23 de janeiro de 2017

Looking Glass Girl

And suddenly I find myself falling backwards, down the rabbit hole, dropping like a stone. My screams are swallowed up by the soft blanket of darkness.
(E de repente eu me encontro caindo para trás, para baixo do buraco de coelho, caindo como uma pedra. Meus gritos são engolidos pelo macio cobertor da escuridão.)

Eu adoro adaptações e releituras de livros clássicos. Alice no País das Maravilhas certamente é um dos meus clássicos favoritos, assim como seu desenho animado da Disney (já o filme live-action, confesso que não gostei). Achei esse livro por acaso na Saraiva e, assim que vi a capa, sabia que precisava trazê-lo para casa.

Alice Beech tinha duas amigas de infância, Elaine e Yaz. As três eram inseparáveis mas, quando Alice tornou-se a estrela da peça da escola, as outras duas se distanciaram dela. Agora com 13 anos, Alice sofre bullying daquelas que considerava serem suas amigas para sempre. De uma menina alegre, ela passa a ser quieta e estar sempre sozinha.

Que raivaaa dessas meninas! A Alice é tão boazinha, nunca fez nada de ruim para ninguém, e as duas a tratam igual lixo por pura inveja. Eu fiquei bem triste, pois sei que existem muitas meninas e meninos na mesma situação da Alice.


Mas a parte ruim não termina por aí. Alice sofre um acidente e fica em coma, no hospital. A história se divide: uma parte do capítulo é sobre ela em coma, tendo delírios relacionados a Alice no País das Maravilhas (que também é seu livro favorito), e outra conta a história dela na escola até chegar no acidente que a deixou assim.

Existem inúmeros livros sobre bullying por aí, mas achei bem original a abordagem deste. Eu realmente gostaria que os bullies lessem esse tipo de livro para ver se se tocam da maldade que eles fazem e como seus atos afetam a vida dos outros.

Looking Glass Girl é um livro infanto-juvenil, mas que pode ser lido por pessoas de todas as idades. Recomendo principalmente para quem é fã da Alice. O livro é inédito no Brasil, mas quem não lê em inglês pode se arriscar com a versão de Portugal (veja na FNAC).

Outras capas:


Nota:

Related Posts with Thumbnails