho, cheia de compromissos e responsabilidades, que estou fugindo dos livros "cabeça". rsrsrs
    Mas gostei da sua resenha. Completinha como sempre.


    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Excelente resenha, fiquei curiosa.
    O seu blog é muito lindo! <3
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails