21 de novembro de 2016

Jonathan Strange & Mr. Norrell

Alguns anos atrás, na cidade de York, existia uma sociedade de magos. Eles se reuniam na terceira quarta-feira de cada mês e liam ensaios longos e enfadonhos sobre a história da magia inglesa.

Inglaterra, 1806. Trezentos anos antes, um grande mago, chamado Rei Corvo, governou a Inglaterra. Mas ele desapareceu e, com ele, a prática da magia. É então surge um novo mago, o primeiro a realmente praticar magia desde então: Mr. Norrell. Ele acha que é o único praticante de magia na Inglaterra... Mas está enganado. Logo conhece Jonathan Strange, que toma como pupilo.

Fazia tempo que este livro estava parado na minha estante, eu tinha curiosidade para ler, mas tinha um pouco de preguiça de passar por suas 817 páginas. Finalmente, por influência do meu marido (que já tinha lido), peguei Jonathan Strange & Mr. Norrell para ler.

O começo do livro foi um pouco complicado, um personagem é apresentado depois do outro, cada um com um nome estranho, como Mr. Drawlight, Mr. Lascelles, Mr. Segundus... e muitos outros "Misters". Estava difícil diferenciar um personagem do outro. Porém, depois desse estranhamento inicial, acabei me acostumando com a escrita um pouco rebuscada e não queria mais parar de ler.

O livro tem várias passagens que eu achei geniais - sou fã da ironia britância - e vários pontos que li mais de uma vez. É repleto de notas de rodapé, que acrescentam ainda mais informações à história. De fato, há tantas informações e até alguns personagens reais, como Napoleão Bonaparte e o poeta Lord Byron, que até esquecia de que este era um livro de ficção. O mundo criado por Susanna Clarke é muito rico e fiquei sem rumo quando fechei o livro.


Jonathan Strange & Mr. Norrell foi adaptado pela BBC One para uma minissérie de sete episódios. Eu comecei a ver a série após terminar a leitura e estou gostando bastante. É muito bem feita e gostei de ver tudo que a autora descreveu no livro.

Se você gosta de histórias de fantasia, não se deixe intimidar pela grossura do livro. Ele é dividido em três partes, ou seja, é praticamente uma trilogia em um livro só -  o que é ótimo pois não precisamos comprar mais livros. Eu adorei esta história e certamente ela ainda ficará na minha cabeça por um bom tempo.

Outras capas:


Nota:

Related Posts with Thumbnails