8 de junho de 2017

O Fim da Infância

Tudo o que as gerações passadas haviam conquistado era, agora, como nada. Um único pensamento se repetia na mente de Reinhold:
"A raça humana não estava mais só".

Durante a Guerra Fria, quando Estados Unidos e União Soviética competiam para ver quem chegaria antes às estrelas... as estrelas chegaram primeiro até eles. Acima das principais capitais do mundo, surgem naves espaciais gigantescas. Ninguém vê os invasores, que logo entram em contato. Os terrestres o denominam, convenientemente, de Senhores Supremos.

Se você acha que já viu esse começo em algum lugar, pode ter certeza. O filme Independence Day copiou descaradamente a abertura do livro. Porém, as similaridades terminam por aí.

Ao contrário dos ETs do filme, os Senhores Supremos parecem estar interessados em algo até então inatingível para a raça humana: paz mundial. Qualquer desordem ou guerra não é tolerada por eles. Logo, a humanidade passa a acatar as ordens dos Senhores, em troca de paz.

Eu fui lendo esse livro só esperando a m... atingir o ventilador. O que um bando de alienígenas (super inteligentes, já que eles tem naves capazes de atravessar o espaço) pretende com a Terra ficando em paz? Muitos anos se passam ao longo do livro, e só no final vamos entender os motivos deles, assim como o título do livro.

Ao longo da narrativa, também são discutidas várias questões filosóficas. Arthur C. Clarke me convenceu de que a Utopia é algo insustentável ao longo do tempo, e que talvez os seres humanos não estejam preparados para a paz total.


O livro foi publicado pela primeira vez em 1953, mas a história é atemporal e atual até hoje. Esse foi meu primeiro contato com o gênio da ficção científica Arthur C. Clarke, e já estou ansiosa para ler mais livros dele.

O Fim da Infância foi adaptado, recentemente, para uma minissérie de três episódios, pelo canal SyFy. Mas gostei tanto do livro que tenho até medo de assistir... Quem gosta de histórias bem escritas, que fazem pensar, não pode deixar de ler este livro.

Outras capas:


Nota:

Related Posts with Thumbnails