13 de julho de 2017

O Pistoleiro (releitura)

O homem de preto fugia pelo deserto, e o pistoleiro ia atrás.

O Pistoleiro inicia a saga A Torre Negra, de Stephen King. Conta a história de Roland de Gilead, que está atravessando o mundo atrás daquele que desgraçou sua família. Ele tem muitos nomes, mas é conhecido atualmente como Homem de Preto.

Eu li esse livro pela primeira vez em 2004, quando ele foi lançado no Brasil pela editora Objetiva. Com o advento do filme baseado na saga, fiquei com vontade de relê-la.

O primeiro livro é, na verdade, o que menos gostei da série. Não que ele seja ruim, muito pelo contrário. Mas a narrativa é mais devagar. Somos apresentados a muitos termos e personagens de uma vez. Até a conversa entre Roland e o Homem de Preto é confusa - e só fez sentido agora, que já li todos os livros.

Por isso, quem não é realmente fã de Stephen King pode desistir de ler A Torre Negra durante o primeiro livro. Mas, não desistam. Continuem lendo que ela só melhora. Eu ainda quero reler todos os outros livros, pois eles me tocaram de várias maneiras. E, para quem já leu a saga, recomendo reler o primeiro livro, porque foi só com essa releitura que percebi que a saga toda estava delineada ali.

Longos dias e belas noites para vocês.

Outras capas:


Nota:

Related Posts with Thumbnails