7 de agosto de 2016

A Torre Acima do Véu

Tudo acabou quando uma densa e venenosa névoa cobriu nossa superfície. As primeiras ocorrências se concentraram nas áreas mais populosas do globo, mostrando-se devastadoras. Em vinte e quatro horas, metade da população da megacidade Rio-Aires, pertencente ao bloco União Latina, foi dizimada diante do misterioso gás.

Existe distopia brasileira de boa qualidade? Tem sim, e não deve nada para as ficções estrangeiras. Estou falando de A Torre Acima do Véu, da paraense Roberta Spindler.

Que o futuro será dominado pela superpopulação e por cidades enormes, todo mundo já sabe. Mas e se uma névoa misteriosa surgisse, matando quem encontrasse pelo caminho? Os sobreviventes se refugiam em arranha-céus gigantescos, e logo surge um novo comando através da Torre.

Cinquenta anos após o surgimento da névoa, acompanhamos Beca, que trabalha com o resgate de objetos abandonados nos andares inferiores com seu pai e irmão adotivos. Ela é uma saltadora, ágil e inteligente. A vida dela não é fácil, e complica mais ainda quando uma operação dá errado.

Já que estou falando sobre a protagonista... Achei a Beca uma mulher bem forte, que sofreu muito e por isso não leva desaforo pra casa. Gostei bastante dela!


O mundo distópico criado pela Roberta é fascinante. Fiquei imaginando como seria viver apenas dentro de prédios, sem nunca mais colocar os pés no chão propriamente dito (não sei se eu aguentaria!). A narrativa dela é muito bem descrita e tem bastante diálogos, além de ser dinâmica como um filme. Seria bem legal se fizessem um filme desse livro.

A única coisa que me incomodou foi o final. Tinha ainda muita coisa pra resolver, tanta que eu achava que o livro ia ter continuação, mas no final tudo foi resolvido muito rapidamente. Os personagens passaram por tantas coisas complicadas... Para resolver tudo facilmente nos últimos capítulos.

Apesar do final ter decepcionado, eu gostei bastante do resto do livro e achei a história empolgante. Por isso, recomendo!

Outras capas:


Nota:

Related Posts with Thumbnails