23 de setembro de 2016

A Irmã da Sombra

3º livro da série As Sete Irmãs.
Atenção! Esta resenha pode conter spoilers dos livros anteriores da série!

Resenhas dos livros anteriores:
1. As Sete Irmãs
2. A Irmã da Tempestade

Peguei o envelope com as mãos trêmulas. Respirei fundo e o rasguei. Lá dentro havia uma carta e, também, o que parecia uma pequena e delgada caixinha de joias. Desdobrei o papel e comecei a ler.

Depois de viajarmos para o Rio de Janeiro com Maia e para a Noruega com Ally, agora é a vez de conhecermos a Inglaterra através dos olhos de Estrela. Ela sempre esteve junto de sua irmã Ceci, mas começa a se sentir sufocada e vai atrás das pistas de sua origem, deixadas por Pa Salt.

Essas pistas a levam a uma livraria em Londres e, junto dela, ao seu atual proprietário, Orlando, e sua família, que vive no interior. Mais uma vez, Lucinda escreve com maestria uma história que mistura passado e presente, história e ficção. O passado é 1909, onde acompanhamos a história de Flora MacNichol, que foi vizinha, por um tempo, da escritora Beatrix Potter.

No começo não simpatizei muito com Estrela, pois sentia que ela era muito apagada, vivendo na sombra da irmã super protetora. Ela deixava de fazer tudo que queria para seguir a irmã. Conforme o livro vai passando, ela vai ganhando auto estima, saindo da sombra para fazer jus ao brilho do seu nome.

O mundo de Peter Rabbit, criação de Beatrix Potter (créditos)

Mas não é só Estrela que precisa recomeçar sua vida... Ela toca todos em sua família perdida, que estava mais quebrada do que poderia imaginar. É assim que ela passa a ser uma personagem forte, quando começa a ajudar os outros também, além de a si mesma.

Outra personagem que, para mim, foi muito forte, foi Flora. Eu adorei a história dela e também das outras mulheres de sua época: Beatrix e Alice Keppel. Achei lindo o modo como a autora tratou o feminismo, tanto no início do século 20 quanto no século 21. Ela retrata mulheres que são exemplos de força e determinação, além de lutarem contra os estereótipos da época.

A Irmã da Sombra foi um livro maravilhoso, e foi também o meu preferido da série até agora. Fico na ansiedade, aguardando o próximo livro, que contará a história de Ceci.

Outras capas:


Nota:

Livro cedido para resenha pela Arqueiro.
Related Posts with Thumbnails