27 de julho de 2017

Allegiant

3º livro da trilogia Divergent.
Atenção! Esta resenha pode conter spoilers dos livros anteriores da série!

Resenhas anteriores:
1. Divergent
2. Insurgent

I'm trying to trust him. But every part of me, every fiber and every nerve, is straining toward freedom, not just from this cell but from the prison of the city beyond it.
I need to see what's outside the fence.

Estou tentando confiar nele. Mas cada parte de mim, cada fibra e cada nervo, está indo em direção à liberdade, não apenas desta cela, mas da prisão da cidade além dela.
Preciso ver o que está do lado de fora da cerca.

Eu amei o primeiro livro. O segundo eu gostei bastante. Já o terceiro... Veronica Roth, o que você fez com a sua trilogia?

Se tem algo que eu penso sobre livro e filmes, é que tem coisas na narrativa que não é preciso explicar. Elas estão lá e fazem parte do universo da narrativa. Não era preciso explicar por que existem as facções, nós aceitaríamos que elas existem e pronto. Entretanto, a autora quis explicar. E foi aí que ela escorregou feio.


A explicação é tosca, não faz sentido, é cheia de furos. Sobre o que é ser divergente então, não vou nem comentar. Poderia ter deixado tudo no ar e focar o último livro na Tris salvando o mundo, mas não, a autora inventou um pano de fundo que simplesmente não cola.

Outro ponto ruim de Allegiant é que, ao contrário dos livros anteriores, que eram narrados apenas por Tris, neste os capítulos são alternados entre Tris e Tobias. Mas ele não tem voz, não tem personalidade. É impossível distinguir um do outro. Toda hora eu ficava voltando no começo do capítulo para lembrar de quem estava falando.

Divergent foi uma trilogia que teve um começo excelente, mas que a autora não soube finalizar. Uma pena, pois o mundo dela é muito interessante e merecia um final melhor.

Outras capas:


Nota:

9 comentários:

  1. Oi Sora tudo bem?
    Comecei ler Divergente acho que há uns dois anos atrás, e acabei de dando continuidade mas ainda quero prosseguir com essa história, porém já peguei spoiler do último livro e já assisti todos os filmes, acho que pode ser isso que me atrapalhe na evolução da leitura...
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sora!
    Também achei que a autora perdeu a mão nesse livro. Ela deixou as explicações tudo pro final e ficou uma coisa jogada.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Sorteio de Férias: cinco livros, um ganhador!

    ResponderExcluir
  3. como não leio muitos livros distópicos não sei se leria a série, Sora
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sora, tudo bem?
    Eu não li a trilogia. Até tinha vontade, mas já vi os filmes e já peguei tanto spoiler que a vontade diminui muito, confesso :P
    Mas quem sabe um dia eu venha a ler.
    Só que vou te dizer que eu super te entendo em relação a essas explicações. Também não acho que um autor deva dar explicação para tudo. Aliás, acho até que às vezes, a graça está nisso mesmo, em não sabermos exatamente como aquilo aconteceu. Só que aconteceu.
    Um beijão
    http://www.profissaoescritor.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sora! O final foi triste, até hoje estou inconformada. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sora,
    Muitos não gostam do desfecho mesmo, eu nem posso comentar muito, pois ainda não iniciei essa série. Nem os filmes vi ainda kkkkk

    Tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Oi Sora,
    Uma pena a trilogia não ter sido finalizada de forma satisfatória, eu ainda não li porque na verdade não sou muito fã de distopias, mas quero conferi os filmes.

    *bye*
    Marla Almeida
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Não li essa triologia ainda (acredite se quiser, hehe), mas quero muito... É uma pena que o final não seja tão bom :\

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  9. Oi Sora, já ouvi falar, mas ainda não li essa série. Porém agora, depois da tua resenha, fiquei interessado e vou comprar todos os títulos.

    Gosto muito das tuas resenhas e dicas aqui do blog. Parabéns pelo seu trabalho! Continue assim. Você faz a diferença na literatura, com certeza. E eu acho isso o maior barato.

    Um abraço desse leitor fiel do blog, dieison, do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir

Olá!
Agradeço muito pelo seu comentário!
Logo irei retribuir sua visita. :)

(Comentários que não estejam relacionados à postagem e contenham apenas propaganda serão excluídos)

Related Posts with Thumbnails