13 de outubro de 2016

5 de 5ª: Livros que marcaram a infância

Ontem foi Dia das Crianças, então o 5 de 5ª de hoje traz 5 livros que marcaram minha infância! Será que marcaram a sua também?

O Menino Maluquinho
Ziraldo

Na obra infantil, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras.Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz.

A Bolsa Amarela
Lygia Bojunga

É o romance de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela)- a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação- por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio "criança não tem vontade"- essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa, e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa.

O Meu Pé de Laranja Lima
José Mauro de Vasconcelos

Na obra juvenil mais conhecida de José Mauro, a pobreza, a solidão e o desajuste social vistos pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos. Nascido em uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino especial, que envolve o leitor ao revelar seus sonhos e desejos, por meio de conversas com o seu pé de laranja lima, encontrando na fantasia a alegria de viver.

O Pequeno Príncipe
Antoine de Saint-Exupéry

Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança.

Caçadas de Pedrinho
Monteiro Lobato

Nessa história, Pedrinho e uma expedição formada por Narizinho, Emília, Rabicó e Visconde de Sabugosa vão à caça de uma onça-pintada escondida na mata fechada do capoeirão de taquaraçus perto do Sítio do Picapau Amarelo. Com muita valentia e um pouco de medo, a turma arma a maior confusão entre os animais silvestres e se aventura numa caçada cheia de surpresas.

15 comentários:

  1. Oi Sora,

    Sabe que não lembro dos meus livros infantis, mas lembro que lia gibis da Turma da Mônica!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que nostalgia! hahaha
    desses ai, o unico que não lembro de ter lido é Caçadas de Pedrinho, mas os outros li na escola ainda.. hehe

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Da lista, eu só li 'O Pequeno Príncipe' e 'O meu pé de laranja lima'.
    Mas ambos já na fase adulta. kkkk
    Um livro que eu gostei muito na infância foi "Minhas memórias de Lobato".
    Beijos!
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oláá!!
    Ah, alguns também marcaram a minha! O menino maluquinho e a bolsa amarela. Mas eu adorava todos do sítio do pica pau amarelo, só não lembro se li esse das caçadas do pedrinho..
    E o Pequeno príncipe só fui ler depois de mais velha hehe
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Menino maluquinho ♥ bom demais!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Da lista "a bolsa amarela é o meu favorito", a escrita da autora surpreende e é leve.
    Art of life and Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Sora! Que post gostoso! Eu me lembro bem do filme O pé de laranja Lima, é bem antigo, mas vi quando criança, até hoje tenho vontade de ler o livro! O menino maluquinho e O pequeno príncipe tb marcaram minha infância!

    Adorei a lista!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sora!
    Desses, eu só li O Pequeno Príncipe e quando já era adulta.
    Menino Maluquinho eu só assisti os filmes e amava.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção 5 Anos de Além da Contracapa
    Participe do sorteio Halloween Literário

    ResponderExcluir
  9. Oiii Sora

    Eu AMAVA o menino Maluquinho, assisti inclusive o filme... aii que nostalgia, época boa demais. O Pequeno Principe tb gostava muito, e aliás esse tb era viciada no desenho....rsrs

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  10. Na minha infância eu não li nenhum livro citado, mas eu assistia Menino Maluquinho e ainda colocava uma panela na cabeça rsrs
    Beijos!
    Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
  11. Oi Sora! Destes aí li O Pequeno Príncipe, do Monteiro Lobato li outros livros. A Bolsa Amarela é um que mesmo já grandinha, ainda vou conferir.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Ziraldo e Monteiro Lobato fizeram parte da minha infância.
    Admiro o livros e tenho em casa. É o tipo de livro que a gente precisa compartilhar de geração em geração.
    Beijo, Sora :)

    Hida
    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sora! Confesso que o único da sua lista que li durante minha infância foi "O Menino Maluquinho", já que "O Pequeno Príncipe" li no começo da minha adolescência (e não tive uma boa experiência com o livro). Adorei conhecer os livros que te marcaram e tenho que admitir que são bem mais "profundos" do que os da minha infância hahahahah Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Juro para vc que nunca li nenhum desses, o pequeno príncipe li um dia desses, pois estava a caça de um livro de pintar para meu sobrinho e dei de cara com o príncipe, então tive que comprar ehehehehe....Eu era mais de série vaga lume, li vários e vários
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sora! Td bom?
    O pequeno príncipe é meu favorito da lista e tb marcou minha infância. Tb gosta mto de A bolsa amarela. Tem uma série que eu amava da Maria José Dupré, que era O Cachorrinho Samba, hehehehe. Tb gostava mto dos gibis da Turma da Mônica. =D

    Bjos,
    Daniela Tiemi
    www.leiturasecomidinhas.com.br

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails