15 de março de 2017

O Diário de Anne Frank

Preocupada com a ideia de ir para um esconderijo, juntei as coisas mais malucas na pasta, mas não me arrependo. Para mim, as lembranças são mais importantes do que os vestidos.

Anne Frank foi uma adolescente judia, que viveu durante a 2ª Guerra Mundial. Ela foi obrigada a, junto com sua família, deixar sua casa para ficar escondida. Levou consigo um de seus bens preciosos: seu diário, onde divide conosco seus relatos sobre o dia-a-dia durante a guerra.

Comprei este e-book na Amazon e, enquanto lia, eu pensava: por que não li isso antes?

Durante todo o livro, me senti como se fosse uma amiga íntima de Anne. Afinal, li o diário dela, algo que, talvez, ela nunca tenha pensado que seria publicado e lido por milhares de pessoas em todo o mundo. Há pensamentos sobre a guerra, coisas sobre o dia a dia, seus estudos, discussões entre as pessoas que dividem o mesmo espaço...

Também me sentir claustrofóbica lendo o livro. Sou uma pessoa que a primeira coisa que faz, ao acordar, é abrir todas as janelas. Eu adoro minha casa, mas não consigo imaginar um dia sem, pelo menos, poder colocar a cabeça para fora. Imagine ficar dois anos dentro de casa, sem ter liberdade nem para ir ao banheiro, porque o encanamento pode fazer barulho e avisar as pessoas que tem alguém escondido ali.

Foto original: Guia do Estrangeiro

Lendo depois sobre a história do diário, vi que uma discussão recorrente é sobre a maturidade de Anne em sua escrita, fazendo as pessoas pensarem que ele é fake. Realmente, ela é muito mais madura que qualquer adolescente de treze anos que já vi. Porém, não duvido de sua autenticidade por conta disso. Primeiro, ela era uma garota que amava estudar, ler e escrever. Segundo, com certeza a guerra obriga as pessoas a serem mais maduras. Ela tinha que se preocupar em sobreviver. Não tinha tempo pra ficar de mimimi se não ganhasse o iPhone X dos pais.

O Diário de Anne Frank é um livro maravilhoso e inesquecível, do tipo que dá vontade de grifar o livro inteiro. O final me deixou meio sem rumo. A maldade humana não tem limites, e eu choro por tudo que aconteceu com a família de Anne e todos que tiveram que atravessar essa guerra.

Outras capas:


Nota:

15 comentários:

  1. Li esse livro há alguns anos atrás, e lembro que fiquei mergulhada nessa história, Anne uma garota tão jovem mas tão madura ao mesmo tempo...
    Uma história real, uma história emocionante!

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  2. apesar de gostar muito de enredos da segunda guerra ainda não li o diário de anne Frank e muito me arrependo, pois a história parece ser emocionante
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Sora,
    Já assisti a adaptação do diário de Anne e a história dela e de sua família e marcante.Ainda não tive coragem de ler o livro, mas quem sabe um dia eu me arrisco.

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Sora, tudo bem?
    Anne Frank é uma das minhas personagens/personalidades preferidas! O diário de Anne Frank é sensacional e sou eternamente grata pela publicação de algo tão incrível e cheio de contexto histórico.

    enquantoleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Sora! Nossa acho que esse é um clássico que todo (ou quase todo mundo) já leu, menos eu. Eu tenho muita curiosidade e a obra está na minha lista de livros que preciso ler antes de morrer hehehe espero conseguir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    nossa estou querendo ler este livro, mas confesso que sempre fica para depois.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    Canal no youtube

    ResponderExcluir
  7. Acredita que nunca li nada da Anne? preciso mudar isso. Adorei a resenha, vou anotar a dica bjs

    Taynara Mello www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sora!
    Eu amo esse livro! A história da Anne me marcou muito. Tem um filme antigo baseado no Diário, é longo, mas vale a pena ser visto.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  9. Eu devo ser a única leitora que ainda não leu esse livro. Eu tenho muita vontade de ler, preciso comprar esse livro já! Ainda mais que tá na promoção.
    http://gemanas.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/gemanas

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Li esse livro um tempão atrás e fiquei do mesmo jeito que você. Meio sem rumo quando acabou. Acho tudo fabuloso. A história é muito marcante, acredito que todos que leram (ou a maioria) vai ficar marcado para sempre.

    Beijos,
    Paixão Literária.

    ResponderExcluir
  11. Já ouvi falar muito sobre esse diário, mas nunca li. Tenho mt vontade! Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  12. bom dia, como vai
    esse livro foi um dos primeiros que li e me encantei com a história bem como por todos os detalhes que o livro nos passa.
    beijos
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sora. Tudo bem? Uma das minhas metas de leitura para esse ano é ler esse livro. Sinto que preciso fazer isso. E sua resenha só comprovou isso ainda mais.
    E eu concordo com você. Às vezes as situações fazem com que as pessoas precisem amadurecer muito mais rápido :(
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Sora.
    Esse livro é lindo.
    Eu ja o li faz um tempinho .Em Outubro de 2013 para ser mais exata.
    Foi o livro que eu li antes de "A culpa é das estrelas" ,o que foi interessante porque eu não sabia que o Gus e a Hazel iriam fazer uma visita a casa da Anne Frank .

    Voltando ao livro ,o amadurecimento de Anne é um dos pontos mais fortes do livro.
    No inicio eu achei a personagem muito imatura e achei gratificante acompanhar essa transição dela.
    Me surpreendo por ouvir criticas ja que achei gradual a evolução dela que realmente estava em uma ideia que muitas meninas mudam sua forma de pensamento,alem do contexto isolado e historico que fazem parte dessa fase.
    Como inclusive voce realçou na sua resenha.

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  15. É um livro incrível que apesar de ser triste, deixa uma grande lição.
    Não tem como terminar essa leitura e não se sentir modificado.
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails